A 4ª edição da JORNADA ACADÊMICA DO CAMPUS DO SERTÃO (IV JACS), principal evento científico de caráter interdisciplinar e integrativo dos cursos desta unidade acadêmica, será realizada de 26 de fevereiro a 01 de março de 2024. Esta edição está sob a coordenação da Profa. Francisca Vasconcelos, Coordenadora de Extensão, e do Prof. Anderson David Gomes dos Santos, vice-coordenador de extensão.
O objetivo do evento é reunir pesquisadores/as, docentes da educação básica e estudantes de graduação e pós-graduação com a finalidade de divulgar e discutir resultados de atividades de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas no âmbito das instituições. Para além disso, fortalecer o papel do Campus do Sertão enquanto instituição formativa e geradora de conhecimento, bem como fomentar parcerias com outros centros de pesquisa, ensino e extensão da região Nordeste, quiçá do Brasil.
O tema da 4ª edição - Saberes Tradicionais e Científicos: interfaces entre educação, inovação e tecnologias – foi definido considerando as especificidades dos cursos de graduação do Campus do Sertão. A ideia é socializar os diversos conhecimentos produzidos a partir do entrelace dos saberes científicos e tradicionais produzidos no âmbito do ensino, pesquisa e extensão realizados por docentes, técnicos e discentes. Na atual edição da JACS, as palavras Educação, Inovação e Tecnologias perpassam as várias dimensões supracitadas como fio condutor da produção científica e comunitária. A jornada busca discutir essa diversidade de saberes.
A 1ª Jornada Acadêmica do Campus do Sertão (1ª JACS): A primeira edição ocorreu na cidade de Delmiro Gouveia-AL, no período de 25 a 27 de janeiro de 2012, com o tema central “Os Sertões de Alagoas: identidade, saberes e produção científica”, coordenado pela Profa. Lilian Figueiredo do Curso de Licenciatura em Pedagogia. O evento foi pensado como oportunidade de diálogo entre os diversos saberes comuns aos cursos do Campus do Sertão, tentando articular teoria e prática, universidade e sociedade, transformações globais e locais. Nesse sentido, montou-se uma programação composta por conferências, mesas-redondas e palestras com a colaboração de docentes e especialistas da UFAL e de outras instituições, bem como atividades ligadas à oferta de oficinas temáticas e minicursos, além de espaços de diálogos voltados para a apresentação e troca de experiências entre pesquisadores, estudantes e docentes.
A 2ª Jornada Acadêmica do Campus do Sertão (2ª JACS): A segunda edição ocorreu na cidade de Delmiro Gouveia-AL, no período de 21 a 23 de maio de 2019, com o tema central “10 anos do Campus do Sertão: Ensino, pesquisa e extensão em espaços de Transformação’, coordenado pela Profa. Flavia Jorge, coordenadora de Extensão do Campus. O evento foi pensado como oportunidade de diálogo entre os diversos saberes comuns aos cursos do Campus do Sertão, tentando articular teoria e prática, universidade e sociedade. Nesse sentido, montou-se uma programação composta por conferências, mesas-redondas e palestras com a colaboração de docentes e especialistas da UFAL e de outras instituições, bem como atividades ligadas à oferta de oficinas temáticas e minicursos, além de espaços de diálogos voltados para a apresentação e troca de experiências entre pesquisadores, estudantes, docentes e técnicos. O evento atingiu um público recorde de 1049 participantes, com 77 apresentações de trabalhos, integrando os cursos do Campus do Sertão, a comunidade acadêmica e externa.
A 3ª Jornada Acadêmica do Campus do Sertão (3ª JACS): A terceira edição ocorreu na cidade de Delmiro Gouveia-AL, no período de 01 a 03 de dezembro de 2021, com o tema central “Campus do sertão em diversidade: ciência, saberes, arte e vida", coordenado pela Profa. Flavia Jorge, coordenadora de Extensão do Campus. O evento foi pensado como oportunidade de diálogo entre os diversos saberes comuns aos cursos do Campus do Sertão, tentando articular teoria e prática, universidade e sociedade. Nesse sentido, montou-se uma programação composta por conferências, mesas-redondas e palestras com a colaboração de docentes e especialistas da UFAL e de outras instituições, bem como atividades ligadas à oferta de oficinas temáticas e minicursos, além de espaços de diálogos voltados para a apresentação e troca de experiências entre pesquisadores, estudantes, docentes e técnicos.