Histórico das Jornadas

O Laboratório de Etnomusicologia, criado em 2014, está vinculado à Escola de Música – Cursos Básico, Técnico, Tecnológico e Licenciatura em Música, e ao Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará. Congrega o Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia (GPMIA) e o Grupo de Estudos sobre Música no Pará (GEMPA), da UFPA, que têm como principal objetivo fomentar e produzir conhecimento sobre as diversas práticas musicais existentes na região Amazônica. Posteriormente, passou a congregar, também, o Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (GEMAM) da Universidade do Estado do Pará.

O GPMIA foi criado em 2007, a partir do projeto de pesquisa “Música e Sociedade Indígena na Amazônia”, que possuía apoio da UFPA através do Programa de Apoio ao Recém Doutor (PARD) e parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi. O GPMIA possui três grandes linhas de pesquisa: 1. Música Indígena na Amazônia; 2. Estudos Etnomusicológicos no Pará; 3. Interfaces epistêmicas em Artes. Possui um acervo de mídias digitais em áudio e vídeo sobre os repertórios musicais do Alto Rio Negro, particularmente relacionados à cidade de São Gabriel da Cachoeira, Amazonas e dos repertórios do clã Desana Guahari Diputiro Porã, além de entrevistas e vídeos gravados em CD e DVD. Esse acervo tem sido objeto de estudo dos subprojetos de Iniciação Científica e do projeto de pesquisa “Mito e Música entre o clã Desana Guahari Diputiro Porã, AM”. O acervo também possui documentos digitalizados referentes à Memória Histórica do Instituto Estadual Carlos Gomes e a outros projetos de mestrandos, doutorandos e graduandos sobre a música na região norte.

O GEMPA foi criado em 2012. É um grupo de estudo, investigação e produção de conhecimento sobre as diversas práticas musicais existentes no Pará, constituído por professores e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da UFPA. Possui duas linhas de pesquisa: 1. Práticas musicais e 2. Interfaces epistêmicas em Artes, contando com acervo em áudio e vídeo sobre pesquisas desenvolvidas e outro digitalizado sobre a literatura etnomusicológica e sobre a música paraense. O projeto de pesquisa “Práticas Musicais no Pará” é o projeto principal do grupo, proposta contínua que abriga vários subprojetos, projetos de extensão e ações de pesquisa desenvolvidas em disciplinas da graduação e pós-graduação.

O Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (GEMAM), vinculado à Universidade do Estado do Pará (UEPA), foi criado em 2010, com os intuitos de desenvolver projetos de pesquisa, realizar estudos dirigidos na área de Etnomusicologia, estimular publicações da área em língua portuguesa, e organizar eventos científicos juntamente com Grupos e IES parceiros. O GEMAM possui duas linhas de pesquisa: 1. Saberes e Práticas Musicais na Amazônia e 2. Hermenêutica da Linguagem Artística. Desde a sua criação, o GEMAM vem executando diferentes subprojetos vinculados a uma pesquisa guarda-chuva intitulada “Identidades Musicais no Estado do Pará e a construção de uma cartografia regional através das guitarradas”. O Grupo conta com a participação de pesquisadores e alunos da UEPA, e também com colaboradores externos à IES.

Ressalta-se o fato de que o GPMIA, o GEMPA e o GEMAM constituem iniciativas pioneiras na área de Etnomusicologia na Região Norte. Para os cursos de graduação e pós-graduação na região, bem como para os próprios participantes e colaboradores destes Grupos, tais iniciativas constituem um incentivo diferencial à formação teórico-metodológica na área e ao estabelecimento de uma Etnomusicologia Amazônica. À exceção do GEMAM, que ainda não atua na pós-graduação, os demais Grupos aglutinam pesquisas de estudantes de mestrado e doutorado, e de docentes em processos qualificativos de mestrado e doutorado, além de alunos da graduação. A Jornada de Pesquisa em Etnomusicologia se instala, justamente, neste contexto de produção de conhecimento e de gradativo estabelecimento da área no panteão da produção e do desenvolvimento científico no Estado do Pará. E, ainda, constitui um fórum pouco comum e profícuo de diálogo com comunidades e protagonistas culturais do entorno, com os quais as pesquisas vêm sendo conduzidas de maneira colaborativa.


A I Jornada

Na sua primeira edição como Jornada de Pesquisa em Etnomusicologia, foi realizada entre os dias 10 e 12 de dezembro de 2014, nas dependências do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA (PPGARTES) . O evento foi gerado e realizado pelo LabEtno, objetivando a consolidação da área da Etnomusicologia no Pará. O evento contou com a participação de pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação. Houve naquela ocasião 03 palestras, 03 apresentações orais de Grupos de Pesquisa, 17 comunicações orais, 05 mesas redondas e 02 apresentações artísticas. http://www.labetno.ufpa.br/I%20Jornada%20de%20Pesquisa%20em%20Etnomusicologia.html

A II Jornada

A II Jornada de Etnomusicologia foi realizada entre os dias 09 e 11 de dezembro de 2015, nas dependências do PPGARTES. O evento contou com a participação de pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação. Houve naquela ocasião 01 palestra, 22 comunicações orais, 06 mesas redondas e 03 apresentações artísticas, se constituindo em uma mostra das pesquisas desenvolvidas no LabEtno.

Anais.pdf

A III Jornada

A III Jornada de Etnomusicologia deveria ter ocorrido em dezembro de 2016. No entanto, por conta dos movimentos de ocupações das universidades, só pode ocorrer nos dias 07 e 08 de março de 2017. O evento contou com a participação de pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação. Houve naquela ocasião 02 conferências, 1 mesa redonda, 17 comunicações orais, 02 apresentações artísticas.

III Jornada de Etnomusicologia 2017 - Anais .pdf