Histórico do Evento

A primeira e a segunda edição do SBPEM foram organizadas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2001 e em 2010, respectivamente; ocorrendo na cidade de Curitiba, PR. Esses eventos tiveram o pioneirismo de congregar pesquisadores brasileiros que sistematicamente divulgavam seus trabalhos nas reuniões anuais do International Group of the Psychology Mathematic Education (PME), criado na década de 1970 e vinculado à Comissão Internacional de Instrução Matemática/União Internacional de Matemáticos (ICMI/IMU). O objetivo maior era divulgar no Brasil, entre os pesquisadores nacionais, os trabalhos de pesquisadores brasileiros apresentados no exterior.

A terceira edição do SBPEM foi organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) em 2016, ocorrendo na cidade de Ilhéus, BA. O objetivo maior era dar continuidade e consolidar aquela iniciativa pioneira, em especial, formalizando sua natureza itinerante, o que permitiria atingir pesquisadores e educadores de outras regiões do país.

As três edições do SBPEM se caracterizaram por ter palestrantes nacionais e estrangeiros de grande expressão na área; por ter uma estrutura de apresentações sucessivas que não concorriam entre si e que garantiam que todos os participantes assistissem todas as apresentações; por ser um evento curto, mas denso em discussões acerca de temas relevantes no âmbito da Psicologia da Educação Matemática; e por assumir uma abordagem tanto teórica como aplicada à educação.

A quarta edição assume essas mesmas características, procurando garantir a natureza itinerante do simpósio e sua periodicidade, de maneira que o evento ocorrerá em 2019. Dada a tradição de articulação e parceria estabelecidas entre três grandes instituições de ensino superior no Estado de Pernambuco no que concerne à pesquisa e produção científica em Psicologia da Educação Matemática, o evento será organizado pela Universidade Federal de Pernambuco, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e pela Universidade de Pernambuco.