Brasil - Pernambuco - Recife

30 e 31 de maio de 2019

A Psicologia da Educação Matemática consiste em uma interseção entre a Matemática, a Educação e a Psicologia, buscando aprofundar a compreensão de aspectos psicológicos do ensino e da aprendizagem da Matemática. Pesquisas têm ampliado informações e aprofundado reflexões sobre aquisição e desenvolvimento de conceitos dentro e fora da escola; e contribuído para o exame de como se compreende e aprende Matemática. Além de interdisciplinar, este campo do conhecimento se caracteriza pelo caráter teórico e aplicado ao ensino de Matemática em todos os seus segmentos. Neste cenário, o IV Simpósio Brasileiro de Psicologia da Educação Matemática (SBPEM) se justifica por diversas razões, sendo duas as principais:

  • Relevância no âmbito da educação: décadas recentes têm testemunhado a importância das teorias psicológicas para a Educação Matemática. Essa compreensão tem contribuído para a elaboração de propostas de ensino, de avaliação do conhecimento matemático e, ainda, para a formação de professores. Aprender matemática continua sendo um grande desafio para estudantes de diversos segmentos escolares, em especial no Ensino Fundamental que é a base para o domínio de conhecimentos matemáticos mais complexos. Assim, é ainda necessário esforços para promover e atualizar discussões sobre temas essenciais para o desenvolvimento do raciocínio matemático dos estudantes.
  • Relevância no âmbito acadêmico-científico: no exterior, os encontros anuais do renomado grupo do PME (Psychology of Mathematics Education) atuam como um fórum de discussão e de divulgação de pesquisas, havendo interesse por parte de pesquisadores em realizar, de forma sistemática, um fórum de discussão desta natureza no Brasil. O evento busca fortalecer esse fórum a nível nacional, dando sequência aos simpósios que o antecederam.

Público-Alvo

Professores da Educação Básica e do Ensino Superior, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação em Educação, Educação Matemática e Psicologia.