A Irmandade da Obra Pia da Terra Santa em Minas Gerais é uma Organização Religiosa reconhecida na legislação brasileira e cumpre no território de Minas Gerais a função de Comissariado da Terra Santa, entidade instituída em 1619 pela Igreja Católica para a manutenção e divulgação dos Lugares que assinalam o palco dos Mistérios de nossa Redenção: nascimento, vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
No mundo existem 67 Comissariados e 6 encontram-se no Brasil.
Atentos à realidade do berço do Cristianismo, os Frades Menores (franciscanos) estão presentes na Terra Santa desde 1217 e o próprio São Francisco de Assis aí esteve em 1219. Na ocasião esses Lugares Santos estavam ocupados pelos muçulmanos.
A Igreja Católica confiou a guarda ou custódia desses lugares santos a essa Ordem Religiosa fundada por São Francisco de Assis e seus frades menores ao longo dos séculos aí marcaram ininterrupta presença. O atual Custódio da Terra Santa é Frei Francesco Patton OFM.
Para ajudar nesse serviço de manutenção dos lugares santos o Comissariado da Terra Santa em Minas Gerais mantém em sua sede uma Loja de artigos religiosos.