SOBRE NÓS
SOBRE NÓS
Somos uma igreja cristã; pautamos nossas ações nos princípios e valores da Palavra de Deus. Em meio à diversidade, vivenciamos a unidade em Cristo.
A Igreja Presbiteriana é herdeira da reforma religiosa do século 16, que foi uma volta às Escrituras Sagradas, esquecidas e desrespeitadas por muitos.
Sustentamos as doutrinas características de todos os cristãos – incluindo a Trindade; verdadeira Deidade e verdadeira humanidade de Jesus Cristo; a necessidade do sacrifício de Jesus para a expiação dos pecados; a Igreja como uma instituição divinamente estabelecida; a inspiração da Bíblia; a exigên- cia para que os cristãos tenham uma vida com ética e justiça; e a ressurreição do corpo.
Outras doutrinas bíblicas que sustentamos nos definem mais especificamente como cristãos evangélicos. Essas doutrinas são, por exemplo, a salvação exclusivamente por meio de Cristo; a justificação somente pela graça mediante a fé (não conseguimos cumprir a lei de Deus); a necessidade do arrependimento e do novo nascimento; a respon- sabilidade de a Igreja anunciar o Evangelho aos que não o conhecem; e o retorno pessoal e visível de Jesus Cristo no final dos tempos.
A doutrina bíblica que mais nos caracteriza é a da Soberania de Deus. Segundo Ele mesmo revela nas Escrituras, Deus domina sobre todas as coisas. Ele é a realidade última e absoluta. Ele é a verdade e a Sua lei é para todos em todas as áreas da vida.
Devemos agradá-Lo com o culto que lhe prestamos reunidos, mas também devemos adorá-Lo com o nosso trabalho e as atividades de todo o dia.
As doutrinas bíblicas como as entendemos estão expostas em nossos Símbolos de Fé, a Confissão de Fé de Westminster e os Catecismos Maior e Breve de Westminster.
Nos reunimos em comunidades locais, como a Bíblia nos ensina a fazer. Conforme o modelo do Novo Testamento, cada igreja local é dirigida pelo Conselho - um grupo de presbíteros que tem a responsabilidade de pastorear a comunidade (Atos 20.17, 2; 1 Pedro 5.1-4).
Os presbíteros que se dedicam a ensinar as Escrituras recebem o nome de pastores-mestres (Efésios 4.11), presbíteros docentes (1 Timóteo 5.17) ou ministros da Palavra (1 Timóteo 4.6). Como se conclui desses textos bíblicos, é responsabilidade de todos os presbíteros pastorear e supervisionar a comunidade, isto é, cuidar dela (vem daí o nome da Igreja Presbiteriana).
A Igreja Presbiteriana do Brasil é a federação de igrejas presbiterianas locais espalhadas em nosso país.
Cada comunidade local que faz parte da federação presbiteriana tem como objetivo maior glorificar ao Senhor, reunindo-se para adorá-Lo e para promover a educação cristã que vai alcançar descrentes e ajudar no desenvolvimento dos con- vertidos. Assim, os crentes poderão viver do modo que agrada a Deus e anunciar o Evangelho de Jesus aos que não o conhecem.
VISÃO
Ser uma igreja bíblica significa, antes de tudo, ser uma igreja que conheça e que tenha suas ações pautadas nos princípios e valores da Palavras de Deus; envolver-se no compromisso de, dia a dia, conhecer mais a revelação e a dinâmica do eterno e bondoso Deus; conhecer quais as lições e aplicações destas verdades para nossos dias. Neste sentido, somos desafiados à prática devocional da leitura diária das Escrituras, à meditação em sua aplicação e à vivência destas verdades.
Somos uma Igreja que procura responder às perguntas de sua geração, tendo como fundamento as Sagradas Escrituras. Reconhece a depravação humana e que, por causa disso, as pessoas estão debaixo do juízo de Deus. A única escapatória é a obra redentora de Cristo, que se torna eficaz por meio do Espírito Santo, que é quem faz a pessoa nascer de novo.
Há um lugar para você e sua família neste lugar. Pessoas de diferentes temperamentos, perso- nalidades, idades, escolaridades, níveis sociais, estados civis, etc., formam esta comunidade de fé, que se reúne em nome e por causa da obra vicária de Jesus Cristo. A Igreja como um corpo tem o compromisso de, apesar desta diversidade, vivenciar a unidade em Cristo.
Primeiramente, nosso foco é o bairro Parque das Nações, onde Deus nos plantou. Temos um endereço fixo, mas queremos nos espalhar pela cidade com boa influência (sal e luz), por intermédio do testemunho de cada um dos nossos membros, das famílias a que pertencem e dos nossos grupos de crescimento.
Há uma esperança
Estamos vivendo dias de profunda ansiedade.
Os problemas que nos afligem são tantos, que muitas vezes nos sentimos desanimados e sem saber o caminho a seguir.
Bom é o Senhor para os que esperam por Ele, para a alma que busca; pois tu és a minha esperança, Senhor Deus; tu és a minha confiança desde a minha mocidade.
- Lamentações 3.25; Salmo 7.15
Seja qual for a sua situação, acredite,
há um Deus que ama você.