Vincent Van Gogh
Um dos maiores nomes da História da Arte.
Ao longo da sua carreira, Van Gogh adotou vários movimentos artísticos nas suas pinturas, mas os mais evidentes foram o Impressionismo e o Pós-impressionismo.
Vincent Willem van Gogh (1853-1890) nasceu em Zundert, uma pequena aldeia holandesa, no dia 30 de março de 1853, em uma família de classe média alta e começou a desenhar ainda criança, sendo descrito como alguém sério, quieto e pensativo.
Trabalhou como vendedor de arte quando jovem e viajou frequentemente, porém entrou em depressão depois de ser transferido para Londres no ano de 1876. Depressivo, sofre seguidas crises nervosas, passando por longos períodos de solidão. Com a saúde precária, segue os conselhos de Toulouse-Lautrec e vai para o campo. E em fevereiro encontra-se em Arles, pintando ao ar livre. Pinta mais de 100 quadros, entre eles, “A noite estrelada" (1889).
Curiosidades:
- Criou mais de dois mil trabalhos em pouco mais de uma década, incluindo por volta de 860 pinturas a óleo, a maioria dos quais durante seus dois últimos anos de vida.
- Em maio de 1889 ele mesmo pede ao irmão, Theo, o único da família pelo qual se sente compreendido, que o interne. Vai para o Hospital de Saint-Rémy e transforma seu quarto em um ateliê, produz mais de duzentos quadros e centenas de desenhos. Theo é chamado, mas não pode visitar o irmão, pois sua mulher espera o primeiro filho. Pede a Signac, um amigo pintor, que vá visitá-lo. Signac sai impressionado com a pintura de Van Gogh e leva alguns amigos à casa de Theo para ver os quadros. O jornal Mercúrio de França faz elogios ao pintor. Uma exposição na Galeria de Bruxelas é organizada, mas só vende um quadro “A Vinha Vermelha”, o único que teria sido vendido durante a vida do pintor.
- A obra da fase final do pintor holandês Vincent Van Gogh e talvez uma das mais icônicas do artista, A Noite Estrelada é sem sombra de dúvida um dos quadros mais famosos no mundo da pintura. Tida por muitos como uma visão extravagante e submersa no misticismo, uma representação pós-impressionista em comunhão com as forças celestes, no entanto, surgem outras interpretações sobre esta – e outras – obras de Van Gogh que o postulam como um artista com engajamentos científicos além dos filosóficos e sociais – e não obstante consciente dos padrões de representação de sua época.
- Van Gogh NUNCA comeu tinta porque achava que isso ia deixá-lo feliz. A postagem que originalmente viralizou foi deletada pela autora, mas na verdade a suposição chegou na internet em 2014, num post de tumblr gringo, que teve mais de 730 mil interações desde então. O problema é que TUDO nesta citação é um equívoco. Com muita paciência, o Museu Van Gogh, localizado em Amsterdam, respondeu uma pergunta sobre o assunto explicando: quando o pintor foi internado por conta de sua saúde mental, ele comeu tinta (não especificada a cor) e tomou aguarrás (solvente de tinta) para cometer suicídio, segundo anotações de seu médico. Por isso, foi afastado da pintura por certo tempo.
- Sua depressão continuou piorando até o dia 27 de julho de 1890, enquanto passeava pelo campo sofreu o disparo de um tiro no peito com um revólver, no qual não se deu conta que sua ferida era mortal e voltou à pensão Ravoux, onde morreu em sua cama dois dias depois nos braços de Theo, seu irmão.
- A versão oficial afirma que foi o próprio Van Gogh que disparou se transformando em suicídio, mas existe uma versão recente onde se plantou que o disparo foi efetuado acidentalmente por dois rapazes que brincavam com uma pistola.
- Faleceu em 29 de julho de 1890 , aos 37 anos.
Saiba mais em: https://www.ebiografia.com/van_gogh/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Vincent_van_Gogh
http://comomorreu.com/mais-procurados/como-morreu-van-gogh/
https://www.buzzfeed.com/florapaul/van-gogh-nao-comia-tinta-pra-ser-feliz-e-ha-formas-melhores
https://quasecult.com.br/conteudo/arte/van-gogh-da-arte-para-a-astronomia/amp/
Agora que já sabe um pouco sobre este extraordinário pintor, vá a página "Vídeos", assista ao episódio "Vincent and the Doctor" e se encante ainda mais.