Instituto Árvore da Vida

MISSÃO :

Realizar ações e projetos de preservação ambiental e inclusão social, envolvendo o meio ambiente e a cultura. Difundir o conhecimento de técnicas e aplicações de tecnologias e produtos ambientalmente corretos, cursos de educação sócio ambiental e projetos técnicos na área do meio ambiente, preservação e proteção da fauna e flora.

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO IAV REGISTRADAS NO ESTATUTO SOCIAL



I.Realização de Diagnósticos Ambientais.


II.Realização de Estudos de Impacto Ambiental.


III.Execução de Projetos e Implantação de Reflorestamentos.


IV.Execução de Planos de Manejo para Áreas Florestais.


V.Execução de Projetos, Orientação Técnica para Adoção de Praças Públicas.


VI.Desenvolvimento de Projetos Autossustentáveis Ambientalmente.


VII.Execução e Implantação de Projetos Habitacionais Integrados a Projetos de Preservação e Recuperação Ambiental.


VIII.Estudo e Implantação de Soluções Técnicas em Ambientes Urbanos Degradados,Desenho Urbano, Arquiteturas, Sistemas Viários, Sinalizações, Acessos e Circulação de Pedestres, Preservação de Ambientes Urbanos, Intervenções Urbanas Ambientalistas.


IX. Assessoramento e Monitoramento de Projetos de Preservação e Recuperação Ambiental.


X.Desenvolvimento de Estudos, Projetos, Produtos e Metodologias que tenham por objetivo a Preservação Ambiental ou Recuperação Ambiental.


XI.Desenvolvimento de Programas de Informação (implantação de Rádios Comunitárias e TV Comunitária) junto comunidade com vistas a multiplicar Ações de Preservação e Recuperação Ambiental.


XII.Produção e Publicação de Livros, Revistas, Jornais, Programação Visual (Cartazes, Banners, Outdoors, Brindes, artesanato, utensílios, objetos de arte, vestuário, calçados, bonés, chapéus, bandeiras, brinquedos, artigos de papelaria, alimentos e produtos que utilizem tecnologias que preservem o meio ambiente ou divulguem a preservação e recuperação ambiental).


XIII.Comercialização de Produtos hortifrutigranjeiros que sejam produzidos por programas implantados por esta OSCIP e que obedeçam a uma política preservacionista.


XIV.Implantação de Programas de Educação Ambiental.


XV.Implantação de Programas de Hortas Comunitárias.


XVI.Implantação de Projetos Culturais.


XVII.Defesa do Patrimônio Artístico, Histórico e Cultural.


XVIII.Promover Intercâmbio com Instituições Culturais, mediante convênios que possibilitem Exposições, Reuniões, Espetáculos, Conferências, Debates, Feiras, Projeções Cinematográficas, Festejos e Eventos Populares e Todas as Demais Atividades Ligadas ao Desenvolvimento Artístico e Cultural.


XIX.Realizar Promoções destinadas à Integração Social da População, com vistas à Elevação Cultural e Artística.


XX.Apoio à Preservação do Folclore e suas manifestações.


XXI.Desenvolvimento de Produtos Fitoterápicos.


XXII.Proteção animal e defesa da fauna e flora silvestres


XXIII.Acompanhamento e monitoração de atividades científicas e de estudo, pesquisa e testes com seres vivos, com objetivo de manutenção da ética e respeito pela vida.


XXIV. Apoio e organização de atividades esportivas.


Breve Histórico sobre o Instituto Árvore da Vida:

O Instituto Árvore da Vida é uma OSCIP que tem por objetivo a preservação ambiental e a inclusão social. Teve sua fundação registrada no dia 06 de setembro de 2005. Foi qualificada como OSCIP pelo Ministério da Justiça em 28 de novembro de 2005. A partir do Marco Regulatório do Terceiro Setor o Instituto Árvore da Vida é classificada como uma Organização da  Sociedade Civil - OSC 

Os integrantes desta entidade acumularam experiências ao longo de uma trajetória de trabalhos vinculados às questões ambientais, sociais e culturais.

No contexto de uma região metropolitana, conturbada com o desequilíbrio ambiental, o caos social e toda a degradação que os grandes centros urbanos oferecem, entendemos que nossa contribuição para um mundo melhor e para o futuro da humanidade é dedicar nossas habilidades intelectuais, artísticas e condições físicas ao desenvolvimento de uma postura reformadora diante destes fatos.

Da união de diversos profissionais capacitados e intencionados, movidos por este propósito, criou-se esta entidade. Acreditando também que o 3° Setor é o fiel da balança de nossos tempos, realizamos este feito, criar uma OSCIP de preservação ambiental e inclusão social.

O Instituto Árvore da Vida é nosso instrumento de ação, nossa palavra e nossa contribuição para nossa cidade, nosso país, nosso planeta. Trabalhamos para a cura do planeta. 

OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 PERGUNTAS E RESPOSTAS

1. O que é desenvolvimento sustentável?

De forma simplificada, desenvolvimento sustentável é a ideia de transformar as vidas das gerações presentes e futuras sem causar danos ao planeta ou degradar os recursos naturais. Significa investir na economia global, inclusive na vida das pessoas. Garantir que o crescimento econômico e individual ocorra de forma sustentável é fundamental. Enfrentar a mudança global do clima e promover o desenvolvimento sustentável são dois lados da mesma moeda, que se reforçam mutuamente; o desenvolvimento sustentável não pode ser alcançado sem uma ação em relação à mudança do clima.

2. O que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (“ODS”, também conhecidos como Objetivos Globais) são 17 objetivos específicos para trazer mudanças positivas sociais, econômicas e ambientais na vida das pessoas. Os ODS serão construídos tendo como base o sucesso dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) das Nações Unidas, os quais foram instituídos em 2000 e focaram na melhoria de vida dos cidadãos mais pobres e mais necessitados do mundo.

O mundo mudou significativamente desde 2000, e esses objetivos fornecem uma base para lidar com os antigos desafios que se intensificaram, bem como as novas complexidades que surgiram nos tempos modernos, incluindo a erradicação da pobreza, o fim da mudança global do clima, o combate ao desemprego e o enfrentamento da desigualdade de gênero.

Por meio dos ODM, sabemos que o estabelecimento de objetivos é o melhor mecanismo para alcançar melhores resultados de desenvolvimento e que esses compromissos serão acompanhados pela ação.

Objetivos claros geram resultados claros.

Os ODS são a primeira agenda universal do mundo para o desenvolvimento sustentável, e isso significa que todas as nações – desenvolvidas e em desenvolvimento – serão convidadas a agir em seus próprios países.

3. Quais são os 17 objetivos propostos?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos, atualmente em discussão, são os seguintes:

1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia, para todos.

8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.

9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

10. Reduzir a desigualdade entre os países e dentro deles.

11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

12. Assegurar padrões de produção e consumo sustentáveis.

13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.

14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e dos recursos marinhos, para o desenvolvimento sustentável.

15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra, e estancar a perda de biodiversidade.

16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

4. Por que nos referimos aos ODS como “Objetivos Globais”?

Os líderes mundiais estão se reunindo para moldar o futuro das próximas gerações; os compromissos que forem estabelecidos em setembro expandirão a paz e construirão uma economia global mais saudável que proteja o meio ambiente. Eles são chamados de Objetivos Globais porque são ambiciosos, abrangentes e requerem adesão da comunidade global, de toda a população do mundo, para terem êxito e efetuarem mudanças.

5. Por que 2015?

2015 é o momento da ação global. As três reuniões de alto nível internacional em Addis Ababa, Nova York e Paris, neste ano, traçarão uma nova era de desenvolvimento sustentável; é uma oportunidade inédita para a mudança.

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas foram instituídos em 2000 e, durante os últimos 15 anos, vimos o impacto do estabelecimento de objetivos na mudança global. Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio ajudaram a tirar milhões de pessoas da pobreza, mas nem todas se beneficiaram ainda. Neste ano, estamos munidos de mais conhecimento e da capacidade de atingir objetivos ainda mais amplos, inclusivos e ambiciosos.

Os Objetivos Globais formarão a base para uma nova agenda de desenvolvimento internacional, a qual orientará e responsabilizará uma geração empenhada em ver o fim da pobreza em todas as suas formas.

6. Quais são as diferenças entre os ODS e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio?

Os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estabelecidos em 2000, constituíram um plano acordado por todos os países do mundo e pelas principais instituições de desenvolvimento. A ONU tem trabalhado com os governos, a sociedade civil e outros parceiros para aproveitar o impulso gerado pelos ODM e continuar com uma ambiciosa agenda de desenvolvimento sustentável.

Os líderes mundiais renovaram seus compromissos de atender as metas dos ODM e concordaram em realizar uma cúpula de alto nível em setembro de 2015 em Nova York para formalmente adotarem esse novo conjunto de objetivos.

7. Qual é o cronograma para atingir esses objetivos?

Assim como os ODM, estamos planejando um cronograma de 15 anos para o cumprimento dos Objetivos Globais. Portanto, o cronograma para o cumprimento dos ODS é 2030.

8. Como os ODS serão financiados?

Os líderes mundiais devem alocar os recursos apropriados ao cumprimento do objetivo de melhorar vidas e proteger nosso futuro. Neste ano, os líderes mundiais adotarão um acordo global para acabar com a pobreza e a mudança global do clima e encontrar os meios financeiros para fazer isso. Os Objetivos Globais serão financiados pela combinação de fundos públicos e privados, e incluirão contribuições nacionais e internacionais.

9. Como os Objetivos Globais impactam os negócios internacionais?

Os negócios prosperam quando o mundo prospera; eles não têm êxito em situações de doença, desastres provocados por alterações climáticas, agitação, colapso ambiental, analfabetismo, abuso dos direitos humanos, práticas ruins de governança e empobrecimento.

Os Objetivos Globais representam oportunidades de investimento que têm o duplo propósito de estabelecer mercados e acelerar o crescimento econômico, ao mesmo tempo em que se resolvem desafios sociais e ambientais. A agenda de desenvolvimento sustentável tem o potencial de mobilizar trilhões de oportunidades de investimento em áreas de ação como atendimento à saúde e ciências da vida, educação, serviços financeiros, agricultura sustentável, segurança alimentar, água e saneamento, energia, infraestruturas rurais, cidades ou transporte. Isso criará empregos, tirará pessoas da pobreza, promoverá a prosperidade compartilhada e combaterá a mudança global do clima.

10. Quais são os eventos-chave para o estabelecimento desses objetivos?

Há três eventos-chave marcantes em 2015, que contribuirão para o estabelecimento dos Objetivos

Globais:

· Conferência sobre Financiamento para o Desenvolvimento (julho de 2015, em Addis Abeba) – Uma estrutura de financiamento será acordada a fim de fornecer os recursos para essa agenda global;

· A Cúpula Pós-2015 (setembro de 2015, em Nova York) – Os ODS serão formalmente adotados e entrarão em vigor;

· A Cúpula do Clima – COP 21 (dezembro de 2015, em Paris) – Um acordo sobre o clima será assinado, fornecendo ao mundo o primeiro acordo legalmente vinculante de todas as nações para enfrentar a mudança global do clima.

11. Qual o papel da mudança do clima?

Os ODS estão organizados dentro de três áreas integradas – social, econômica e ambiental. Essas três categorias estão interligadas, e melhorar uma área ajudará a impulsionar as outras. Assim, não pode existir desenvolvimento sustentável se a questão da mudança global do clima não é abordada. A ação relacionada à mudança do clima deve acontecer para manter o mundo no caminho certo. O combate à mudança do clima não é apenas um dos 17 objetivos – ele é a linha condutora que perpassa todos eles.

12. Por que as pessoas e as organizações devem se importar com os ODS?

Trabalhar para alcançar os Objetivos Globais tornará o mundo melhor para as gerações futuras – o mundo que elas viverão. Devemos aproveitar essa oportunidade para mudar nosso mundo para melhor.

Entendemos o que podemos e devemos fazer para erradicar a extrema pobreza, a fome e o sofrimento desnecessário, e podemos construir uma comunidade mundial que provê a todos os seus cidadãos o direito igual para viverem suas vidas em plenitude – tudo isso sem prejudicar o planeta.

13. Como as pessoas podem participar?

O movimento será conduzido por meio de mobilizações públicas em massa, produtos criativos, eventos, filmes e concertos. Tudo isso comunicará ao mundo esse momento crítico da história. Toda pessoa, comunidade, empresa, organização e governo pode desempenhar um papel – isso é mais que 7 bilhões de pessoas agindo para tornar o mundo um lugar melhor. Além disso, todos nós da sociedade civil temos um papel essencial para desempenhar ao manter os líderes comprometidos com suas responsabilidades.

Finalmente, os indivíduos em todo o mundo podem conversar sobre os Objetivos Globais nas redes sociais com #GlobalGoals .

14. Isso tudo é apenas conversa?

De forma alguma! Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio criaram as bases e nos trouxeram até aqui. Agora, a partir de 2015, trata-se de ação, e as ações de cada pessoa contam. Sabemos que a campanha pode ser impactante, desde mobilizações de apoio a questões como o direito de acesso a medicamentos antirretrovirais para o tratamento de infecção pelo HIV, até imunizações na infância, passando pela proteção da camada de ozônio. Quando nos unimos, podemos fazer a diferença.

Criar o futuro que precisamos requer mais ação de cada um e de todos nós.