O Instituto Itaqueri nasce do interesse de pensarmos o município de Itirapina na perspectiva da Educação. Após anos de atividades socioculturais com a Associação Meninos da Aracy, muita experiência foi acumulada; precisávamos dar um passo além: sonhamos uma projeto de educação inspirado em uma cidade dos sonhos.
Nossa história é o resultado do entrelaçamento de duas entidades, de um lado, a Creche Carmo Giovanetti, do outro, a Associação Meninos da Aracy. A creche havia encerrado suas atividades, no entanto, queríamos que seu legado não morresse, acreditávamos que os esforços, sobretudo, do Sr. Gameiro – figura central na história da creche – não podiam se perder. Retomar a instituição era impossível, então decidimos continuar a proposta de outro modo. Nós assumimos o prédio, naquele momento sem nenhum uso, reformamos alguns setores do espaço e instalamos a Associação Meninos da Aracy no local. Assim o cuidado às crianças, obra do sr. Gameiro se perpetuaria, agora em nossos projetos.
No mesmo momento, já tínhamos a ideia de expandir algumas propostas da Associação, contudo, por causa de diversos fatores, pensamos que constituir uma nova entidade seria melhor, daria maiores condições para nossos planos. Além do prédio, resguardamos o CNPJ da creche, a partir da fundação do Instituto Itaqueri, uma proposta de educação para o município de Itirapina.
A Associação e o Instituto caminham de mãos dadas, falam a mesma língua, porém, possuem focos, diretoria e constituição legal distintos.
Sr. Gameiro, educandos e funcionários da Creche Carmo Giovanetti, atualmente, sede do Instituto Itaqueri.
Início da Associação "Meninos da Aracy", educandos e educadores em frente à escola onde tudo começou.
Membros e diretores do Instituto Itaqueri
Diretoria do Instituto:
Presidente: Ronaldo Romero; Vice-presidente: Nilton José Sávio; 1ª Secretária: Regina Célia Paschoalão Delfino; 2ª Secretária: Isaura Maria Ignácio Godoy Bueno; 1ª Tesoureira: Vera Maria Feltrin; 2º Tesoureiro: Isaura Maria Ignácio Godoy Bueno.