Daniel Zanella faz um impresso sobre histórias impressas: o jornal literário RelevO
Daniel Zanella faz um impresso sobre histórias impressas: o jornal literário RelevO
O negócio, que está no mercado há mais de dez anos, já conta com mais de 200 pontos de distribuição em todo o Brasil
Por: Eduarda Oliveira e Giovanna Mateus
“O RelevO recebe textos de todos os gêneros de escritores que gostam, sobretudo, de si mesmos”. Este é o lema de publicação de materiais no RelevO, criado pelo jornalista Daniel Zanella, que, contrariando o cenário cada vez mais digital, chega aos leitores de maneira impressa. O propósito é claro: oferecer um espaço democrático para escritores de todo o Brasil publicarem seus textos, espalhando literatura e diversidade cultural fora dos grandes centros.
Para o publisher, manter um jornal de literatura é um desafio, principalmente na área financeira, pois as despesas como gráfica, equipe e distribuição são elevadas. Ele acredita que o desafio é ampliado quando precisa-se disputar a atenção do público, formar leitores e, principalmente, manter o interesse pelo impresso no Brasil.
Daniel não esconde que é uma jornada difícil. Sua principal dica é buscar aquilo que tenha um propósito para você. É com isso que ele mantém o seu filho – como gosta de chamá-lo – todo mês sendo entregue aos assinantes.