Karina Kleme começou no crochê e lançou uma linha de cosméticos naturais
Karina Kleme começou no crochê e lançou uma linha de cosméticos naturais
A.coli Velas nasceu de um sonho antigo que tomou forma durante a pandemia da Covid-19
Por Maria Pohler, Camila Basten e Gabriela Sanches
A curitibana Karine Klemz encontrou no crochê um refúgio e uma distração para um momento difícil: a pandemia da Covid-19. O hobby se tornou um ponto de partida para uma trajetória empreendedora que mudou sua vida. Ela começou criando algumas peças para si, mas os amigos passaram a fazer encomendas. Assim nasceu a A.coli Velas.
Ao longo desse processo, Karine também teve o desejo de trabalhar com cosméticos. “Resgatei essa vontade e comecei a estudar, criei a minha linha de cosméticos naturais. Daí posteriormente vieram as velas aromáticas, o perfume para ambientes e o cuidado com a casa também”, recorda.
A empreendedora conta que os desafios, no entanto, são parte constante dessa trajetória e que conciliar todas as funções que um negócio exige é complexo: “é marketing, vendas, financeiro, criação, tudo no mesmo dia. Às vezes é tudo ao mesmo tempo, e nem sempre consigo manter uma rotina fixa”, explica.
Hoje, ao olhar para a trajetória, Karine se sente realizada. “Me sinto muito feliz com tudo que desenvolvi e evoluí. Às vezes a gente esquece de valorizar as pequenas conquistas, mas quando olho para trás e vejo que comecei em 2020 e tudo que já construí, sei que evoluí bastante”, afirma.
Apesar disso, ela destaca a liberdade que o empreendedorismo proporciona. “Não tem horário, não tem uma rotina rígida. Cada semana, cada demanda é diferente. Consigo me organizar, por exemplo, para folgar numa segunda-feira se eu quiser, e isso é muito bom”, relata.
Sobre o conselho que daria para quem quer começar, ela é direta: “Não espere o momento perfeito. Empreender é como trocar o pneu com o carro andando. Cada experiência te ensina algo, cada erro é uma oportunidade de evoluir. Então vá, mesmo com medo”, aconselha.
Antes de empreender, Karine atuava como administradora, uma experiência que agregou valor ao seu trabalho. Mas hoje seu principal foco, sua paixão e sua realização vêm do empreendedorismo.
“Empreender me deu liberdade, realização e me fez construir algo com o qual me identifico profundamente. A A.coli é isso: um reflexo do meu propósito”, finaliza.