Sonia Hatsue Tatumi
Instituto do Mar - Campus Baixada Santista
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Rua Carvalho de Mendonça, 144 - Bairro Encruzilhada
Santos, SP - Brasil; CEP: 11070-100
Sonia Hatsue Tatumi
Ítalo Braga de Castro
Augusto César
Regina Célia Spadari
Júlio C.F.A. Wasserman
Mary Rosa R. Marchi
Eliete Zanardi Lamardo
José Cândido Stevaux
Universidade Federal de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Universidade Federal Fluminense
UNESP-Araraquara
Universidade Federal do Pernambuco
UNESP-Rio Claro
Alberto de Diego
University of the Basque Country
O Dr. Alberto de Diego é um pesquisador da área de Química Analítica e participará do INCT, através das palestras e cursos a serem realizadas durante suas visitas ao Brasil. O pesquisador deve disponibilizar ainda sua larga experiência em química analítica ambiental, dando suporte às análises de metais-traços seja por XRFS seja por ICP-MS de alta resolução, seja desenvolvendo novas metodologias para análise de especiação e fracionamento geoquímico de metais em sedimentos. Desde já se habilita a receber alunos de mestrado e doutorado para a realização de análises químicas específicas.
Alessandra Medeiros
UNIFESP
Auxilio na análise de expressão genica e tratamento dos animais.
Augusto Cesar
UNIFESP
Atividades de coleta e obtenção de amostras de água, sedimentos e organismos. Desenvolvimento de ensaios de toxicidade e avaliação da estrutura da comunidade bentônica. Análise e interpretação das diversas linhas de evidência através do uso de métodos integrados. Orientação e supervisão de alunos de IC, TCC e pós-graduação vinculados as atividades do INCT.
Bruno Leite Mourato
UNIFESP
Dinâmica de populações e dinâmica da pesca das principais espécies consumidas nas regiões amostradas. Modelagem estatística. Orientação de alunos de graduação e pós graduação ligados as atividades do INCT.
Camilo Dias Seabra Pereira
UNIFESP
Ensaios ecotoxicológicos com respostas moleculares,bioquímicas,histológicas e fisiológicas de vertebrados e invertebrados marinhos. Análise integrada dos resultados. Orientação de alunos de graduação a pós graduação associados às atividades do projeto INCT.
Carla Crhistina Medalha
UNIFESP
Auxilio na análise de expressão genica e tratamento dos animais
Carlos Conforti Ferreira Guedes
UNIFESP
Identificação da dinâmica sedimentar atual com vetores de transporte desedimentos e, possivelmente, de contaminantes. Análises granulométrica ecaracterização sedimentológica e estratigráfica dos sedimentos coletados.Orientação de alunos de graduação e pós-graduação.
Daniel Araki Ribeiro
UNIFESP
Avaliação do padrão de expressão gênica nos animais expostos a água modificada por poluentes ambientais; ·Avaliar genotoxicidade por meio do ensaio do cometa em linfócitos e mucosa bucal em seres humanos, Avaliar mutagenicidade e citotoxicidade por meio do teste do micronúcleo em linfócitos do sangue periférico e mucosa bucal em seres humanos.
Daniele Claudino Maciel
UFPE
Auxilio nas análises dos contaminantes orgânicos (HPAs eBTs) nas amostrasde sedimentos
David Amouroux
LCABIE–IPREM UMR CNRS 5254
Metais em sedimentos (incluindo especiação química).
Débora Santos Silva Bezerra
UFPE
Auxilio nas análises dos contaminantes orgânicos (Organoclorados) nasamostras de sedimentos
Edgardo Latrubesse
TEXAS UNIVERSITY AT AUSTIN
O Prof. Dr. Edgardo Latrubesse professor do Department of Geography andthe Environment do Texas University at Austin irá colaborar neste projeto ministrando um mini curso na pós graduação sobre “Impactos humanos sobre as interações funcionais dos sistemas geomorfológicos costeiro-continentais”.Além disso, receberá alunos e professores em seu grupo de pesquisa promovendo, desta forma, um intercâmbio científico entre os grupos de pesquisa afins. Ele disponibilizou algumas técnicas como o DRX e datação por Pb-210, por isso algumas amostras de sedimentos serão enviadas ao seu laboratório para podermos fazer uma intercalibração dos procedimentos de datação resultados.
Eliete Zanardi Lamardo
UFPE
Atividades de coleta e obtenção dos testemunhos sedimentares na área da Bacia do Pina -Bacia Portuária de Recife. Determinação analítica em amostras de sedimentos, dos contaminantes orgânicos. Orientação de alunos de graduação a pós graduação ligados as atividades do INCT. Supervisão de um pós doutorado.
Emilio Alberto Amaral Soares
UFAM
Como atividade do Projeto será efetuado um levantamento geológico no trecho do rio Solimões, entre Manacapuru e Manaus (Amazônia Central),visando definir os melhores locais para executar os furos de sondagens utilizando vibrotestemunhador. Acompanhamento do trabalho de sondagem,recuperação dos testemunhos, amostragens e catalogação das amostras obtidas.Interpretação dos resultados sedimentológicos das barras fluviais do Rio Solimões. Receber alunos para realizar análises sedimentológicas no laboratório de Sedimentologia da UFAM.
Fabiane Gallucci
UNIFESP
Analise da meio fauna, nemátodas e testes de toxicidade em comunidades bênticas.
Fabio Cop Ferreira
UNIFESP
Modelagem estatística integrada, análise da estrutura e distribuição das populações de peixes. Orientação de alunos de graduação e pós-graduação.
Fábio Ruiz Simões
UNIFESP
Desenvolvimento de materiais de sensores e métodos para a determinação eletroanalítica de poluentes marinhos como organoclorados e organometálicos. Testar a eletroatividade das substâncias de interesse, com a matriz real. Desenvolver o método e otimizar parâmetros experimentais de determinação. Orientação de alunos de Iniciação Científica e Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Análise Ambiental Integrada.
Flavia de Oliveira
UNIFESP
Auxilio na análise histopatologica.
Flávia Talarico Saia
UNIFESP
Enriquecimento de consórcios degradadores de disruptores endógenos selecionados (bisfenol A e TBs) a partir de sedimentos marinhos, em condições aeróbias e anaeróbias. Isolamento de componentes dos consórcios pós enriquecimento.
Gary Robert Klinefelter
USEPA
O Dr. Gary R. Klinefelter contribuirá com análises de amostras humanas e de animais de experimentação, além de contribuir com palestras e conferências a serem proferidas no Brasil. Além disso, poderá receber pesquisadores e alunos, promovendo intercâmbio científico entre as instituições envolvidas.
Gilberto Pessanha Ribeiro
UNIFESP
Mapeamento digital de áreas de amostragens e de vizinhanças envolvendo uso da Terra e cobertura vegetal, com atenção à evolução histórica da ocupação humana em ambientes costeiros. Execução de levantamentos topográficos e geodésicos. Orientação de alunos.Processamento de imagens de satélites. Geração de banco de dados espaciais. Análise espacial e gestão costeira integrada. Intercâmbio e disseminação de resultados. Planejamento e execução de ações e seus desdobramentos junto à sociedade civil e prefeituras locais. Orientação de alunos de graduação e pós-graduação.
Gislene T. Vilara
UNIFESP
Organização da coleção ictiológica (vouchers, amostras de tecido e otólitos de espécies-chave da comunidade de peixes). Análise das estruturas das comunidades de peixes. Orientação de alunos de graduação e pós graduação.
Gustavo Bueno Gregoracci
UNIFESP
Identificação molecular de isolados (16s parcial) e consórcios microbianos(metagenômica), provenientes de sedimento marinho e degradadores de disruptores endógenos selecionados (bisfenol A e TBs).
Gustavo Fernandes C. Fonseca
UNIFESP
Analises da meio fauna, nematoda e modelagem estatística integrada.
Igor Dias Medeiros
UNIFESP
Sequenciamento e análise do transcriptoma de Crassostrea rhizophorae expostas a sedimentos contaminados e não contaminados; análise da expressão gênica diferencial em C. rhizophorae exposta aos sedimentos contaminados.
Ítalo Braga de Castro
UNIFESP
Atividades de coleta e obtenção dos testemunhos sedimentares na área da Baixada Santista. Estruturação da central analítica do DC-Mar Unifesp.Gerenciamento de amostras e determinação analíticas. Validação de metodologias analíticas para determinação de contaminantes orgânicos em amostras de sedimentos. Determinação analítica dos contaminantes objeto de estudo proposto. Interpretação parcial e total dos resultados gerados pelo projeto. Orientação de alunos de graduação a pós graduação ligados as atividades do INCT.
José Alberto C.S. Claro
UNIFESP
Criar canais de comunicação com a comunidade local (entidades civís e governamentais) para devolutiva dos resultados apontados durante e ao final do projeto. Criar ferramentas comunicacionais para exposição dos resultados junto à sociedade, o que pode ser caracterizado por atividades de extensão.
José Cândido Stevaux
UNESP-Rio Claro
Participação no Comitê Gestor do INCT contribuindo com atividades de gestão e de estudos dos resultados paleoclimáticos do projeto.
Juan Carlos R. Mittani
UNIFESP
Avaliação de radioisótopos de Tório, Urânio, Potássio, Radônio etc.e doses de radiação ambiental usando métodos como espectrometria gama,luminescência opticamente estimulada (LOE) e termoluminescência(TL).
Juliana Elaine Perobelli
UNIFESP
Avaliação dos potenciais efeitos sobre (i) a morfologia de orgãos da reprodução, fígado e rins, (ii) qualidade dos gametas e (iii) status hormonal,em modelo experimental. Serão realizados estudos histopatológicos, imunohistoquímicos e morfométricos nos tecidos enumerados acima. OBS. Dois modelos experimentais serão adotados: exposição de animais adultos e exposição de animais juvenis.
Julio C.F. A.Wasserman
UFF
Coleta de testemunhos em ambientes costeiros sedimentares do Estado do Rio de Janeiro (particularmente Baía de Guanabara). Medições in situ,preparação de amostras e análises de metais totais, carbono, nitrogênio,enxofre e granulometria.
Lucia Codognoto de Oliveira
UNIFESP
Desenvolvimento de métodos eletroquímicos visando a determinação eletroanalítica de pesticidas e hormônios (sintéticos e naturais) em amostras ambientais, utilizando eletrodos de diamante dopado com boro e eletrodos modificados. Avaliação da potencialidade destes materiais para remoção eletroquímica (combustão eletroquímica) destes poluentes. Orientação de alunos de Iniciação Científica e Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Análise Ambiental Integrada.
Manoela Romanó de Orte
UNIFESP
Atividades de obtenção de amostras de sedimento e organismos marinhos para o desenvolvimento de testes de toxicidade em laboratório. Preparação de elutriatos dos sedimentos coletados para realização de testes de toxicidade com o ouriço-do-mare com o cópepodo Nitokra sp. Análise e interpretação dos dados obtidos.
Márcio Yee
UNIFESP
Datação de sedimentos e testemunhos utilizando chumbo 210, Carbono 14 e Luminescência Óticamente Estimulada (LOE).
Mary R.R. de Marchi
UNESP
Desenvolvimento, validação e aplicação de métodos para a determinação cromatográfica (GC ou LC) de contaminantes fenólicos em amostras de interesse ambiental.
Myriam Bandeira Vianna Côrtes
UFF
Estudos com bactérias hidrocarbonoclásticas da Baía de Guanabara.
Odair Aguiar Junior
UNIFESP
Auxilio na análise histopatologica.
Pilar C. Villar Laine
UNIFESP
Análise das políticas públicas e ações institucionais para evitar a contaminação ambiental.
Priscila Fabiana M. Lopes
UFRN
Organizar as entrevistas com pescadores, funcionários da cadeia produtiva e consumidores finais. Identificar, a partir das entrevistas, as espécies de pescado mais consumidas na região da Baixada Santista, seus impactos econômicos ao longo da cadeia, com possível valoração de ambientes de pesca a partir da pesca, e avaliar a importância de diferentes artes de pesca na captura destes grupos.
Regina Celia Spadari
UNIFESP
Auxilio no tratamento de animais e analise de expressão genica.
Renata de Faria Barbosa
UNIFESP
Mapeamento multielementar e determinação dos níveis de metais em tecidos e líquidos biológicos utilizando a Fluorescência de Raios X por Reflexão Total e a Microfluorescência de Raios X. Atividades de preparação das amostras. Implementação do laboratório multiusuário para preparação e acondicionamento de amostras. Gerenciamento de amostras e determinação analítica associada aos metais. Interpretação dos resultados. Orientação de alunos de graduação a pós graduação associados às atividades do projeto INCT.
René Rojas Rocca
UNIFESP
Datação de testemunhos utilizando chumbo 210, dosimetria, levantamento radiométrico, determinação de contaminantes por ICP-HR-MS.
Rodrigo Brasil Choueri
UNIFESP
Realização de ensaios ecotoxicológicos. Análises bioquímicas, histológicas,desenvolvimento embrio-larval, ensaios com copépodos. Análise integrada dos resultados.
Rodrigo Silveste Martins
UNIFESP
Dinâmica de populações e dinâmica da pesca das principais espécies consumidas nas regiões amostradas. Modelagem estatística. Orientação de alunos de graduação e pós graduação ligados as atividades do INCT.
Ronaldo A. Christofoletti
UNIFESP
Participante nas atividades de caracterização de comunidades estuarinas com auxilio nas atividades de campo, laboratório, análises de dados referentes a estrutura das comunidades e transferência na cadeia trófica.
Ronaldo José Torres
UNIFESP
Experiência em coleta de amostras superficiais e testemunhos. Preparo de amostras e análise de metais, compostos organometálicos, HPAs, PCBs e pesticidas organoclorados, entre outros. Interpretação de resultados e avaliação de impactos e riscos ambientais. Orientação de alunos a nível de graduação e pós-graduação ligados ao projeto.
Sergio Netto
UNISUL
Analise da macrofauna e testes de toxicidade em comunidades bênticas.
Sérgio Ricardo da Silveira Barros
UFF
Desenvolvimento de processos de gestão ambiental e gerenciamento costeiro a partir dos conhecimentos levantados no estudo.
Sonia Hatsue Tatumi
UNIFESP
Coordenar as atividades a serem desenvolvidas no projeto, promover intercâmbio cientifico entre os laboratórios e grupos participantes.Administrar um cronograma de reuniões para definir o desenvolvimento das atividades experimentais entre os participantes, marcar eventos como“Workshops” para discussão e conclusão dos resultados obtidos. Escrituração dos relatórios, artigos científicos e participação em congressos e reuniões com instituições políticos/ sociais para disseminação dos resultados.Coordenar as pesquisas na área da geocronologia.
Thiago Michel de Brito Farias
UNIFESP
Identificação de micro e macrocomponentes em amostras por técnicas espectroscópicas, identificação de materiais orgânicos por FTIR, correlação de resultados por diferentes técnicas espectroscópicas por análises multivariadas.
Tomás Ángel DelValls
Universidad de Cádiz
O prof. Dr. Tomás Ángel DelValls, catedrático do Departamento de Química-Física, da Universidade de Cádiz irá colaborar nesse projeto promovendo intercâmbio entre os grupos de pesquisa.