Include Meninas

SOBRE

O Include <meninas.uff> é um projeto de extensão  do Instituto  de  Computação  da  Universidade  Federal  Fluminense (ICUFF), que visa aumentar o interesse das mulheres pela Computação, encorajando e motivando alunas do Ensino Médio e Fundamental a seguir uma carreira na área de Tecnologia. Fundado em 2016, tem como sede o Instituto de Computação da UFF, no campus Praia Vermelha, no Laboratório de Extensão, sala 401.

O Projeto tem o apoio da Pró-Reitoria  de  Extensão  (PROEX-UFF) desde a sua criação com a disponibilização de uma bolsa de extensão para uma estudante, anualmente, divulgação das atividades do Include, participação na Semana de Extensão, Feiras e Painéis de Extensão. Nesses anos de parceria, o Include recebeu 2 (dois) prêmios da PROEX.

O Include foi contemplado pelo Edital FAPERJ com o projeto "projeto  Include Meninas: Estimulando e Formando Meninas e Mulheres na Computação por meio da Interdisciplinaridade", em 2022. Este projeto é  conduzido  por  professoras  e  alunas em  parceria com o Departamento de Neurobiologia da UFF e professoras de três escolas parceiras de Niterói: Escola Municipal Altivo Cesar, Colégio Estadual  Paulo Assis e Escola  Municipal Alberto Torres. Em 2022, a FAPERJ concedeu bolsas para 3 (três) professoras da Educação Básica, 9 (nove) bolsas jovens talentos para alunas da Educação Básica e 2 (duas) bolsas de Iniciação Científica para alunas da UFF. O projeto da Faperj foi renovado e está ativo até meados de 2024. 

Com  o  apoio  da  PROEX-UFF e FAPERJ, o projeto participa do movimento mundial de aproximação das meninas às áreas das exatas por meio de iniciativas junto às escolas públicas e às estudantes dos cursos de graduação de Computação. Com  a  adoção  de  abordagens  para desconstruir  estereótipos  e  incentivar as  meninas  e  mulheres  na  Computação, desenvolvemos atividades  regulares e presenciais como palestras, oficinas  para  desenvolvimento  do  pensamento computacional e visitas à UFF. Além disso, o projeto realiza pesquisas para indentificar as motivações e/ou dificuldades enfrentadas pelo corpo docente e discente no estimulo à inserção das meninas na Computação.

Include <meninas.uff> é um projeto parceiro do Programa Meninas Digitais da SBC (Sociedade Brasileira de Computação). O projeto de extensão da UFF conta atualmente com 12 voluntárias e já obteve o total de 38 colaboradoras durante toda a sua história.

Saiba mais e acompanhe as atividade do Projeto em nossas redes sociais ;-).