Impacto do Projeto

IMPACTO DO PROJETO

7+ ANOS DE HISTÓRIA

 

7000+ PESSOAS CONECTADAS NAS REDES DO INCLUDE

 

50+ ALUNAS COLABORADORAS E BOLSISTAS

 

5 ESCOLAS PARCEIRAS
(250 estudantes e 60 docentes da Educação Básica alcançadas, anualmente.

DEPOIMENTOS

Rute Rodrigues, bolsista do Include

            "Eu me interessei pelo projeto por dois motivos. O primeiro era que eu estava em busca de uma IC por questões financeiras e também para aumentar o meu aprendizado, o segundo foi porque eu descobri que era um projeto voltado apenas para mulheres e, por ter encontrado pouquíssimas alunas mulheres no meu curso, eu senti que ali poderia ser um lugar onde eu me identificaria e me sentiria acolhida e eu estava certa. Entre as experiências como bolsista, eu adquiri muitas experiências boas, sendo os meus "maiores marcos" ter realizado dois cursos de programação em Python, junto de uma apostila para iniciantes, e ter participado da CSBC do ano passado, onde eu acompanhei o fórum do Meninas Digitais.


              Eu costumo pensar e falar muito sobre como o Include foi fundamental para a minha permanência na faculdade, tanto por ter me ajudado financeiramente, quanto por ter me feito enxergar as minhas capacidades. Eu costumava me comparar (ainda faço isso, na verdade) com os meus colegas de classe e me sentia para trás. Muitas vezes, senti que estava no curso errado, que havia cometido um erro ao escolher fazer esse curso e pensei muito em trancar ou trocar. Porém, com as atividades do Include, eu fui percebendo que eu era capaz de muitas coisas (por exemplo, até mesmo ensinar outras pessoas a programar) e isso me fez me sentir bem comigo mesma e sentir que ali era o meu lugar. Eu sempre digo que, nessa minha tentativa de atrair mais meninas para o curso e manter a permanência delas na computação, eu nem sequer percebi que a menina que eu estava mantendo na UFF, esse tempo todo, na verdade era eu mesma.


             Entre as atividades que eu realizei no projeto, está: Escrevi um artigo, contando a minha experiência no Include, para a semana acadêmica; realizei diversas visitas em escolas públicas, ajudando na oferta de oficinas para os alunos do ensino médio e fundamental, fora realizar o preparo do material para a oficina (como slides e afins); ministrei um curso de introdução a python para alunas e professoras do ensino médio e fundamental durante a CSBC de 2022; ministrei um curso que serviu como uma espécie de monitoria de python para alunos calouros de computação na uff; escrevi uma apostila de introdução a python; ajudei na divulgação do projeto e das atividades, criando posts para a página do instagram; preparei formulários para colher o feedback das alunas das oficinas e também para fazer um levantamento de perfil, das alunas do ensino básico, para pesquisar e analisar a forma como as escolas e os professores auxiliam ou atrapalham a entrada de meninas na área de computação."