PALESTRANTES

Adilson dos Santos

Adilson dos Santos possui graduação em Letras Anglo Portuguesas (1999), especialização em Literatura Brasileira (2002), mestrado em Letras (2004) e doutorado em Letras (2009) pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente, é professor Associado - nível AC-A desta instituição e coordenador do projeto de pesquisa "O fantástico na contística do século XX".


Fonte: Currículo Lattes - http://lattes.cnpq.br/4749164793037145

Ana Lúcia Trevisan

Ana Lúcia Trevisan possui doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo na área de Literatura Espanhola e Hispano-Americana. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie onde desenvolve pesquisa na área dos estudos literários com ênfase na Literatura Brasileira e Hispano-americana, principalmente nos temas relacionados à literatura latino-americana contemporânea, às relações dialógicas entre discurso histórico e literário e aos limites da narrativa fantástica. Nos últimos anos tem apresentado trabalhos em congressos nacionais e internacionais e publicado ensaios em revistas literárias, bem como capítulos em livros no Brasil e no exterior. Publicou o libro O espelho fragmentado de Carlos Fuentes: literatura e história em Terra Nostra (2008), que estuda os limites do discurso histórico e literário e elabora uma reflexão sobre a cultura ibérica e hispano-americana.


Fonte: Currículo Lattes - http://lattes.cnpq.br/6107851924008207

Caio Vitor Marques Miranda

Doutorando em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP, Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2016) com pesquisa em Literatura e Ensino. Licenciado em Letras (2013) pela Universidade Estadual de Londrina, especialista em Docência no Ensino de Literatura (2018) pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL) e especialista em Literatura contemporânea pela Universidade DomBosco (2018). Possui experiência na área de Letras Vernáculas e Letras Espanhol. Atualmente é professor de Literatura nos Colégios de Londrina e professor colaborador no curso de Letras Espanhol da Universidade Estadual do Paraná -UNESPAR.


Fonte: Currículo Lattes - http://lattes.cnpq.br/2212160479870164

Cláudia Cristina Ferreira

Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL - 1995), graduação em Letras Anglo-portuguesas pelas Faculdades Integradas de Naviraí (FINAV - 1998), graduação em Letras Hispano-portuguesas pela Faculdade Paranaense (FACCAR ? 2004). Possui Especialização em Metodologia do Ensino Superior pelas Faculdades Integradas de Fátima do Sul (1998); Especialização em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa pelo Centro Universitário da Grande Dourados (1999); Especialização em Língua Inglesa (UEL - 2000); Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras (UEL - 2001-2002); Especialização em Contação de Histórias e Literatura Infantil e Juvenil pela FATUM/UNIFIL (2016-2018). É Mestre em Letras (UEL - 2002) e doutora em Estudos da Linguagem (UEL - 2007). Possui pós-doutoramento em Estudos da Tradução (2019-2020) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professora na graduação de Letras Espanhol no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UEL desde 2007. Atua, ainda, na pós-graduação lato (Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras; Especialização de Inglês para Crianças; Especialização de Espanhol: Língua, Literatura e Metodologia) e stricto sensu (Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas - MEPLEM). Atualmente é Coordenadora Pedagógica do Laboratório de Línguas e Coordenadora da Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras da UEL. Coordena, também, os seguintes projetos integrados na UEL: Tertúlias literárias sob a perspectiva da multimodalidade; Matizes culturais no processo de ensino e aprendizagem e na tradução: da teoria à prática. Foi Editora-chefe da Revista Semina Ciências Sociais e Humanas (UEL - 2015-2018). Foi membro do corpo editorial dos seguintes periódicos: Entrelinhas (UEL - 2011) e Entretextos (UEL - 2006-2009). É consultora de diversos periódicos, dentre eles: Signum: Estudos da Linguagem (UEL - desde 2014); Estação Literária (UEL ? desde 2016); Calidoscópio (UNISINOS - desde 2015); Language and culture acta scientiarum (UEM - desde 2019); Revista X (UFPR - desde 2019). Tem experiência na área de Línguas Estrangeiras/Adicionais, atuando e orientando, sobretudo, nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de espanhol como língua estrangeira/adicional, Multimodalidade, Fraseologia, Estudos da Tradução, Linguística Contrastiva, Análise de Material Didático e Literatura e Ensino.


Fonte: Currículo Lattes - http://lattes.cnpq.br/8437076931332585

Fernanda da Cunha Correia

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) com bolsa CAPES-PROEX. Mestre em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie com bolsa CAPES (2019), formada em Comunicação Social com habilitação em jornalismo (2008) pelo Centro de Comunicação e Letras da mesma instituição. Possui especialização em Jornalismo Contemporâneo (2013) pelo Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente cursa graduação em Letras com habilitação em Linguística na Universidade de São Paulo (USP). Foi integrante do projeto Clarice.ai: uma inteligência linguística de auxílio à escrita de não ficção baseada na web com bolsa FAPESP. Trabalhou durante cinco anos no jornal Folha de S.Paulo cobrindo o mercado literário. Foi pesquisadora do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC/Mackenzie) e do projeto Mackpesquisa do grupo comunicação e esporte. Tem artigos publicados em anais de congressos nacionais e internacionais.


Fonte: Currículo Lattes - http://lattes.cnpq.br/0608576895399865

Suely Leite

Professora adjunta do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina e docente do Programa de Pós Graduação em Letras da UEL, com doutorado na área de Letras e pesquisas em literatura feminina e análise do discurso; Pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense, com a pesquisa "Representações de gênero na obra de Elvira Vigna", no período de 03/2018 a 02/2019. Atua nas disciplinas de Literatura Brasileira,Teoria da Literatura na graduação e Vozes femininas na literatura de autoria feminina, na pós graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina.. É coordenadora do projeto de pesquisa "Representação da mulher na contística de autoria feminina " e líder do projeto de pesquisa cadastrado no CNPq, intitulado "Legado intelectual e produção literária de autoria feminina na América Latina". Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UEL.


Fonte: Currículo Lattes - http://lattes.cnpq.br/2685832137266511