O Grupo de Investigações em Etnobiologia e Ensino de Ciências (GIEEC-DEDU-UEFS) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UEFS/UFBA) realizará o II Workshop Educação Científica intercultural: entre as ciências e as vivências, nos dias 30 e 31/10/2018, na Universidade Estadual de Feira de Santana.
A primeira versão do evento ocorreu em maio de 2016, em dois momentos: o primeiro no dia 25/05/2016 na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e o segundo nos dias 30 e 31/05/2016, na Universidade Federal da Bahia na UFBA e contou com a participação dos professores doutores brasileiros Charbel Niño El-Hani e Frederik Santos e do professor norte-americano Dr. William Corbern.
A segunda versão do evento pretende contar com a participação das professoras doutoras colombianas Adela Molina (Universidad Districtal Francisco José Caldas) e Norma Conztanza (Universidade Pedagógica Colômbia), a fim de estabelecer o diálogo de experiências formativas acerca da educação científica intercultural desenvolvidas no Brasil e na Colômbia.
A temática Educação Científica e Interculturalidade é emergente, constituindo uma questão ascendente na pesquisa e no ensino de ciências, pois o cenário escolar está cada vez mais diverso do ponto de vista cultural, sendo necessárias discussões e compartilhamento de experiências que contribuam como princípios norteadores aos estudos e às práticas pedagógicas voltadas para essa realidade.
O objetivo desse evento é promover um espaço aberto e democrático para diálogos e análises das experiências entre os participantes (professores, estudantes de graduação e pós-graduação, sabedores locais e pesquisadores da área de ensino de ciências), envolvendo a natureza da ciência (ciência ocidental), o ensino de ciências e o diálogo intercultural nas salas de aula de ciências. Assim, gerar oportunidades para argumentações com o intuito de contribuir para ampliação das visões de mundo científico por parte dos participantes e das relações que são possíveis de serem estabelecidas com outros sistemas de saberes. De forma atrelada, nas formações e práticas dos professores e pesquisadores e, por conseguinte, nas aprendizagens.
Graduandos e pós-graduandos da área de ensino de ciências, professores da educação básica e superior, pesquisadores em educação científica, membros de comunidades locais e áreas afins e demais segmentos da sociedade.