Palestrantes

 

Joy James

Joy James é professora Ebenezer Fitch de humanidades na Williams College, filósofa política, acadêmica, escritora e editora dos livros "Transcending the Talented Tenth: Black Leaders and American Intellectuals," "Shadowboxing," "Imprisoned Intellectuals," "The New Abolitionists," "Resisting State Violence," e "The Angela Y. Davis Reader" entre outros. Seu mais recente livro publicado este ano chama-se “In Pursuit of Revolutionary Love: precarity, power comunitites.”

 

Halina leal

Doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo – USP (2005), com estágio de doutoramento na Universidade de Standord, Califórnia. Professora da Universidade Regional de Blumenau – FURB; professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR-FURB). Coordenadora do curso de Filosofia Uniedu/Fumdes – FURB. Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Gênero, Raça e Poder, GENERA-FURB. Membra dos GTs de Filosofia e Gênero e de Filosofia e Raça da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof), pesquisadora associada da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e co-editora do Blog Mulheres na Filosofia. 

 

Jessica Kellen

Doutoranda do programa de pós-graduação em Filosofia da Universidade Estadual de Campinas e Mestra em Filosofia pela mesma Universidade. Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente é membra do Grupo de Estudos Metafísica e Política - (GEMP), do Grupo de Estudos, Pesquisas e Escritas Feministas - (GEPEF) e do Rede Brasileira de Mulheres Cientistas (RBMC - Mulheres em STEAM). 

 

Sueli Carneiro

Aparecida Sueli Carneiro é uma filósofa, escritora e ativista antirracista do movimento negro brasileiro. Sueli Carneiro é uma das fundadoras e atual Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional de Geledés — Instituto da Mulher Negra, e recebeu o título de doutora honoris causa pela Universidade de Brasília em 2022. Considerada uma das principais autoras do feminismo negro no Brasil, sua vasta produção teórica abrange desde ensaios, capítulos de livros e artigos até falas públicas em seminários e em audiências públicas. Diversos dos seus textos e artigos foram publicados nas coletâneas "Racismo, Sexismo e Desigualdade no Brasil" (2011) e "Escritos de uma Vida" (2020). Defendida em 2005, sua tese de doutorado é publicada depois de 18 anos sob o título de "Dispositivo de Racialidade: A Construção do Outro como Não-Ser como fundamento do Ser" (2023).

 

Érico andrade

Presidente da Associação Nacional de Pós graduação em Filosofia Anpof,  psicanalista com atuação na Rede de Escutas Marginais no coletivo Pontes da Psicanálise,  filósofo e professor de Filosofia da UPFE. Pesquisa temas ligados à identidade, sofrimento e racismo com bolsa de produtividade em pesquisa pelo CNPq. 

 

Fernando de sá moreira

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, com estágio de pesquisa na Technische Universität Berlin. Professor da Universidade Federal Fluminense. Autor de "Schopenhauer e Nietzsche: um confronto filosófico sobre quem nós somos". Pesquisa atualmente o legado filosófico de Anton Wilhelm Amo, um filósofo ganês-alemão do século XVIII. Estuda igualmente a presença negra nos pós-graduação em filosofia e outros temas ligados a raça e racismo na educação superior. Atua também no debate sobre a implementação de ações afirmativas na pós-graduação brasileira e nos concursos públicos para a carreira docente das universidades federais. 

 

Deivison faustino

Doutor em sociologia e professor do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (UNIFESP) e integrante do Instituto Amma Psique e Negritude. É autor de inúmeros livros e artigos sobre o pensamento e a atualidade do pensamento Frantz Fanon. Atualmente estuda o pensamento antirracista e a relação entre tecnologias digitais, exploração e resistência. Doutor em sociologia e professor do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (UNIFESP) e integrante do Instituto Amma Psique e Negritude. É autor de inúmeros livros e artigos sobre o pensamento e a atualidade do pensamento Frantz Fanon. Atualmente estuda o pensamento antirracista e a relação entre tecnologias digitais, exploração e resistência. 

 

Wanderson Flor do Nascimento

Wanderson Flor do Nascimento é professor do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília, pesquisa filosofias africanas, ética e filosofias políticas e relações raciais, buscando compreender os processos de subjetivação e as formas de subjetividade. Seu último livro se chama "Entre apostas e heranças: contornos africanos e afro-brasileiros na educação e no ensino de filosofia no Brasil" (NEFI, 2020).

 

Lucilene Reginaldo

Lucilene Reginaldo é professora de História da África do Departamento de História da UNICAMP.  Fez seu mestrado em História na PUCSP e  o doutorado em História Social pela UNICAMP. Suas pesquisas atuais se concentram nos trânsitos e conexões entre o Brasil e a região Congo-Angola no século XVIII, com foco na mobilidade geográfica e social de pessoas de cor livres no mundo atlântico; e na história social do racismo.  É autora de Os Rosários dos Angolas: irmandades de africanos e crioulos na Bahia Setecentista,  laureado com o Prêmio Katia Mattoso de melhor livro de história da Bahia publicado em 2011.

 

Teófilo Reis

Teófilo Reis possui graduações em matemática e filosofia e dois mestrados em filosofia. Atualmente está concluindo um doutorado em sociologia na Unicamp e outro em filosofia na City University of New York, tendo passado um período como pesquisador visitante na universidade de Harvard. Seus interesses de pesquisa incluem filosofia da raça, epistemologia social e pensamento social brasileiro, com ênfase no pensamento social negro brasileiro. É co-tradutor da edição brasileira de O Contrato Racial, de Charles Mills, que será lançado pela Zahar no mês de maio. Em agosto, Teófilo Reis assumirá o cargo de professor de filosofia da raça no departamento de filosofia da Trinity University nos Estados Unidos.