Sobre o Evento

Resumo

O simpósio é organizado por pesquisadores do DMA-UEM integrantes do grupo de pesquisa Teoria de Lie e Aplicações, do CNPq, e reúne professores e alunos de iniciação científica e pós-graduação que pesquisam na área de Teoria de Lie, geometria, sistemas dinâmicos e áreas afins. O evento promove a interação entre professores pesquisadores e acadêmicos, os quais têm a oportunidade de compartilhar experiências de ensino-aprendizagem e de pesquisa científica, além da transmissão de conhecimento e de técnicas empregadas em estudos avançados de Teoria de Lie e de suas aplicações em diversas áreas da ciência.

Histórico

A primeira edição do simpósio ocorreu nos dias 27, 28 e 29 de janeiro de 2016, na Universidade Estadual de Maringá. O número total de participantes foi 52, dentre estes, 36 participantes locais e 16 participantes externos. Participaram do evento professores pesquisadores da área de Teoria de Lie, geometria, topologia, sistemas dinâmicos e física teórica, além alunos de graduação, mestrado e doutorado.

Foram abordados diversos temas relacionados com a Teoria de Lie, dentre os quais, conjuntos de controle e controlabilidade de sistemas, expoentes de Lyapunov, tipo flag de semigrupos, princípio variacional, algebróides de Lie, conceitos variacionais em variedades flag, conjugação topológica, submersões Riemannianas, ações de semigrupos, modelos transformacionais, fluxo estocástico, códigos e transmissores de informação, formas normais, otimização de sistemas, simetrias e teoria da relatividade.

Durante os três dias de evento, houve um total de 17 (dezessete) palestras com períodos de discussão sobre os assuntos abordados, o que proporcionou uma ampla divulgação da pesquisa em Teoria de Lie realizada no Brasil, além da aproximação e interação de pesquisadores e acadêmicos de diversas instituições brasileiras. Houve uma presença expressiva de alunos de iniciação científica e pós-graduação, influenciados por seus orientadores.

Também foi um destaque do evento a homenagem dirigida aos professores Carlos José Braga Barros e Osvaldo Germano do Rocio, do grupo de pesquisa em Teoria de Lie do DMA-UEM, pelos seus 60 anos e por suas contribuições à comunidade científico-acadêmica.

Concluiu-se que o evento foi relevante para o desenvolvimento da pesquisa brasileira em Teoria de Lie e se ajustou bem ao calendário do Programa de Pós-Graduação em Matemática da UEM, por isso, decidiu-se torna-lo periódico.

O registro do evento contou ainda com a a edição de 200 exemplares impressos dos Anais do Simpósio de Teoria de Lie e Aplicações.

O Simpósio de Teoria de Lie e Aplicações foi citado na última Avaliação Quadrienal do Programa de Pós-Graduação em Matemática da UEM, que elevou o conceito do programa de 4 para 5. Segundo a avaliação, o evento foi importante para a produção intelectual do programa.