Este evento é a segunda edição do Seminário Integrado de Educação e Direitos Humanos: as Tecnologias Políticas das Subjetividades e os Desafios do Tempo Presente realizado em 2022 a partir do apoio FAPESC.

Os seminários foram pensados a partir da estruturação do Grupo de Pesquisa Tecnologias e Políticas das Subjetividades, Educação, Governo e Direitos Humanos. Este compõe três linhas de pesquisa: 

a) Biopolítica, educação e governamentalidade; 

b) Direitos humanos, Estado e governo; e 

c) Produção de subjetividades, educação e direitos humanos.

 O elo destas é o diálogo mútuo e transversal entre a educação e os direitos humanos. É nesse sentido que os pesquisadores mobilizaram-se para o primeiro seminário sobre educação e direitos humanos realizado em setembro de 2022 com ampla participação de estudantes da graduação e pós-graduação.

Para 2023, além da segunda edição do Seminário, a rede tem como meta publicar um dossiê temático inspirado nos debates do primeiro seminário. 

A importância da temática compreende o diálogo transversal e capilar a partir das demandas regionais, pois historicamente, os povos originários do Vale do Itajaí sempre representaram uma parcela sensivelmente vulnerável as demandas por políticas públicas e também relacionadas ao contexto econômico e social. 

Por conta de tal motivo, desde a sua concepção, quanto a sua própria execução, as temáticas trabalhadas pelo II Seminário Integrado de Educação e Direitos Humanos: Afetividades e (bio)políticas dos povos originários da Amazônia e do Vale do Itajaí procurarão dialogar alinhando a produção de conhecimento, da tecnologia e da inovação, no sentido de estabelecer os elementos estratégicos do dialogo entre a educação, os direitos humanos e a psicologia. Por fim cumpre destacar que, a relação entre a temática atual do evento é sinérgica com relação aos seguintes objetivos de desenvolvimento sustentável listado pela (ODS/ONU): 

a) Erradicação da Pobreza; 

b) Educação de Qualidade; 

c) Paz, Justiça e Instituições Eficazes.