O II Seminário Integrado de Educação e Direitos Humanos, possui como tema as afetividades e (bio)políticas dos povos originários da Amazônia e do Vale do Itajaí. Tal seminário foi concebido no sentido de pensar as possíveis interseccionalidades presentes nas questões que envolvem tanto os povos originários da Amazônia, como os povos tradicionais do Vale do Itajaí em diálogo com a educação e os direitos humanos.

O evento acontecerá entre os dias 30 de novembro a 02 de dezembro e ocorrerá nas dependências da FURB, no auditório do Bloco J, no Campus 1.

Destaca-se que tal problemática a ser abordada pelo evento encontra-se em consonância direta com as necessidades e prerrogativas da educação e dos direitos humanos a partir dos seus paradigmas sociais e ambientais, destacando o desenvolvimento de ações voltadas a sustentabilidade ambiental e para a melhoria da qualidade de vida da população do Vale do Itajaí. 

PALESTRANTES

Rodrigo Diaz de Vivar y Soler

Graduado em Psicologia pela UNESC. Mestre em Psicologia pela UFSC. Doutor em Filosofia pela UNISINOS. Docente do departamento de Psicologia da  FURB. Docente colaborador do PPGE/FURB. Docente Permanente do PPGECIN/FURB

Flavia Roberta Busarello

Doutora em Psicologia Social pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Social da Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) com  doutorado sanduíche na Universidad de Salamanca (USAL). É professora da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Lenice Kelner

Lenice Kelner, Doutora em Direito pela UNISINOS, com estágio pós-doutoral em criminologia pela UERJ, professora da graduação e pós-graduação em Direito da FURB.

Professora Extensionista e pesquisadora. Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Subseção da OAB-Blumenau. Advogada.

Renan Albuquerque Rodrigues

Renan Albuquerque é Professor Associado da Ufam e Pesquisador Colaborador do Núcleo Diversitas da USP.

Possui Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia (Ufam) e Estágios de Pós-doutorado em Psicologia (PUC-SP) e Humanidades (USP).

Rafael Araldi Vaz 

Professor do mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Educação Básica: Políticas, Estéticas e Diferenças - NuPEB (Uniplac).

Doutor em História Cultural pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em História Cultural pelo mesmo programa e licenciado e bacharel pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Flavia Cristina Silveira Lemos

Professora associada a IV na Universidade Federal do Pará (UFPA), atua na Graduação e no Programa de Pós-graduação em Psicologia/UFPA. Participa do Grupo Produção de subjetividade e estratégias de poder no campo da infância e juventude. Coordena o Grupo de estudos, pesquisas, ensino e extensão: Transversalizando.

Possui Doutorado em História Cultural/UNESP (2007), e Pós-doutorado em Psicologia, na UFF.

Ernesto Jacob Keim

Possui 55 anos de atuação direta em sala de aula, desde o início do Ensino Fundamental até supervisão de Pós-Doutorado. É graduado em Ciências e Matemática, Biologia e Pedagogia, com Mestrado e Doutorado em Educação e Pós-Doutorado em Filosofia da Educação. 

Autor de 18 livros já impressos e coordenador da coleção Emancipação: Consciência, Metamorfose e Vida, com 12 exemplares, é autor de inúmeros artigos e resenhas, e a obra Beleza e Estética Ambiental, de sua autoria, que está em fase final de edição. 

É coordenador do Laboratório: Educação, Metamorfose e Emancipação (LEME), com foco investigativo na Educação, Emancipação e Vida. 

Tolym Nunc-Nfoonro

Professora efetiva na rede municipal de Blumenau/SC. Graduada em Letras-FURB. Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela UTFPR. Formada em história e cultura indígena pelo CIMI e UNILA (Universidade Federal de Integração Latino-Americana). 

Escritora e pesquisadora da cultura indígena. Faz palestras em escolas, centros de educação infantil e universidades de Blumenau e cidades do Vale do Itajaí- SC sobre “Os povos indígenas do Brasil, do descobrimento aos tempos atuais”, "Povo Laklãnõ/Xokleng" e "Literatura indígena".

Jussara Inácio Nunc-Nfôonro

Indígena Xokleng/Laklãnõ. Bacharel em Direito. Militante pelos direitos e Garantias Indígenas.

Confira a programação completa aqui!

Esperamos contar com sua participação!

Realização:

Apoio: