Palestrantes

Ricardo Cardim

Botânico e paisagista, é mestre em Botânica pela Universidade de São Paulo e diretor da Cardim Arquitetura Paisagística. Apresenta um trabalho inovador em áreas verdes, resgatando a natureza original através de projetos e implantações em diferentes escalas. Recebeu em 2011 a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo da Câmara Municipal pela descoberta de áreas de Cerrado sobreviventes na malha urbana. Foi colunista por 7 anos da Rádio Estadão e de 2013 a 2014 na Rede Globo. Curador nas exposições de longa duração do Museu da Casa Brasileira “A Casa e a Cidade” e “Remanescentes da Mata Atlântica & Acervo MCB”. Com o objetivo de resgatar as florestas nativas dentro da escala urbana, criou a técnica “Floresta de Bolso”, aplicada em áreas públicas e privadas com a participação da comunidade em mutirão e apoiada por empresas e poder público. O artigo científico no International Journal of Biometeorology com o resultado da sua dissertação de mestrado foi citado pela revista Nature em 2017. Em 2018 publicou o livro "Remanescentes da Mata Atlântica: As Grandes Árvores da Floresta Original e Seus Vestígios" pela Editora Olhares, finalista no Prêmio Jabuti na categoria Ciência.

João de Deus Medeiros

Possui graduação em pela Universidade Federal de Santa Catarina (1984), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (1993). Professor aposentado do Departamento de Botânica (BOT-CCB-UFSC). Ex Chefe do Departamento de Botânica da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, e ex Diretor do Centro de Ciências Biológicas (CCB-UFSC). Ex-Diretor do Departamento de Florestas do Ministério do Meio Ambiente, ex-Diretor do Departamento de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente, e atua como professor e orientador no programa de pós graduação em Perícias Ambientais Criminais da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Anatomia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas ambientais, mata atlântica, biodiversidade, anatomia, biotecnologia e impacto ambiental.

Flávio Mendes

Flavio Mendes é proprietário da empresa Jardim Arte, Arborista, membro da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, membro da Sociedade Internacional de Arboricultura, membro da Associação Argentina de Arboricultura, especializado em resgate e trabalho em árvores e possui mais de 24 anos de experiência na poda e corte de árvores.

Charles Costa Coelho

Engenheiro Florestal formado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o qual participou de grupos de pesquisa: Ecologia e Silvicultura Urbana, Grupo PET Florestal e Bolsista (IC) da Fundação Araucária. Mestre em Engenharia Florestal pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), com ênfase em conservação e restauração de ecossistemas florestais. Co-funder da Arboran - Soluções para Arborização Urbana, atuando como diretor técnico e de P&D.

Paulo Augusto Garbugio da Silva

Biólogo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2012). Mestre em Biotecnologia e Biociências pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018), em seu mestrado, usou da biotecnologia e microrganismos para controlar doenças e induzir a resistência natural de plantas. É cofundador e Diretor Executivo da Arboran, empresa especializada e conectar a natureza com as pessoas gerando soluções para arborização urbana, onde é responsável pela gestão financeira e estratégica do Arbonegócio. Atuou na empresa de pesquisa e desenvolvimento agrícola Fundação ABC, como auditor interno, foi inspetor BPL de campo e foi supervisor da equipe responsável pela implantação do Sistema Gestão da Qualidade Integrado (SGI) segundo os Princípios de Boas Práticas de Laboratório BPL (INMETRO) e NBR ISO/IEC 17025:2005. Conta com 6 anos de experiência em Gestão ambiental. Ex conselheiro municipal de meio ambiente de Castro PR.

Heitor Felippe Uller

Engenheiro Florestal pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) (2012) e Mestre em engenharia florestal pela mesma universidade (2019). Possui experiência nas áreas de arborização urbana, botânica, silvicultura, inventário florestal e pesquisa. Atua como profissional liberal prestando serviços na área de arborização urbana desde o planejamento até o manejo das árvores.

Carolina Custódio Amorim

Possui graduação em Agronomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2005). Mestre em Produção Vegetal pela mesma universidade (2010). Tem experiência na área de Agricultura Familiar, com ênfase em Agroecologia. Atualmente é chefe da divisão de Praças e Áreas Verdes da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis, onde atua com paisagismo e arborização urbana.

Mariana Coutinho Hennemann

Bióloga, Bacharel e Licenciada pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre e Doutora em Ecologia pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Universidade Federal de Santa Catarina. Já desenvolveu trabalhos relacionados à Gestão Costeira, Ecologia e Conservação de cetáceos, Educação Ambiental de jovens e adultos, Bioquímica e Ecotoxicologia de organismos aquáticos, Biologia Marinha, Limnologia e Educação à Distância. Atualmente é Bióloga concursada na Diretoria de Licenciamento Ambiental da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis - SC, onde atua em projetos, execução, monitoramento e acompanhamento de trabalhos relativos à preservação, conservação e recuperação do meio ambiente, além de realizar vistorias e levantamentos de campo, analisar estudos ambientais e elaborar pareceres e laudos ambientais.

Julio Cesar Refosco

Engenheiro Florestal pela Universidade. Federal de Santa Maria (1987), Mestre em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (1996) e Doutor Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Realizou estágio Pós Doutoral (2008) junto ao CEMAGREF, na Maison de la Télédétéction, em Montpellier, França (www.teledetection.fr). É professor da Universidade Regional de Blumenau (www.furb.br) onde atua no Programa de Pós graduação em Engenharia Florestal e no Curso de Graduação em Engenharia Florestal e no Curso de Arquitetura e Urbanismo. Desenvolve pesquisa e extensão em ecologia da paisagem, ecossistemas urbanos, gestão de recursos hídricos, conservação da natureza, geotecnologias.

Maria Raquel Kanieski

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (2008), mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (2010) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2013). Atualmente é Professora Adjunta III do Departamento de Engenharia Florestal e membro do Programa de pós-graduação em Engenharia Florestal e do Programa de pós-graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Estado de Santa Catarina. Atua principalmente nos seguintes temas: Restauração Florestal, Dendroecologia, Avaliação de Impactos Ambientais, Silvicultura Urbana e Sistemas Agroflorestais.

Marcelo Callegari Scipioni

Possui graduação em graduação em Agronomia (2003) e Engenharia Florestal (2005) pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (2008) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2012). Trabalhou no Serviço Florestal Brasileiro como técnico especializado no Centro Nacional de Manejo Florestal (2009 -2012). Atualmente é professor do magistério superior da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Silvicultura e Conservação da Natureza, atuando principalmente nos seguintes temas: dendrologia, dendroecologia, dendrocronologia, fitossociologia, florestas de crescimento antigo, árvores gigantes, silvicultura urbana e inventário florestal.

Marcelo Machado Leão

Engenheiro Agrônomo, Mestre, Doutor e Pós Doutor pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”- ESALQ, da Universidade de São Paulo, Professor de Gestão Ambiental do Programa de Pós-Graduação em Gestão Continuada - Pecege/USP, é também pesquisador no laboratório de Silvicultura Urbana, na Esalq-USP, com o projeto de desenvolvimento de sistema informatizado para gestão da arborização urbana, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP - Projeto Arbolink; é membro da International Society of Arboriculture - ISA e o único membro brasileiro, da renomada Academia Americana de Consultores em Arboricultura - ASCA, além de diretor do grupo Propark, desde 2006, onde atua com projetos de arborização e macropaisagismo.

Elisa Beck

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e especialização em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística pela Universidade de Brasília - UnB (2009). Experiência profissional com ênfase na elaboração de projetos arquitetônicos de edifícios comerciais, residenciais multifamiliares e inserções junto ao património histórico, entre 2004 e 2013. Pesquisadora no Centro de Eficiência Energética - CB3E - UFSC (www.cb3e.ufsc.br) em Etiquetagem de Eficiência Energética do Núcleo de Edições Comerciais, de Serviços e Públicas e do grupo de pesquisadores do LabEEE - Laboratório de Eficiência Energética em Edificações - coordenado pelo professor Roberto Lamberts (http://www.labeee.ufsc.br/) entre 2013 e 2015. Mestrado concluído em 2016 pelo Programa de Pós-Graduação da Engenharia Civil - UFSC (http://ppgec.posgrad.ufsc.br/). Arquiteta e urbanista desde 2015 no Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis. Coordenadora da Rede de Espaços Públicos da prefeitura municipal de Florianópolis.

Elaine Zuchiwschi

Engenheira agrônoma, formada na USP, mestrado e doutorado no Programa de Pós Graduação em Recursos Genéticos Vegetais da UFSC. Trabalha no Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina - IMA desde 2009, tendo trabalhado em unidades de conservação, fiscalização e atualmente é coordenadora do Programa Estadual de Espécies Exóticas Invasoras - PEEEI, atuando tb com unidades de conservação

Cláudio Renato Wojcikiewicz

Cláudio Renato Wojcikiewicz, Engenheiro Florestal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba, PR, membro do Comitê de Trabalho Interinstitucional para Análise dos Planos Municipais de Arborização Urbana no Estado do Paraná, membro do Conselho da Associação Paranaense de Engenheiros Florestais - APEF.

Alex Vicintin

Formado em Relações Públicas, apaixonado pela natureza, montanhista e viveirista há mais de 10 anos.

Adriano Peres Ribeiro

Graduado em Biologia pela UnB, pós graduado em Gestão Ambiental pelo Senac, tem oito anos de experiência no Instituto Florestal, atuando no herbário e na xiloteca, participação em planos de manejo e autoria na produção de um livro sobre anatomia de madeiras. Atuou na Prefeitura de Guarulhos (SP) como responsável pela poda e supressão e manejo arbóreo da cidade e a implantação de parques. Desde 2013 ensina jardinagem na escola Senac. Atua como biólogo e comercial na Fábrica de Árvores..

Luis Gustavo Ravazolo

Tem formação em Ciências Biológicas e atua na Unidade de Gestão Ambiental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Joinville.

Edson Kratz

Edson Kratz, Engenheiro Civil, Pós-graduado em Negócios da Construção Civil, foi Secretário de Planejamento de Balneário Camboriú, atua no ramo da construção civil.