Você é um(a) apaixonado(a) por eletroquímica? Gostaria de explorar na pratica os conceitos da eletroquímica? Então, não perca a oportunidade de participar das nossas Oficinas!
Nossas oficinas práticas abordarão temas empolgantes, desde a fabricação de eletrodos flexíveis, fotoeletroquímica de filmes semicondutores até impedância eletroquímica. Venha aprender, experimentar e se inspirar!
Preencha os formulário de inscrição para indicar a intenção de participar de uma das oficinas oferecidas pela II Escola de Eletroquímica: princípios e aplicações.
ATENÇÃO! As vagas são limitadas por oficina
As oficinas acontecerão simultaneamente, portanto, cada participante poderá se inscrever em apenas uma delas.
Preparo de eletrodos em papel
Eletrodos desenhados em papel (pencil-drawn)
Eletrodos a base de tintas condutivas de carbono
Eletrodos de Ag/AgCl miniaturizados (referência e pseudo-referência)
Células eletroquímicas em impressora 3D
Nessa oficina serão demonstrados processos de fabricação de eletrodos flexíveis e descartáveis em papel empregando tanto a deposição por transferência sólida de grafite por abrasão (desenho a lápis de carbono), como usando tintas condutivas de carbono preparadas com materiais alternativos. Serão preparadas ainda células eletroquímicas empregando uma impressora 3D, e eletrodos de Ag/AgCl como referência e pseudo-referência miniaturizados.
Eletrodeposição de óxido semicondutor
Montagem e configuração da célula eletroquímica
Caracterizações eletroquímicas de fotoeletrodos
Determinação de potenciais de banda plana
Determinação de tempo de recombinação de cargas
Comportamento tipo-p ou tipo-n
Investigação de comportamento de supercapacitores
Na oficina 2 apresentaremos um método simples de obtenção de forma simples de fotoeletrodo cristalino de óxido semicondutor por eletrodeposição. A partir do eletrodo preparado, discutiremos sobre os comportamentos eletroquímicos apresentado pelo eletrodo e determinaremos as propriedades eletroquímicas do eletrodo. A ideia principal desta oficia é apresentar aos participantes, uma metodologia completa de síntese, caracterizações eletroquímicas e possíveis aplicações do fotoeletrodo obtido durante a atividade prática.
Configuração de sistemas eletroquímicos para medidas de EIS
Verificação dos parâmetros de linearidade e estabilidade necessários para iniciar corretamente uma medida de EIS
Medidas de EIS utilizando eletrodos condutores e semicondutores
Obtenção de espectros de Nyquist e Bode
Verificação/interpretação de processos difusionais em regiões de baixa frequência
Obtenção de elementos de circuitos (Rct, Rs, Cpe, entre outros) a partir dos espectros obtidos e montagem dos circuitos equivalentes
Nessa oficina, inicialmente serão apresentadas as configurações adequadas para a realização de uma medida de EIS, a partir da montagem de células eletroquímicas e verificação da linearidade e estabilidade dos sistemas. Posteriormente, serão realizadas medidas de EIS para obtenção dos espectros de Nyquist e Bode para materiais condutores e semicondutores. Com a obtenção desses espectros, serão demonstrados os procedimentos necessários para se extrair os valores correspondentes aos principais elementos de circuitos, bem como, construir os respectivos circuitos a partir dos resultados obtidos.