O que é uma verdadeira prova de amor? Os homens gostam de dar chocolate, flores e até mesmo um bom jantar para demonstrar amor. Tenho certeza de que minha esposa adoraria todas essas coisas. No entanto, quando se trata de construir blocos na vida cristã, devemos ter um amor pela igreja. Como exatamente devemos mostrar amor à igreja?
1. APOIE O FRACO
1 Tessalonicenses 5:14
A primeira pergunta seria, quem é exatamente o fraco? Isso fala sobre alguém que é fisicamente frágil? Esse é alguém que simplesmente não é forte? No contexto da igreja, acho que há duas respostas possíveis e talvez Paul tenha ambos em mente aqui.
A primeira maneira que esta frase poderia ser usada é referir-se a um crente menos maduro, que Paulo designa como "o irmão mais fraco". Se você estudar Romanos 14-15, percebe que, na igreja primitiva, havia um problema em comer carne. Na cultura pagã, a carne de animais oferecidos às divindades pagãs era muitas vezes uma melhor qualidade. Na verdade, poderia ser comprado mais barato do que a carne do mercado comum.
Os crentes maduros entenderam que não havia nada de errado com aquela carne. No entanto, cristãos menos maduros que vieram daquela cultura pagã foram ofendidos em suas consciências por terem qualquer coisa a ver com isso.
A segunda maneira que esta frase poderia ser usada é referir-se a um crente que tropeça com os pecados habituais, o moralmente fraco. Talvez você estivesse lá. Talvez você tenha dificuldade com isso agora. Uma das razões pelas quais lutamos assim é porque lutamos sozinhos. Nós não dependemos um do outro. Nós não confiamos uns nos outros. Não nos abrimos e compartilhamos lutas com outros que se importam e nos ajudarão.
Em ambos os casos, o "irmão mais fraco" precisa de ajuda. Como devemos apoiar os fracos? Precisamos de abertura, oração e responsabilidade. Em outras palavras, se você tiver uma fraqueza envolvendo o pecado aparentemente invulnerável, procure ajuda. Estas são instruções para toda a igreja.
2. SEJA PACIENTE COM TODO
1 Tessalonicenses 5: 14d
O paciente significa literalmente "longo para se irar" ou "longo sofrimento". Ele traz a idéia de suportar muito tempo com alguém. A quem devemos ser pacientes? Devemos ser pacientes "com todos". Você pode estar pensando: "Bem, você não sabe quem é meu colega de trabalho. Se você fez, não há como você seria paciente com eles! "Há algumas pessoas que tentam nossa paciência. Eles nos irritam. Eles ficam sob a nossa pele.
Aqui está o que significa esta afirmação: amar a igreja é ser paciente com todos na igreja, especialmente naquela pessoa em quem você esteja pensando. Por quê? Porque Deus está no trabalho na sua vida, tal como Ele está no seu.
Ser um cristão crescente significa que você está se tornando mais como Cristo, e Ele ama a igreja em sua totalidade. Lembre-se que o amor não é uma emoção; é uma escolha que fazemos.
3. SEGUI O QUE É BOM
1 Thessalonians 5:15
Este verso contém um lado negativo e positivo. A declaração negativa diz: "Não devolva o mal pelo mal". Render significa "pagar de volta". Quando uma pessoa faz algo maligno ou pecaminoso contra nós, devemos resistir à vontade carnal de atacar ou buscar vingança contra essa pessoa que percebemos para ser nosso inimigo. Nunca devemos buscar nossa própria vingança, mas confie no Senhor para lidar com ele.
A afirmação positiva diz: "Procurem o bem". Quando planejamos e planejamos, nossa mente fica pesada. Nossas emoções são atormentadas por uma raiva não resolvida. Nós não pensamos com clareza, e certamente não estamos caminhando em paz com o Senhor. Não é nosso trabalho julgar os pecados dos outros; é de Deus.
Devemos amar o que Jesus ama. Seu primeiro amor é a igreja. Como devemos expressar nosso amor à igreja? Primeiro, precisamos apoiar os fracos. Em segundo lugar, precisamos ser pacientes com todos. Por último, precisamos buscar o que é bom.
Você não está contente que alguém o tenha apoiado quando estava fraco? Estendem a paciência para você quando não foi fácil. Todos estamos cada vez mais próximos de Cristo, então devemos fazer o bem a todos!