IFSC - Campus Itajaí - Eletrôeletronica - Projeto Integrador III

Medição do nível dos tanques em embarcações

2024.1

Objetivo geral do projeto

O objetivo geral deste trabalho consiste em realizar um método eficiente para medição do volume de tanques em embarcações, com um sistema supervisório para medição do mesmo. 


Objetivos específicos do projeto

- Analisar o método para calcular de maneira eficiente o volume dos tanques;

- Descrever o funcionamento dos sensores, juntamente com o módulo escravo WELLPRO; 

- Descrever a forma de comunicação utilizada entre os hardwares; 

- Apresentar o desenvolvimento passo a passo de um sistema supervisório, assim demonstrando o funcionamento do software ScadaBr.

Requisitos do projeto

O sistema deve demonstrar a porcentagem de volume no tanque;

Calcular a média móvel da variação do sensor;

Alertar caso tenha pouco combustível no tanque;

O tanque deve estar em condições semelhantes de uma embarcação para a coleta do erro percentual ser efetiva;

O sistema deve ter uma visualização de rápida compreensão do usuário .

Aluno

Introdução

A automatização de tarefas é totalmente necessária atualmente, em relação a área elétrica esse fator é determinante. Com o aumento da tecnologia, é cada vez mais necessário criar soluções para automatizar diversas atividades, como o objetivo de reduzir a participação humana no processo industrial, tendo redução na mão de obra, agilizar sistemas para melhor desempenho, ou supervisionar diversos estados de controle, para isso, utilizando sistemas supervisórios. 

Sistemas supervisórios são sistemas com o objetivo de poder monitorar importantes processos produtivos dentro de determinada instalação de maneira autônoma, um desses sistemas é o SCADA (Supervisory Control And Data Acquisition), ou seja, como o nome já diz, serve para supervisão e aquisição de dados. 

Pensando nesses métodos de automação, assim como a grande demanda no comércio pesqueiro da região, foi analisado a criação de um sistema supervisório em embarcações, com a oportunidade de observar onde existe automatizações na área de controle de embarcações de maior escala, sendo averiguado a praça de máquinas, no qual é o compartimento onde estão instalado as máquinas de propulsão, assim como seus auxiliares e os tanques tanto de combustível, quanto de água. 

Esses tanques não apresentam nenhum tipo de visualização para medi-los, por conta de diversos fatores que complicam sua medição, como o balanço do mar, marisia que gera oxidação em sistemas eletrônicos, formatos variados no tanque pela economia de espaço, seguindo a curva do casco da embarcação, entre outros fatores. Então, foi proposto o projeto de criar um sistema supervisório capaz de mensurar a porcentagem de líquido dentro de cada tanque a partir de sensores, podendo ser visualizado todos eles a partir de uma tela na área de controle da embarcação. 

Unidade Curriculares envolvidas

Dúvidas?

Entre em contato pelo e-mail andrej.espindola@gmail.com para saber mais sobre o projeto.