Espera-se que no final do projeto, o protótipo tenha sua parte física montada completamente, que os sensores conseguem estar em pleno funcionamento e que o circuito esteja captando e processando as informações de relevância.
Com o protótipo já montado temos os valores de tensão e corrente nas figuras a seguir, fazendo um comparativo entre a diferença dos dados obtidos pelo wattímetro e dos sensores no arduino chegamos que existe um erro de apenas 0,75% sendo muito pequeno levando em consideração que o wattímetro era confiável e tem sua inspeção e aferição regularmente. o Wattímetro que utilizamos para checagem de dados era da marca ICEL modelo AW-4700 produzido no Brasil. A carga utilizada foi um motor WEG trifásico ¾ CV.
A variação do sensor de corrente em relação ao do wattímetro ficou em 4,76% dentro da faixa de 5% sendo assim uma medida confiável, os valores de corrente e tensão analisadas pelo Wattímetro e do nosso sistema nas figuras abaixo.
Vídeos da apresentação do projeto.
Pode colocar aqui também vídeos da equipe apresentando o protótipo funcionando e postado no Youtube.
Alguns problemas surgiram na parte de calibragem do sensor SCT-013 de corrente devido a muitas bibliografias colocarem um resistor de carga na saida do sensor, mas que no nosso sensor esse resistor já é integrado ao dispositivo. Posteriormente tivemos outro problema que foi a queima de todos os dispositivos devido a uma carga que iriamos analisar mas que estava em curto e queimou nosso Medidor, mas aprendemos que se levar esse trabalho ao estágio maior deve-se colocar proteções como DPS(Dispositivos de Proteção contra Surtos) e fusível. A percepção e pre verificação das cargas para os próximos trabalhos é algo imprescindível para trabalhos em laboratorios.
Analisador de FP com acinamento de Banco de capacitores;
Analisador de FP Trifásico;
Medidor de consumo de energia com Banco de dados;
Analisador de Rede.
Através dos Resultados obtidos em laboratório verificou-se que é interessante a utilização destes sensores e microcontroladores para o uso em campo para verificar o fator de potência e as potências de rede. Por fim pretendemos levar adiante este trabalho fazendo a continuação de um medidor de fator de potência com a correção através de um banco de capacitores e que ele seja trifásico. Podendo até fazer um aplicativo para que tenha acesso ao histórico de consumo e de fator de potência da rede comercial e industrial.
Com isso pretende-se não somente baixar o custeamento do medidor de fator de potência, mas ir mais a fundo na análise da eficiência energética em estudos posteriores.