IFSC - Campus Itajaí - Rede Maker

Bancada de ferramentas

IFMaker - mar/2023

Motivação/justificativa

É comum encontrar em oficinas mecânicas um painel visual para armazenagem de ferramentas manuais. Ao expor e disponibilizar as ferramentas em um painel, fica fácil de optar pela melhor ferramenta para cada atividade, além de possibilitar o controle de inventário de forma mais ágil, rapidamente identificando caso alguma ferramenta esteja faltando.  Esse projeto consistiu em criar um painel para as ferramentas mais usadas no Laboratório IFMaker do Câmpus Itajaí.

O projeto foi desenvolvido em três etapas: 

1. criar moldes para pintura de ferramentas na bancada de trabalhos manuais do Laboratório IFMaker. Para isso foi utilizado a máquina de plotagem/corte Brother ScannCut SDX225, o software CanvasWorkspace e folhas de papel A4.

2. Colar os moldes no painel de madeira e pintar. Para isso foram utilizadas fitas adesivas, papel para cobrir partes que não deveriam ser pintadas e tinta spray branca.

3. Fixação de pregos e parafusos para segurar as ferramentas. Para isso foi utilizada uma parafusadeira elétrica e um martelo, além dos pregos e parasufos.

Recursos utilizados no IFMaker

Insumos utilizados

Foram utilizadas folhas de papel A4, pregos e parafusos. 

Criação dos moldes

Foram criados moldes das ferramentas com o uso do CanvasWorkspace. Os moldes criados a partir de imagens da internet estão disponibilizados ao final da página para download. Os arquivos estão em formato apropriado para uso na máquina de corte Brother.

Pintura

Os moldes foram colados no painel e foi utilizada tinta spray branca para a pintura. Como os moldes foram feitos em papel A4, notou-se que não ficaram rentes o suficiente na superfície, o que resultou em manchas fora do recorte e permitindo que a tinta escorresse. Ao final, foi usado tinner e esponja para limpar e tirar o excesso de tinta em locais borrados.

Fixação de ferramentas

Foram usados pregos e parafusos para fixação das ferramentas no painel.

O vídeo a seguir mostra o funcioamento da máquina de corte CNC para criação dos moldes das ferramentas.

WhatsApp Video 2023-03-24 at 14.40.43.mp4

Equipe do projeto

Arquivos compartilhados