MASTERCLASS COM BRUNO CAETANO

Bruno Isaac Grade Caetano nasceu em Portugal, em 1979. Animador e construtor autodidata, formou-se mais tarde no Centro de Estudos e Investigação Multimédia da Faculdade de Belas Artes de Lisboa (CIEAM) com especialização em Stop Motion. 

Apesar de ter uma forte preferência por esta técnica, o seu percurso profissional levou-o a participar em diversos projetos nas mais variadas técnicas de animação, bem como noutras áreas de interesse artístico. Trabalhou como animador, produtor e diretor em diversas produtoras. Bruno Caetano é membro fundador da COLA Animation, uma cooperativa internacional cada vez maior de artistas unidos, focada em produzir, ensinar e promover animação em todo o mundo.

 

Como Diretor, trabalhou em diversos projetos comerciais, institucionais e televisivos. Mas foi apenas em 2019 que estreou seu primeiro filme. “The Peculiar Crime of Oddball Mr. Jay”, uma curta-metragem em stop motion, estreou no Cinanima e, até à data, ganhou 42 prémios e distinções em mais de 130 festivais em todo o mundo. Desde 2019, exibições deste filme, onde puderam ser vistas as suas marionetas e cenários, estiveram presentes em festivais como o Fórum Fantástico (Lisboa, 2019), Festival Internacional de Marionetas (Montemor-o-Novo, 2019), Monstra - Festival de Animação de Lisboa ( Lisboa, 2021), Festa Mundial da Animação (Castelo Branco, 2023) e CCB – Fábrica das Artes (2023). Este peculiar Sr. Jay também foi tema utilizado pela Fábrica das Artes, departamento pedagógico do CCB - Centro Cultural de Belém, como tema de uma série de oficinas e palestras que aconteceram entre fevereiro e julho de 2023. Bruno Caetano está agora trabalhando em seu segundo filme de animação, intitulado “Sequencial”.

 

No que diz respeito ao seu trabalho como produtor, Bruno Caetano tem conseguido algumas das mais elevadas nomeações e distinções possíveis. Com um já vasto catálogo de filmes de autor com selo COLA Animation, de realizadores talentosos de todo o mundo, alguns destes filmes foram selecionados e premiados em festivais como Cannes, Festival Internacional de Cinema de Toronto, Festival Internacional de Cinema de Melbourne, Festival de Cinema de Locarno, Annecy, Festival de Animação de Zagreb, entre outros festivais de renome. Em 2022/2023, com “Ice Merchants” de João Gonzalez, foi o primeiro produtor de animação português a ser nomeado para um European Film Award, o segundo produtor de animação português a receber o Annie Award de melhor curta-metragem e, em janeiro de 2023, tornou-se no primeiro produtor português nomeado para um Óscar, o cobiçado Óscar, do qual, desde 2023, é membro.