Nos últimos séculos, a relação entre homem e meio ambiente foi marcada por um sistema de destruição e uso irracional. Hoje, essa realidade está a cada dia pior, nos tornamos passo a passo, mais consumistas e ignorantes para o que está acontecendo, fechamos os olhos e fingimos que está tudo bem. É cômodo para nós não levar em consideração os impactos de nossas ações na natureza, visto que o conhecimento da realidade nos impulsiona à responsabilidade de agir. Porém, é ainda mais insensato não reconhecer que a degradação dos ecossistemas compromete nossa qualidade de vida
Precisamos falar sobre meio ambiente, pois esse debate nos estimula a repensar nosso modelo comportamental e a adotar uma visão mais abrangente para o nosso futuro e das próximas gerações que dependem do desenvolvimento sustentável. Fugir da discussão, revela um caráter individualista e estúpido. Sendo assim, quando você, a comunidade e o Estado se unem para discutir e levantar sugestões que possam encontrar pontos de equilíbrio que desacelere a destruição que vivenciamos, está exercendo sua cidadania e dever com a preservação dos recursos naturais.
“Trazer à tona os reflexos dos nossos costumes diários no planeta é um incentivo a fazer diferente e transmitir essa mudança para o nosso redor.”
Para a mudança acontecer, é essencial estar inteirado das últimas notícias e esclarecimentos sobre o tema, uma vez que a informação atua de forma poderosa na conscientização ambiental. Pensando nisso, separei algumas sugestões que podem ser integradas à sua rotina. para te manter atualizado e contribuir com o desenvolvimento de um olhar crítico e atitudes conscientes.
No Instagram, as informações são mais compactas e de fácil entendimento, é um ótimo espaço para não perder nenhuma novidade e ainda por cima, aprender. Comece procurando perfis que abordem informes ambientais e dicas sustentáveis. Isso faz toda a diferença!
Algumas sugestões são: @greenpeace; @menosumlixo e @meio.sustentável
Sempre que identificar algum hábito prejudicial ao planeta em sua rotina, pense sobre isso e pesquise formas alternativas de uso e reciclagem que sejam menos agressivas à natureza. Você encontra tudo isso em uma simples pesquisa no Google ou nos perfis recomendados acima.
A mudança da mentalidade da sociedade não se fará por um único ser humano, para isso, é super importante e nobre que você compartilhe o que está aprendendo e os hábitos que está adotando para que, assim como você, outros possam despertar para a proteção e defesa do nosso grande lar. Comece com simples conversas com seus familiares e amigos!
Otaviano Sousa, escritor voluntário.