Nos últimos anos, a problemática ambiental tem sido foco de significativas discussões, seja pela degradação antropológica dos ecossistemas e o descaso governamental ou simplesmente, graças à mídia que voltou seus olhos para a pauta, trazendo a tona a ignorância com que tais questões são apresentadas e discutidas a muito tempo.
Pensando nisso, diante de tantas informações e notícias que buscam despertar no povo uma consciência mais ampla, quero dizer, que vá além da bolha em que vivemos, em que tudo parece estar tão distante de acontecer na porta de nossa casa, que a economia moverá todas as montanhas perpétuas, até mesmo de que tudo nesse universo é infinito e falar de aquecimento global é só mais um dos exageros da esquerda impedindo o progresso da nação.
Sejamos honestos, “algo de errado não está certo”! E algo precisa ser feito. Falar sobre meio ambiente deixou de ser uma coluna de jornal e agora se faz uma obrigação para qualquer cidadão que preze pelo prato que come e compreenda que precisamos do planeta, aliás, precisamos dele em pleno funcionamento.
Assim sendo, para que possamos apreender integralmente a temática e onde entramos nessa história toda, precisamos ao menos buscar o entendimento do que seja “Meio Ambiente”, seja dito de passagem, não é muito surpreendente ouvir que tal definição diz respeito às plantas, árvores, rios e animais. O cômico é que sempre se esquecem dos protagonistas do enredo: eu e você! Os seres humanos.
Quando dialogamos acerca de meio ambiente, não podemos levar em consideração apenas os fatores naturais como o senso comum, na construção desse conceito há inúmeras colocações que não nos impedem, mas, atribuem certa complexidade para a resposta. Portanto, abaixo está três definições que melhor foram elaboradas para responder à questão:
Segundo a ONU
O meio ambiente é o conjunto de elementos físicos, químicos, biológicos e sociais que podem causar efeitos diretos ou indiretos sobre os seres vivos e as atividades humanas.
Segundo a maioria dos sites
O meio ambiente é um conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural.
Segundo a PNMA (Política Nacional do Meio Ambiente)
O meio ambiente é o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
Esta última descrição é a que melhor exemplifica o conceito, sendo a mais aplicada pelos especialistas, pois abrange de forma simples a definição de meio ambiente juntamente com todas as suas implicações. Porém, faria apenas a adição de um fator que passa despercebido, mas possui considerável influência na conjuntura, o fator social. Para fins menos formais, a segunda definição pode se aplicar perfeitamente.
Utilizando os dados fornecidos pela Answer The Public, “O que é meio ambiente?” é a pergunta mais pesquisada na internet quanto ao conteúdo ambiental. Esta informação é preocupante pois, por mais que a procura pelo saber destas concepções seja válida, demonstra que a população brasileira, se não, mundial, ainda carece do conhecimento elementar relativo à Educação Ambiental.
Dito isto, se faz necessário que o Ministério da Educação juntamente com o Ministério do Meio Ambiente, alinhem-se na elaboração de um Programa de Educação Ambiental que seja eficientemente aplicado, favorecendo a formação de cidadãos conscientizados e, preparados para a construção de uma sociedade em que pensar sobre meio ambiente seja tão importante quanto as ações políticas e o preço do dólar.
Escrita por Otaviano Sousa