Todos sabemos que o ser humano é a principal causa da poluição, deixando por onde passa, um rastro de destruição. Quais são os motivos desse desrespeito com o Meio Ambiente? Diante de tantas informações e notícias que evidenciam um colapso natural, qual é o problema das pessoas?
O Ministério do Meio Ambiente, realizou em 2012 uma pesquisa e conclui que 82% dos brasileiros se importam com a preservação ambiental. Porém, o discurso não valida a prática. Falar que se importa é uma coisa, agora de fato, realizar uma mudança de hábito é outra história.
O Brasil é o país que mais desmata no mundo, reciclamos apenas 5% do lixo que produzimos e fora que elegemos governos com claro descaso por questões ambientais. Enfim, a hipocrisia.
Fazendo uso do conteúdo produzido pela plataforma Autossustentável, listei as 5 principais razões pelas quais as pessoas não se interessam pela preservação ambiental:
1º) O ser humano prioriza problemas imediatos
As mudanças climáticas, por exemplo, parecem algo muito distante e acabam não representando, de fato, uma ameaça para muitos.
2º) Desconexão com a natureza
Cuidamos apenas daquilo que conhecemos e temos vínculo. Quanto mais distantes do meio natural, menos as pessoas se importam com sua conservação.
3º) A população não tem conhecimento suficiente
Conhecimento é diferente de informação. Enquanto a informação está cada vez mais acessível, ainda não está claro para muitos as reais causas, consequências e soluções.
4º) Muitos não sofrem ou percebem diretamente as consequências
O problema do plástico no oceano, por exemplo, despertou incômodo nas pessoas quando começaram a literalmente ver o lixo na praia e nas ruas de sua cidade.
5º) É mais trabalhoso sair da zona de conforto
Como humanos otimizamos ao máximo nosso gasto de energia e por isso priorizamos aquilo que nos é mais fácil e cômodo.
Todos esses tópicos convergem na construção de um sistema social baseado na irresponsabilidade com o planeta, onde nós mesmos, distanciamos uma qualidade de vida igualitária e ecologicamente correta, além de aproximar um apocalipse de escassez dos recursos naturais.
“O desenvolvimento de um estilo de vida focado na sustentabilidade é aquele que provoca uma reflexão a respeito do impacto que causamos em nosso ecossistema. Com isso, a rotina é repensada para que os danos sejam amenizados.”
Escrito por: Otaviano Sousa