As melhores faculdades custam, geralmente, U$50.000 por ano, algo em torno de R$250.000, que seria como R$20.000 mensais. Nesse valor estão incluídos custos com moradia e alimentação. Esse valor é bem alto levando em consideração a renda média per capita do Brasil, mas não se preocupe que existem auxílios financeiros e bolsas para os estudantes. E este será o nosso tema de hoje!
Infelizmente, as públicas não podem oferecer bolsas à estrangeiros. Por outro lado, a maioria das privadas oferece algum tipo de bolsa. Entre as universidades mais competitivas, não há limite para bolsa. Se você conseguir ser aceito, deverá ter uma bolsa que cobre suas necessidades. As universidades são classificadas de acordo com os seguintes critérios, dependendo de como a distribuição das bolsas é feita:
Para as universidades do primeiro grupo, caso você precise de ajuda financeira, suas chances de aceitação diminuem. O que costuma acontecer nesse caso é que eles fazem uma seleção separada, com vagas limitadas, como uma rede de cotas.
Já para o segundo grupo, o fato de você precisar de ajuda ou não é irrelevante para sua aceitação. Entretanto, algumas faculdades desse grupo fazem uma seleção separada, com vagas limitadas, para os estrangeiros, tornando o processo tão concorrido como dos que pedem bolsa nas need-aware. Assim, pode ser que não faça muita diferença a faculdade ser need-aware ou need-blind se você precisa de bolsa.
*As faculdades need-blind para estrangeiros são: Princeton, Harvard, Yale, MIT, Dartmouth, Amherst, Middlebury, Willians.
Se as bolsas forem Need-based apenas pessoas que não podem pagar pela faculdade ganham, de acordo com suas necessidades. É importante ressaltar que “de acordo com suas necessidades” é um critério bastante subjetivo: o mesmo aluno pode ganhar uma bolsa muito boa numa faculdade e nenhuma em outra, ambas need-based. Em geral, quanto mais dinheiro (endowment) por aluno a faculdade tiver, melhores são as bolsas.
Já faculdades Merit-Based dão bolsas baseadas por mérito. A maioria das faculdades nesse grupo dá bolsas por necessidade também. Quase todas as faculdades que encabeçam os rankings estão no primeiro grupo (need-based). A filosofia delas é que, caso o aluno já tenha ingressado na faculdade, já é um aluno muito destacado. Não faz sentido então dar bolsas para alguns e não para outros.
Semana que vem tem mais!
Giovana A. Vasconcelos