Essa é uma pergunta pessoal. Muitas vezes, alunos com ótimo curriculo deixam de ser escolhidos em uma faculdade por algum detalhe muito pequeno, e acabam sendo escolhidos em outra igualmente qualificada. Para quem realmente quer estudar lá, vale a pena prestar faculdades que não estejam entre as extremamente competitivas: há faculdades excelentes com taxas de aceitação muito boas.
Por outro lado, o processo é bastante cansativo e caro. Os custos principais são com os testes padronizados, a taxa de inscrição e com o envio dos formulários de ajuda financeira. Caso esses custos sejam muito altos para você, é possível solicitar isenção de taxa, ou um feewaiver, para as faculdades. Para saber mais sobre as isenções procure no site da faculdade que você deseja aplicar.
A idéia é deixar mais ou menos bem dividido entre as faculdades em que se sonha estudar, as faculdades em que é bem provável ser aceito, e aquelas em que isso é praticamente certo.
Os alunos americanos que querem ir para as melhores faculdades prestam, em geral, para 10 universidades.
Faculdades liberal arts são universidades que focam numa educação ampla para todos os seus alunos. Não é porque você está se formando em relações internacionais, por exemplo, que não deva saber um pouco sobre ciências biológicas. Elas também dão uma liberdade maior para os alunos seus cursos, e focam numa formação mais completa, não só acadêmica como pessoal.
As faculdades liberal arts são uma boa escolha para aqueles alunos que gostariam de formar em mais de uma área, como por exemplo um aluno que faz Jornalismo e Engenharia química ao mesmo tempo. A grande maioria das faculdades americanas, sendo liberal arts ou não, seguem esses princípios.
No Brasil, há algo parecido na Universidades Federais, mas não chega a ser considerado Liberal Arts.
Semana que vem tem mais!
Giovana A. Vasconcelos