O Linkedin é uma plataforma de suma importância para encontrar oportunidades, divulgar e promover o seu trabalho e, sobretudo, adquirir habilidades, então aproveite esse recurso para fazer de você um profissional melhor. Siga esses 12 passos para melhorar o seu perfil!
Passo 1. Não tenha medo de descobrir como funcionam todas as ferramentas do Linkedin! Desbrave!
Quanto mais você conhecer sobre a plataforma, mais rápido vai começar a tratá-la como uma amiga e menos como uma inimiga.
Passo 2. Preencha todos os dados possíveis relacionados à sua vida profissional e às áreas educacionais conforme a plataforma guia.
Quando você faz o seu cadastro, o próprio Linkedin o guiará para o preenchimento de distintos campos como: nome, cargos atuais, ocupações extras, habilidades, interesses, biografia, experiências profissionais, formações, honras (prêmios), entre outros.
Portanto siga estes passos até obter a marca de perfil campeão.
Passo 3. Busque fazer uma biografia separada em 3 parágrafos curtos, descrevendo-se quem você é, quais seus interesses e objetivos.
Esta é a porta de entrada do seu perfil, logo você precisa deixar claro para as pessoas que chegam quem é você e como pode contribuir para o desenvolvimento delas ou do trabalho que elas desenvolvem, de maneira humana e empática.
Passo 4. Coloque uma foto de capa que se relacione com as suas habilidades, sem muita informação.
Uma dica é colocar fotos em grupo para passar a informação de maior credibilidade em seu trabalho de equipe. Por exemplo, para chamar a atenção de recrutadores interessados em pessoas que tem facilidade com resolução de conflitos e gerenciamento de pessoas. O mesmo vale para sua foto de perfil, sem poses extravagantes e muitas informações, é essencial você prezar pela qualidade da imagem, com claridade e boa resolução, mantendo contraste entre você e o fundo.
Passo 5. Traduza o seu perfil para inglês usando a plataforma, caso você esteja pleiteando vagas no exterior.
Essa ação facilita o trabalho de possíveis recrutadores de empresas estrangeiras interessadas no seu perfil.
Passo 6. Lembre-se que o seu perfil não é só sobre você e sim sobre as pessoas que quer chamar atenção. Então atraia essas pessoas!
Conheça os perfis das pessoas que te interessam e busque deixar o seu semelhante a estes exemplos, mudando habilidades, fazendo e adicionando cursos.
Passo 7. Não tenha medo de fazer conexões e de seguir pessoas e/ou empresas!
Faça bom uso do campo de pesquisas e encontre profissionais que tenham algo relacionado a seus objetivos e conecte-se com eles! Uma dica é fazer mais conexões com equipes de recursos humanos nas empresas de seu interesse, para aumentar suas chances de encontrar oportunidades de se candidatar para as vagas.
E não se esqueça de conversar com suas conexões para manter um possível contato útil!
Passo 8. Peça recomendações e votações nas suas habilidades!
O Linkedin permite que suas conexões reafirmem e legitimem você e o seu trabalho, fazendo recomendações de você no seu perfil e votando nas suas habilidades. Isso agrega valor aos profissionais.
Passo 9. Deixe seu perfil mais rico adicionando formações educacionais e certificados!
O próprio Linkedin disponibiliza cursos gratuitos que podem ser feitos para que seu currículo melhore, além das validações de habilidade que a plataforma faz para comprovar suas competências e verificar suas colocações.
Passo 10. Interaja com toda a sua rede!
Manter o seu perfil ativo é sempre muito importante para melhorar a sua visibilidade. Então além de atualizado, garanta que ele esteja ativo apresentando conteúdo sobre seus interesses profissionais. Você pode, por exemplo, responder posts das suas conexões e fazer postagens!
Passo 11. Produza conteúdo relevante para o seu público!
Mire em quem você deseja alcançar e produza conteúdo útil e semelhante para chamar a atenção das suas conexões.
Passo 12. Divulgue seu Linkedin!!
Para ser encontrado você precisa ser visto!
Espero que eu tenha ajudado!