Videoaula - a inquietude de professores-propositor
Por Donizete Moreira, Isabel Cristina Rodrigues,
Jeane Kelly e Thiago Rodrigues - 26/07/2022
1 – INTRODUÇÃO / OBJETIVO
Este trabalho é uma roda de conversa que gerou uma aula-entrevista, onde foi discutido o vídeo de Ken Robinson: Será que as Escolas matam a criatividade? e o texto de Mirian Celeste, intitulado Entrevidas: a inquietude de professores-propositores.
2 – OBJETIVO
Promover uma Roda de conversa para gerar uma aula-entrevista debatendo os assuntos: Será que as Escolas matam a criatividade? Vídeo de (Ken Robinson), e o texto de Mirian Celeste Martins, Entrevidas: a inquietude de professores-propositores.
3 – CONSIDERAÇÕES FINAIS
No trabalho pedagógico com as crianças, podemos afirmar que é possível tratar de conceitos, apresentar artistas, fazer leitura de imagens e ter a produção de trabalhos artísticos, pois as crianças possuem seu senso estético em desenvolvimento. Assim, quanto mais se estimula uma criança a se descobrir nessa vertente, mais ela conceitua as atividades artísticas em seu cotidiano. Segundo Robinson, as escolas matam a criatividade quando não apenas desestimulam, como eliminam as ideias originais e a imaginação criativa infantil, mas também quando não estabelecem disciplinas que estimulam a criatividade. No artigo de Mirian Celeste, Entrevidas: a inquietude de professores-propositores, é possível estabelecer uma reflexão provocada pela autora: “Aprender é, antes de tudo, ser capaz de problematizar, ser sensível às variações materiais que têm lugar em nossa cognição presente.” Virgínia Kastrup (1999, p. 152-153).
Veja abaixo a vídeo aula gravada pelos alunos do curso da Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica:
LINK DO VÍDEO
https://drive.google.com/file/d/1HpN-4mG8Fp3piSE7yA_wH6oMoaqa0l_v/view
REFERÊNCIAS
Ken Robinson. Será que as escolas matam a criatividade? Fevereiro de 2006. Disponível em: . Acesso em: 02 de jan. 2022.
Mirian Celeste Martins. Entrevidas: a inquietude de professores-propositores. Disponível em: https://novotema.wpengine.com/blog/dicas-de-estudo/como-fazerum-mapa-mental/>. Acesso em: 01de jan. de 2022.