Por Danusa Lisboa, 10/05/2022
Lendo e interpretando as imagens
Esta imagem representa a minha inserção ao mundo das artes. Sou de uma comunidade quilombola e os mundos artísticos das obras e dos museus nunca fizeram parte do nosso cotidiano. O Museu Nacional da República foi o meu primeiro contato com a arte e, em uma ocasião, fui apresentada por um professor de cursinho pré-vestibular gratuito em que estudei. Quando lembro desse momento, meu sentimento é de gratidão, pois essa experiência foi o pontapé inicial para que eu me tornasse quem eu sou hoje.
Não encontrei maneira melhor para fazer a atividade de releitura proposta do que escrever o que eu sinto ao observar essa imagem. Sinto uma enorme gratidão pelos professores que passaram em meu caminho durante todo o meu processo educacional, sendo eles os professores que me ajudaram a abrir meus horizontes ou sendo aqueles que me disseram que eu jamais conseguiria mudar minha realidade de mulher pobre, preta e filha de mãe solteira.
Mas tudo isso serviu para me transformar em um ser humano melhor, pois me tornei mais dedicada, humilde e perseverante nas batalhas diárias. Hoje sou uma mulher negra, pobre, filha de mãe solteira formada em Agronomia pela Universidade de Brasília, pós-graduada em Arquitetura e urbanismo pela Universidade de Brasília, pós-graduanda em Licenciatura profissional e tecnológica pelo Instituto Federal de Brasília e mestranda em Agronomia pela Universidade de Brasília.
Danusa Lisboa é aluna do curso de Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica e desenvolveu esta reflexão para as aulas de Educação Estética