Por Otaviano Braga, 23/08/2021
Interação do Parque Boca da Mata com o IFB Campus Samambaia
O Parque Distrital Boca da Mata abriga a fitofisionomia do Cerrado conhecida como campo de murundus, característica rara no DF que possui afloramento natural do lençol freático em período chuvoso, desenvolvendo-se próximo de cabeceiras, veredas e margens de drenagens. O parque também abriga e protege as nascentes do Córrego Taguatinga, afluente do Rio Descoberto que compõem a Bacia do Rio Corumbá, localizado em Goiás. A população do entorno do parque tem pouco conhecimento da importância desta Unidade de Conservação para a preservação de fitofisionomias do Cerrado, algumas altamente ameaçadas, assim como, não pressupõe sua importância para a proteção de espécies importantes do bioma.
Seguindo as diretrizes expostas no Plano de Manejo e a atual realidade do parque, consideráveis práticas irregulares estão ocorrendo em seu interior, em especial a ocupação rural em seus limites, a queima e descarte de resíduos, a supressão da vegetação nativa da Mata de Galeria, e ainda o despejo irregular de esgoto. A falta de sinalização e cercamento do parque é uma problemática que possibilita a intensificação de impactos ambientais. Além disso, a comunidade local não o considera um lugar seguro para possíveis práticas de lazer, devido às falhas de infraestrutura para receber visitantes e com os mesmos problemas socioambientais que o acompanham desde a história de sua criação.
Aprovado pelo Edital de Extensão IFB - 16/2021 e coordenado pela Profª. Drª. Andreia M. S. França, o projeto "Interação do Parque Boca da Mata com o IFB Campus Samambaia" vincula-se com as ações promovidas pelo Coletivo Boca da Mata junto ao Instituto Federal de Brasília Campus Samambaia. O Coletivo é uma organização social de conservação ambiental e possui como público-alvo discentes, técnicos e docentes do Instituto Federal de Brasília, integrantes do Coletivo Boca da Mata e população do entorno do parque. As etapas de realização do projeto são: promover ações de educação ambiental junto à comunidade do entorno do Parque Boca da Mata; elaborar materiais didáticos; promover ações ambientais de mutirão e limpeza do parque; realizar oficinas de confecção de placas para sinalização do parque; e plantio de mudas, junto à comunidade local. Acompanhe as ações do Coletivo via Instagram @coletivo_bocadamata
Registros de Campo