A proposta do Projeto Integrador do Módulo I foi criar produtos sustentáveis a partir de materiais reciclados para promover a discussão acerca da importância da sustentabilidade e seus inúmeros benefícios ambientais e econômicos para a comunidade. Foram produzidos produtos como Gerador Eólico, Hortas em Garrafa PET, Irrigador Solar Sustentável e muito mais!
Discente: Ana Gabriela Rodrigues
O Gerador Eólico gera energia elétrica a partir da energia cinética do vento. É um tipo de energia renovável e, por isso, não se esgota, não polui e possibilita investimentos em áreas desfavorecidas. Criado a partir de um motorzinho de DVD e uma hélice reutilizada, possui o princípio básico do eletromagnetismo, dessa maneira, o vento movimenta a hélice do gerador que faz girar os ímãs contidos no motorzinho produzindo uma variação do campo magnético que provoca variações do campo elétrico (corrente elétrica).
Este projeto refere-se a uma estrutura feita de canos PVC e garrafas PET com o intuito de aumentar a velocidade da saída da água. Ao permitir a entrada de água na estrutura, a mesma vai preencher parcialmente a garrafa PET comprimindo o ar contido na garrafa, aumentando assim a pressão no local. Quando a torneira de saída é acionada, a água é empurrada pelo ar que havia sido comprimido, saindo, dessa maneira, com uma maior pressão.
A Casa Verde é uma Maquete de Casa Container Sustentável com placa solar, a qual possui a finalidade de gerar energia elétrica a partir da energia solar. Por obter seu telhado de grama e com recursos de captação da água da chuva, este projeto não fere a natureza, mas se integra a ela. Essa Casa Container, além de ser confortável e harmoniosa como uma casa de alvenaria, é acessível às pessoas de baixa e média renda, pois o custo da obra pode ficar cerca de 30% mais barato que uma construção convencional. Dentre os seus benefícios, está o isolamento térmico e a grande rapidez na construção que dura em média de 30 a 90 dias.
Esse projeto tem a missão de mostrar que pequenas atitudes do cotidiano podem transformar o mundo. A proposta é reaproveitar garrafas plásticas para criar hortas de cultivo de vegetais de pequeno porte, como por exemplo, alface, salsinha, hortelã, tomate, alecrim, manjericão e ervas medicinais. Para fazer esse tipo de horta basta ter uma parede livre em que tenha acesso ao sol por pelo menos três horas por dia e materiais simples como: garrafas PET de 2 litros vazias e limpas, tesoura, barbante, terra e mudas de plantas.
A maquete de Edificações Sustentáveis possui o intuito de evidenciar as vantagens de se realizar construções que reduzam o impacto na natureza. Este tipo de edificação visa evitar desperdícios ambientais através do reaproveitamento de água da chuva e da utilização de energia solar e eólica. Promove, ainda, a eficiência energética por meio de um frigorífico produzido com paredes revestidas em isopor, o qual reduz as trocas de calor e o choque térmico do ambiente interno com o externo.
O Irrigador Solar Sustentável - produzido com garrafa de vidro escura, garrafa PET, bombona, mangueira de nível e canos PVC - é inspirado em um protótipo da Embrapa de São Carlos e tem a função de irrigar uma plantação de forma automática e sem a necessidade de energia elétrica, pois é acionado a partir da absorção da energia solar. Ao absorver o calor do sol, o ar dentro da garrafa térmica se expande, retirando a água de dentro da bombona e empurrando-a nas instalações hidráulicas do irrigador. Dessa maneira, a irrigação só ocorre quando o tempo está ensolarado. À noite ou quando o tempo está nublado ou chovendo o Irrigador Solar Sustentável não aciona, possibilitando assim economia de água e energia.
Orientadores: Márcio Castro e Ana Ceres Meira