The Exorcist (O Exorcista)
Dirigido por William Friedkin e escrito por William Peter Blatty, baseado no livro de sua própria autoria, O Exorcista é um filme de drama e terror do ano de 1974 vencedor de 2 Oscars sendo eles: melhor roteiro adaptado e melhor Mixagem de som. Vencedor também de 4 Globos de ouro sendo eles: melhor atriz Coadjuvante, melhor filme dramático, melhor diretor e melhor roteiro de cinema. The Exorcist conta com uma bilheteria altíssima de 441 milhões de dólares e nota de 83% da critica e 87% do publico de acordo com o site Rotten Tomatoes. Minha nota para o filme é 8.5/10 é um clássico do terror e pioneiro do tema Exorcismo.
Spoilers
O exorcista se inicia com o arqueólogo e padre Lankester Merrin está em uma escavação onde ele encontra uma pequena escultura com uma criatura bestial, em seguida ele encontra uma estatua de Pupuzu, que tem a cabeça parecida com a da escultura. Algum tempo se passa e acompanhamos um pouco da vida de Padre e Psicologo Damien Karras que começa a duvidar de sua fé ao lidar com a doença terminal de sua mãe.
Chris MacNeil uma atriz que está trabalhando em Georgetown, percebe que sua filha Regan MacNeil de 12 anos está tendo comportamentos diferentes do normal. A menina tem convulsões e demonstra poderes sobrenaturais como levitação e força sobre humana e fala palavrões com voz demoníaca. Sua mãe pensa inicialmente que é por causa da puberdade e os médicos depois de fazerem muitos e muitos exames recomendam a psiquiatria. Mesmo com vários psiquiatras diferentes, eles não sabem o que está ocorrendo com a menina e assim Chris recorre ao Exorcismo...