Recomendação de um filme muito bom e importante para o momento que vivemos.
Um Filme de drama brasileiro, lançado em 2006, dirigido por Cao Hamburger e com o roteiro de Cao Hamburger, Claudio Galperin, Bráulio Mantovani e Anna Muylaert. Foi escolhido pelo Ministério da Cultura para representar o Brasil no Óscar de 2008 de Melhor Filme Estrangeiro, superando Tropa de Elite, de José Padilha. O filme foi um dos mais votados entre os membros do Óscar, Porém não conseguiu ficar entre os 5 finalistas na categoria. Em 2015 o filme entrou na lista dos 100 melhores filmes brasileiro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).
Brasil, 1970. Mauro, um mineiro de 12 anos, apaixonado por futebol, vê a sua vida mudar completamente após o seus pais “saírem de férias” inesperada, deixando-o com o avô paterno que ele nem conhece. Porém o avô de Mauro enfrenta grandes problemas, fazendo com que Mauro tenha que ficar com Shlomo, um velho judeu que é vizinho de seu avô. O que Mauro não sabe é que seus pais estão fugindo de perseguição política, já que o filme se passa na época da ditadura militar.
O filme é realmente muito bom e importantíssimo para relembrar o passado, enxergar na perspectiva de uma criança que viveu a época da ditadura militar, filho de pais militantes e apaixonado pelo futebol. O filme mantém o passado vivo em nossa mente, para que não possamos esquecer a história e muito menos repeti-la.