Dirigido por André D'Elia e roteiro do mesmo junto a Júlia Saleh, Sertão Velho Cerrado é um filme do gênero documentário, com foco em mostrar ao seu público a degradação do cerrado ao longo dos anos e transparecer a audiência como o capitalismo está interferindo no processo de recuperação dessa área, devido aos grandes fazendeiros e mineradores que dominam essas terras. A obra possui uma nota positiva, 7,7/10 de acordo com o site IMDB.
O documentário em minha opinião é bem informativo, mas atrai pouco público… O gênero documentário atrai pouco público, devido que, é um estilo de filme que faz crítica ao mundo/sociedade em que vivemos, entretanto, esse gênero tem tomado bastante público, aqui no Brasil nos últimos tempos… Pois estamos abrindo os olhos e vendo como o mundo está se acabando. Um ótimo documentário brasileiro além desse, e que foi indicado ao oscar é o Democracia em Vertigem dirigido por Petra Costa e com aprovação de 97% no Rotten Tomatoes.
Sertão Velho Cerrado, nos diz como está o cerrado brasileiro, que por vez, está quase acabado devido ao capitalismo que domina a área, contudo, várias pessoas estão em debate para tentar recuperar um pouco desse espaço… A obra recebeu o Prêmio do Público de Melhor filme na sétima edição da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental.
O filme é bem interessante, minha nota particular é 7/10, pois não sou muito fã de documentários… Mas esse é muito bom para se informar das práticas abusivas dos grandes fazendeiros que dominam o cerrado brasileiro e acabam com as florestas em prol do capitalismo.