Clarice Lispector foi uma escritora ucraniana que conseguiu a nacionalidade brasileira. É considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras de século XX.
A hora da Estrela é uma de suas grandes obras que foi escrita antes de sua morte. A obra fala sobre uma jovem nordestina Macabéa que se muda para a cidade do Rio de janeiro em busca de uma vida melhor e acaba conseguindo um emprego como datilógrafa. Além da história de Macabéa corre uma outra história paralela a ela, que é do narrador que se chama Rodrigo S. M. Ele é um intelectual perturbado que não tem origem humilde como a jovem; ao se deparar com uma mulher migrante nordestina na rua, ele ficou extasiado e passou anos construindo uma narrativa sobre ela, que seria a de Macabéa.
Ingênua e esforçada, porém não reagia a tantas desgraças que lhe acontecia. Como o narrador dizia: ‘’Cara de tola rosto que pedia tapa.” Mas ao longo da história a personagem crescia.
Macabéa representa a luta de muitos nordestinos que chegaram a ‘’cidade grande’’ e lutam por uma vida melhor. Em 1985, Suzana Amaral dirigiu uma adaptação cinematográfica do livro.
Laryssa Soares, colunista voluntaria.