Quem nunca desejou a cereja do bolo, com água na boca? Se você já teve esse desejo, talvez nunca tenha comido cereja de verdade por um simples motivo: cereja é chuchu.
Para diminuir custos supermercados e padarias usam chuchu al dente com coloração feita por groselha, junto com corantes e saborizantes. Os custos são reduzidos, pois um quilo de cereja geralmente custa, em média, 45 reais, enquanto o quilo do chuchu, muitas vezes, não passa de um real. Outro fator a favor do chuchu ser usado é que ele tem o sabor neutro, por isso o sabor que você quiser empregar a esse vegetal, ele aceita.
Mas tenha calma, existe cereja de verdade no Brasil, geralmente, as cerejas verdadeiras são encontradas através do título "Cereja Maraschino". Atenção quem vende chuchureja dizendo que é cereja pode pagar multa de até 3 milhões de reais, porém a informação fica, obrigatoriamente, no rótulo do produto, comumente próximo a tabela de informações nutricionais, por isso leia atentamente os rótulos quando for comprar cereja da próxima vez.
Os altos custos da cereja se deve a dificuldade do plantio das cerejeiras que são espécies do subgênero Prunus cerasus, da família Rosaceae. As cerejeiras são típicas de clima temperado a frio, muito diferente dos climas que encontramos na maior parte do Brasil, precisando de 1000 horas, por ano, abaixo de 7 graus celsius para a germinação. Em alguns cidades brasileiras vemos as cerejeiras como plantas decorativas, mas não dão fruto, justamente, por causa do clima.
Se você está pensando que não vai comer mais chuchureja, lembre-se que chuchu é abundante em vitamina C, que fortalece o sistema imune, possui, ainda, muitas fibras, que regula o funcionamento dos intestinos e, também, contribui para manter o nível de açúcar no sangue controlado.