A vida é um sopro
Por Karen Reis, 20/07/2021
Não é isso que sempre dizemos e ouvimos de antigas amizades e velhos amores? Acredito que a verdade não é essa, felizmente ou infelizmente, para alguns. Para respirar é preciso inspirar ar e liberar tudo aquilo que já não nos é mais útil, então como pode alguém comparar os inícios e os fins de todos os ciclos da humanidade com essa métrica? Às vezes não estamos prontos para deixar algo para trás, pois não se aproveitou o suficiente, mas mesmo assim somos condicionados a deixar isso e ensinados que a vida se trata dessas mudanças. Contudo, muitas coisas são feitas para serem deixadas mesmo: amizades vencem, amores enjoam, a vida muda e você evolui se tornando coisa demais pra aceitar só o que te era suficiente antes.
Muita gente nos faz crer que é para ser sempre de uma mesma maneira, dizendo: ao fim do fundamental você vai arrumar novos amigos, não se preocupe com esses, ou ainda: ao fim do ensino médio você vai fazer novas amizades na faculdade, tudo passa, e assim por diante, tudo muda sem nosso controle e praticamente sem interferência. As pessoas trilham jornadas diferentes e se tornam completas desconhecidas mesmo tendo vivido, crescido e compartilhado tanto juntas. A verdade é que existem exceções, mas a regra é deixar para trás tudo aquilo que ¨já não nos cabe¨, como dizem as pressões as quais todos nós somos submetidos. Portanto lembre-se que é você quem deve estar no controle da sua trajetória, tem coisas que o tempo vai levar sim, mas há outras em que ele jamais deve tocar.
Troque de ciclo, troque de círculo, troque de tudo, mas não troque a si mesmo e o que faz de você a sua própria essência e melhor versão. Porque a vida é feita de momentos e é muito triste estar sempre preocupado com quem vai dividi-los com você ou não, então permita-se viver à sua maneira, sendo suficiente para si mesmo, mas aberto a mudanças e possíveis permanências, pois nenhum de nós é rio ou rocha.
Photo by Lukas Blazek on Unsplash