Definimos relações ecológicas como as interações ecológicas que ocorrem dentro de uma comunidade. Tendo duas formas de definir tais relações, a primeira chamamos de relações ecológicas intraespecíficas e a segunda damos o nome de relações ecológicas interespecíficas, enquanto a primeira trata das interações de indivíduos da mesma espécie, a segunda consiste nas interações de indivíduos de espécie diferentes.
Desde que o mundo é mundo, as relações ecológicas, tanto intraespecíficas quanto interespecíficas cumpre um papel importante, fazendo com que os ecossistemas sobrevivam de uma forma harmônica, garantindo assim a sobrevivência tanto de espécies vegetais quanto animais, por isso quando ocorre a extinção de uma espécie isso gera, por consequência, um desequilíbrio nas comunidades, que podem afetar até mesmo os humanos.
Diante do quadro de quarentena, provocado pelo novo Corona Vírus, as relações dos humanos com os seus semelhantes tem passado por uma "revisão". Agora, as interações que tínhamos com outros homo sapiens, como por exemplo abraços, aperto de mãos, entre outros contatos físicos, estão suspensos afetando diretamente a saúde mental da nossa espécie, visto que os homens são seres altamente sociáveis. Por isso, para encerrar esse texto, digo que devemos usar da nossa tecnologia para manter nossas relações intraespecíficas, portanto ligue para aquele colega, reúna seus amigos de turma virtualmente, mande mensagem para as pessoas que gosta, enfim reinvente-se suas formas de se relacionar intraespecificamente e colabore com a preservação da saúde mental da nossa espécie.