ICTM América Latina & Caribe

Simpósio 2018

Salto, Uruguai

Para obter mais informações: ictm.latcar@gmail.com

Chamada para trabalhos

Simpósio

Música, Som, Movimento e Dança

na América Latina e Caribe

Centro de Artes Musicais e Cênicas da Universidade da República do Uruguai,

nos dias 17-19 de maio de 2018,

Salto, Uruguai

O Simpósio "Música, Som, Movimento e Dança na América Latina e Caribe" marca a primeira reunião do Grupo de Estudos "Música e dança na América Latina e no Caribe". O Grupo está em processo de formação dentro do ICTM - International Council for Traditional Music (Conselho Internacional de Música Tradicional: www.ictmusic.org/general-information/ictm-brochures). O propósito deste simpósio é criar um espaço para o intercâmbio etnomusicológico e etnocoreográfico no âmbito do ICTM. Nosso objetivo é fornecer visibilidade para um amplo espectro de ontologias e epistemologias que incluam termos e métodos específicos, que estejam relacionados e que possam ir além de noções como as de música, dança, som, performance e corpos em movimento. Desejamos incluir também pesquisas de ação participativa e de modos alternativos de disseminação do conhecimento.

As diversas regiões e povos da América Latina e do Caribe têm semelhanças históricas, políticas, migratórias e em termos de identidade. Essas regiões e populações compartilham um passado colonial que ocasionou a extinção ou opressão de epistemologias e práticas. Elas também têm em comum o desenvolvimento de práticas locais como parte de um fio cultural que começou antes do colonialismo e prevalece através (e a pesar) de seu passado colonial. Este contexto afetou a música, os sons, os folguedos, as danças e os movimentos das culturas, afro-latinas, afro-caribenhas, indígenas e mestiças da região. Tais modos de existência ultrapassaram fronteiras linguísticas e políticas e, em alguns casos, serviram como exemplos fundamentais de sustentabilidade cultural em outras partes do mundo. Assim, gostaríamos também de destacar o discurso descolonizador, os discursos translinguisticos e transnacionais que conectam as fronteiras políticas e linguísticas e as comunidades transregionais, assim como propostas que incluam os sons e movimentos produzidos por entidades humanas e não humanas, que são comuns em muitas ontologias locais.

O simpósio será sediado pelo CIAMEN - Centro de Artes Musical e Cênicas na Universidade da República do Uruguai, na cidade de Salto, Uruguai, entre 17 e 19 de maio de 2018. Os trabalhos podem ser apresentados em três das línguas predominantes de pesquisas acadêmicas na América Latina e no Caribe - espanhol, português ou inglês.

Um dos propósitos deste simpósio é o de abrir espaço para pesquisadores e estudantes que ainda não pertencem ao ICTM ou ainda que não participaram de nenhuma de suas conferências anuais devido às dificuldades financeiras, políticas ou linguísticas.

Poderão ser propostos painéis, mesas-redondas debates, apresentações individuais, filmes documentários, oficinas ou workshops. Outros formatos inovadores de discussão podem ser propostos e serão levados em consideração. Um certo número de apresentações digitais pré-gravadas serão permitidas para participantes que não poderão comparecer pessoalmente por motivo de força maior.

Normas para os formatos de propostas:

• Os resumos de proposições de trabalhos individuais ou em coautoria (20 minutos) devem contar entre 200-250 palavras.

• As proposições de Sessões painéis temáticos ou mesas-redondas sobre temas específicos devem incluir uma apresentação geral de 300 palavras, bem como resumo dos trabalhos individuais de 250 palavras cada.

• As propostas de oficinas ou workshops devem incluir resumos de 350-500 palavras, incluindo o objetivo, formato didático e espacial do workshop.

• As propostas de exibições de filmes ou vídeos documentários devem incluir resumos de 250 a 300 palavras e um link para o filme (máximo de 60 minutos).

• Apresentações performáticas ou em formatos inovadores poderão ter entre 20 e 60 minutos, com um resumo de até 500 palavras descrevendo o formato e o conteúdo da apresentação.

Prazo: As propostas devem ser enviadas até o dia 1 de fevereiro de 2018, por e-mail para: ictm.latcar.2018@gmail.com.

Cada proposta deve incluir nome, uma pequena biografia, afiliação institucional, e-mail e necessidades técnicas para apresentação. Os candidatos serão comunicados da decisão do comitê científico até dia 16 de fevereiro de 2018.

Comitê Científico do Simpósio

· Samuel Araújo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

· Hannah Balcomb, Universidad de California, Riverside, E.U.A.

· Enrique Cámara de Landa, Universidad de Valladolid, Espanha

· Adriana Cerletti, Universidad de Buenos Aires, Argentina

· Marita Fornaro, Universidad de la República, Uruguai

· Miguel Angel García, Universidad de Buenos Aires, Argentina

· Jennie Gubner, Indiana University Bloomington, E.U.A.

· María Gabriela López Yánez, Goldsmiths, University of London, Grã-Bretanha

· Jessie Vallejo, California State Polytechnic University, Pomona, E.U.A.

Comitê de organização do simpósio e Grupo de Estudos em processo de formação

Hannah Balcomb (EUA/Argentina), Nora Bammer (Austria/Equador), Marita Fornaro (Uruguai), Jennie Gubner (EUA/Argentina), María Gabriela López Yánez (Inglaterra/Equador), Ana Silva e Silvério (Brasil), Javier Silvestrini (Áustria/Porto Rico), Jessie Vallejo (EUA/Equador).

Comitê local de organização

Marita Fornaro, Adriana Cerletti, Marcelo de los Santos, Virginia d’Alto.

Entidade financiadora: Universidad de la República, Uruguai.

Custos: Os custos com viagem e acomodação deverão ser cobertos por cada participante. Devido ao caráter deste simpósio, não há taxa de inscrição. Concertos e outras atividades também serão gratuitos para os participantes do Simpósio.

A instituição sede do simpósio e a cidade de Salto (Uruguai)

A Universidade da República é a universidade pública do Uruguai, com mais de um século e meio de história, e conta atualmente com cerca de 120.000 estudantes. A UDELAR (Universidade da República) acolheu numerosos eventos acadêmicos e artísticos internacionais desde o início do século XX. A maior sede fora de Montevidéu está na cidade de Salto, e foi fundada há 60 anos. Aí se situa o Centro de pesquisa em artes musicais e cênicas - CIAMEN. Salto está localizada no rio Uruguai, no norte do país, em uma região estratégica para as relações culturais com a Argentina e sul do Brasil. A extensa tradição cultural da cidade se reflete no Teatro Larrañaga, com mais de 130 anos de atividade, e na música tradicional da cidade, associada à sua cultura fluvial.

Acesso e traslado

Pode-se chegar a Salto a partir de Montevidéu, capital do Uruguai, que conta com um aeroporto internacional (Carrasco). O aeroporto fica localizado a 20 minutos de táxi ou 40 minutos de ônibus de Montevidéu. O terminal de ônibus "Tres Cruces" oferece vários horários diários de ônibus para a cidade de Salto. Recomenda-se que os participantes informem seus planos de viagem com antecedência, de maneira que o comitê de organização local poderá fazer a reserva de ônibus Montevidéu-Salto para translado em grupo com maior conforto e rapidez. O translado para Salto dura cerca de 5 horas e meia aproximadamente e é realizado em ônibus semi-leito. Em Buenos Aires, na Argentina, também se pode encontrar translado para Salto.

Acomodação

Os participantes que desejem acomodar-se em hotéis, tanto em Montevidéu como em Salto, terão descontos concedidos através da gestão da Universidad de la República.

Além disso, existem outras opções individuais privadas mais econômicas, como através do AirBnB.

Hotéis Recomendados em Salto:

- Hotel Los Cedros; quarto simples , preço especial para o simpósio: 42 dólares americanos, com café da manhã incluído.

- Hotel Salto; quarto simples a partir de 80 dólares americanos; duplo : 100 dólares, café da manhã incluído.

Também é possível reservar hotel no Termas de Daymán, complexo turístico que dispõe de piscinas de fontes termais conhecidas internacionalmente. Existem ônibus que saem regularmente para a cidade de Salto, situada aproximadamente a meia hora de trajeto.

Mais informações

• Simpósio: sites.google.com/view/ictm-latcar2018/home

• Mais informações sobre Salto e acomodoção: www.welcomeuruguay.com

(Tradução portuguesa: João De Athayde)