UNIDADES MULTIUSUÁRIAS

As unidades técnicas multiusuárias do ICB reúnem equipamentos de pequeno, médio e grande porte, adquiridos através de financiamento público ou privado, essenciais à pesquisa científica, reunindo usuários internos e externos sujeitos a prévio agendamento e treinamento. Estes equipamentos estão sob a supervisão e gestão de comitê gestor aprovado pela direção do ICB e que administra o registro formal dos usuários.

Clique no link de cada Unidade Multiusuária para acessar a descrição dos respectivos equipamentos, comitê gestor, e agenda de reservas.

Salas Técnicas Multiusuárias do ICB no CCS:


1. U.M. DE MICROSCOPIA DINÂMICA (UMiD)Realiza imageamento e análise de dados do fluxo de cálcio em células neurais e musculares vivas.

2. U.M. FARMACOLOGIASeus equipamentos permitem fracionamento de amostras e ensaios de ligação com leituras multicanais em placas.

Salas Técnicas Multiusuárias do Prédio Novo do ICB:

3. U.M. PRÉ-MICROSCOPIA ÓPTICA E ELETRÔNICARealiza cortes histológicos finos e ultrafinos e colorações de rotina.

4. U.M. MICROSCOPIA CONFOCAL - Realiza aquisição de imagens de alta resolução e análises de fluorescência por microscopia confocal (FRAP, FRET, Time-Lapse), tanto para materiais biológicos fixados, quanto para materiais biológicos e organismos vivos.

5. U.M. BIOLOGIA MOLECULAR E BIOQUÍMICARealiza análises baseadas em PCR em tempo real por meio de seus recursos multiplex e formatos de bloco intercambiáveis. Realiza fotodocumentação de géis de proteínas e ácidos nucleicos.

6. U.M. CULTURA DE CÉLULASA área de nível de biossegurança 1 (NB1) permite a manipulação células primárias ou linhagens celulares de origem de mamíferos. A área de nível de biossegurança 2 (NB2) permite a manipulação de ZIKV, DENV, HSV-1 e adenovírus como vetor viral para métodos de Biologia Molecular.