Cidade na Ucrânia, Carcóvia é a uma das maiores cidades da Ucrânia, localizada na região homônima e capital da Ucrânia até 1934. Localizada no leste do país, é a maior cidade da região histórica de Slobojanshtchyna. Tem cerca de 1 439 036 habitantes. Fundada em 1654, com uma população de 1,419 milhão (2017).
O prefeito de Kharkiv, Igor Terekhov, afirmou ontem, dia 11/03/2022 que a cidade já teve 48 escolas destruídas em meio à guerra da Rússia com a Ucrânia, que completou 16 dias. Segundo Terekhov, civis também ficaram sem aquecimento em temperaturas abaixo de zero durante bombardeios e ataques com mísseis das tropas russas.
Ainda de acordo com o prefeito, muitos blocos de apartamentos foram destruídos e os sistemas de aquecimento não podem ser restaurados em mais de 400 casas em Kharkiv. Ele pediu que a população procure abrigo em estações de metrô.
"Graves geadas estão chegando, então estou chamando vocês, cujas casas estão sem aquecimento devido aos bombardeios, por favor, entrem nas estações de metrô, abrigos, escolas e jardins de infância, que ainda não foram destruídos", acrescentou.
Segundo informações do serviço de emergência da Ucrânia, um hospital psiquiátrico em Kharkiv foi bombardeado no distrito de Izium durante a madrugada de hoje. No momento do ataque, 30 funcionários e 330 pacientes estavam no prédio, alguns deles em cadeiras de rodas e com dificuldades de locomoção. Apesar do ataque, não houve registro de mortes porque todas as pessoas estavam em abrigos.
De bebês a idosos, os moradores sentam ou deitam em colchões e cobertores dispostos no chão ao lado de máquinas de passagens, em plataformas e dentro de trens parados ao lado.
Acima do solo, onde as pessoas vão e fazem fila para comprar comida e suprimentos quando é seguro o suficiente, a neve cai em ruas quase vazias.
“Estou com medo pela minha casa, pelas casas dos meus amigos, muito medo pelo país inteiro e, claro, por mim mesmo.”
Valentyna, uma moradora idosa de Kharkiv, disse que fugiu para o subsolo porque a área onde morava estava sob constante ataque de artilharia e ataques aéreos.
O prefeito da cidade disse na sexta-feira que Kharkiv estava sob bombardeio implacável das forças russas.
A Ucrânia e seus aliados acusam Moscou de uma invasão injustificada que causou uma catástrofe humanitária na qual centenas de civis foram mortos e milhões mais deslocados.