Proposta do evento:
Este evento é a primeira edição do Congresso de Saúde Coletiva em Perspectiva, V Encontro e II Fórum de egressos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC), realizados na Universidade Regional de Blumenau (FURB). Os Encontros do Programa de Saúde Coletiva acontecem desde 2021 e foram estruturados com diversas temáticas latentes durante e após a Pandemia de Covid-19, onde o Sistema Único de Saúde (SUS) se mostrou ainda mais necessário como agente de garantia de direitos. O aumento do número de participantes em cada edição dos Encontros anteriores demandou ampliar a estrutura para o modelo de Congresso que, nesta edição, será composto por três eixos temáticos:
Saúde Coletiva;
Justiça Social;
Bem Viver.
Consonância direta com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em especial os objetivos 3, 6, 10, 11, 13 e 16.
Conexão com o cenário brasileiro:
O elo dos eixos é o diálogo mútuo e transversal entre a saúde coletiva, direitos humanos e justiça climática no Brasil. Em 2026, na primeira edição do Congresso, a temática foco do evento será a intersecção entre saúde coletiva, justiça social e bem viver em tempos de crise climática, pois em 2025 o Brasil sediou a COP30 ao mesmo tempo em que registrou um aumento em suas temperaturas médias, desastres socioambientais vinculados à mudança climática como enchentes no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. É necessário refletir sobre a vinculação entre Saúde Coletiva e Crise Climática e, para isso, somente a concepção de Uma Só Saúde pode ser insuficiente para o debate em um território latino-americano (Leitão e De Souza, 2025), principalmente em uma região como Santa Catarina, fortemente acometida pelos impactos climáticos desde 2008. Conforme exposto pelo CEBES (Centro Brasileiro de Estudos de Saúde) o discurso instituído pelo conceito “Uma Só Saúde” coloca o nível dos homens, animais, vegetais e do contexto biológico em um só plano, sem considerar o biopoder e a biopolítica existentes nas relações sociedade-natureza e capital-trabalho. Portanto, é necessário pensar a contribuição da área da Saúde Coletiva nas conexões entre Uma Só Saúde, justiça social e bem viver.
Público-alvo:
Pesquisadores, professores de Instituições de Ensino Superior (IES) do estado de Santa Catarina, docentes da rede básica de ensino, profissionais da área da saúde, movimentos sociais, integrantes das redes municipais e estaduais de saúde e educação, membros da comunidade acadêmica e atores da sociedade civil.
Comissão organizadora:
Docentes vinculados à Universidade Regional de Blumenau (FURB), pertencentes a dois programas de pós-graduação da instituição: Prof. Dra. Luciana Bisio Mattos (PPGSC), Prof. Dra. Luana Gabriele Nilson (PPGSC), Prof. Dra. Flávia Roberta Busarello (PPGSC), Prof. Dra. Caroline Valente (PPGSC), Prof. Dra. Luciana Butzke (PPGDR), Prof. Dra. Cláudia Fronza (PPGDR) e Prof. Dra. Daniela Priscila Oliveira do Vale Tafner (Departamento de Enfermagem).