PRIMEIRO DIA, 21/9/2020
Pro-Reitor de Assuntos Estudantis - UNIFESP
Prof. Dr. Anderson da Silva Rosa
Graduado em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo - Unifesp (2004). Mestre (2008) e Doutor (2012) em ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Unifesp. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento Saúde Coletiva da Escola Paulista de Enfermagem da Unifesp. Pró-Reitor de Assuntos Estudantis da Unifesp. Coordenador do Programa de Extensão Universitária Com-unidade: saúde, assistência social, educação e direitos humanos e do Projeto Periferia dos Sonhos. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Saúde, Políticas Públicas e Sociais - credenciado pelo CNPq. Tem experiência nas áreas da Saúde Coletiva, Saúde Mental, Enfermagem e Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção primária à saúde, desigualdade social, pobreza urbana, processo saúde-doença-cuidado, situação de rua e gênero.
Diretora da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)
Profa. Dra. Magali Aparecida Silvestre, EFLCH, Campus Guarulhos - UNIFESP
Pedagoga, Doutora (2008) e Mestre (1997) em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Associada I da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência (Mestrado e Doutorado) e no Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado). Responsável pela disciplina Planejamento e Avaliação Educacional no curso de Pedagogia. Preceptora do Programa de Residência Pedagógica - ensino fundamental - na mesma instituição. Pesquisadora na área de Formação de Professores: ensino fundamental e ensino superior, identidade profissional, estágio curricular, inserção profissional e avaliação educacional. Coordena o Grupo de Pesquisa Observatório de Desenvolvimento Docente e Inovação Pedagógica - GEODDIP. Atualmente é membro do Conselho Editorial Executivo da Revista Formação Docente do GT 08 da Anped. É Diretora da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Unifesp, campus Guarulhos - gestão 2017-2021.
Vice-líder do Grupo de Pesquisa ISEF
Profa. Dra. Maria de Fátima Carvalho, Unifesp, Campus Guarulhos
É psicóloga, docente da Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas, onde atua no Departamento de Educação, Curso de Pedagogia e Programa de Pós Graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência. É pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem (Faculdade de Educação - UNICAMP), membro do Grupo de Pesquisa CRIANCE - Crianças, Infâncias e Educação (da Faculdade Educação - UFRN) e do Grupo de Estudos e Pesquisas ISEF - Inclusão social, Educação e processos Formativos - Unifesp. Tem experiência na área de educação e psicologia, com ênfase em psicologia histórico-cultural, atuando nos seguintes temas: desenvolvimento humano, pensamento e linguagem, relações de ensino, formação de professores e educação especial em perspectiva de educação inclusiva.
Líder do Grupo ILCAE
Profa. Dra. Angela B. Cavenaghi T. Lessa, LAEL, PUC-São Paulo
Tem licenciatura em Língua e Literatura lnglesas pela PUCSP, Mestrado e Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem também pela PUCSP e Pós-Doutorado pela UNICAMP. É professora titular da PUCSP, docente do Programa de Estudos Pós Graduados em LAEL, Diretora da Faculdade de Filosofia, Comunicação Letras e Artes e Líder do Grupo de Pesquisa Inclusão linguística em Cenários de Atividades Educacionais (ILCAE).
Líder do Grupo GEICS
Profa. Dra. Sandra R. L. de Campos, CTAI e Campus Guarulhos, Unifesp
Doutora pela Universidade de São Paulo - USP , Faculdade de Educação- Área de Pesquisa Sociologia e Educação - Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo - USP, Faculdade de Educação Área Psicologia e Educação, Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de São Paulo- Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Departamento de Letras - Disciplina Libras - Experiência na Aquisição de Língua de Sinais de Bebês Surdos e Educação Bilíngue para Surdos. Coordena o GEICS- Grupo de Estudo Identidade Cultura Surda- CNPq. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação para Surdos, Libras, Educação Bilíngue para Surdos e Linguagem.
Coordenadora do NAI (EFLCH)
Profa Dra. Erica A. Garrutti de Lourenço, Campus Guarulhos, Unifesp
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). Atualmente, é docente no Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordena o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão do Campus Gaurulhos/UNIFESP. Desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão com foco nos temas: Educação de Surdos, Língua Brasileira de Sinais (Libras) Educação Especial, Educação Infantil e inclusão escolar. Tem como principal linha de pesquisa: práticas pedagógicas bilíngues para alunos surdos na Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
Profa. Dra. Rosana Davanzo, AEE - Município de Rio das Pedras, SP
É doutora e Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) com tese intitulada "O Processo de Alfabetização de Alunos Cegos e o Movimento da Desbrailização" e dissertação "O que Dizem Adultos Cegos sobre o Processo de Ensino Aprendizagem da Leitura e da Escrita". Possui graduação em Pedagogia também pela UNIMEP. É autora de artigos nacionais e capítulo de livro na área de Ensino Inclusivo e Processo de Ensino-Aprendizagem de Alunos Cegos. Desde 2016, é professora do Atendimento Educacional Especializado no município de Rio das Pedras (SP), atuando em sala multifuncional.
Prof. Dr. Marcio Hollosi, Campus Guarulhos, Unifesp
Professor Doutor da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos e Pesquisador na área de Libras, Surdez, Educação Especial e Inclusiva, Inclusão Social, Formação de Professores e Educação Bilíngue para Surdos. Doutor em Educação e Saúde na UNIFESP, Especialista em Educação Especial e Inclusiva com ênfase em Deficiência Auditiva. Aprovado no exame de Proficiência em Libras pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisador e líder do GEICS - Grupo de estudos e pesquisas Identidade e Cultura Surdas - na UNIFESP. Pesquisador nos Grupos ILCAE - Inclusão Lingüustica em Cenários de Atividades Educacionais da PUC-SP e ISEF - Grupo de pesquisa em Inclusão Social-Educacional e Formação da UNIFESP.
Mediadora: Profa. Dra. Adriane Cenci, UFRN
É professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), lotada no Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação no Campus de Natal/RN. Licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Especialista em Gestão Educacional pela UFSM, Mestre em Educação pela UFSM, Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Coordena o grupo de pesquisa GEPEIVyg (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva a partir de Vygotski) e é vice-líder do Núcleo de Estudos em Psicologia Histórico-Cultural, ambos ligados a UFRN. Tem seus estudos, pesquisas e atividades docentes ligadas à Educação Especial/Educação Inclusiva e a Psicologia Educacional, especificamente na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural da Atividade.
INTERVALO PARA O ALMOÇO
Profa. Dra. Ligia F. Ferreira, Campus Guarulhos, Unifesp
é docente do Departamento de Letras (área de língua francesa e literaturas de expressão francesa) da UNIFESP -Universidade Federal de São Paulo. Bacharel em Letras e Linguística pela Universidade de São Paulo. Possui doutorado pela Universidade de Paris 3 – Sorbonne, com tese sobre a vida e a obra de Luiz Gama. Acaba de lançar Lições de resistência: artigos de Luiz Gama na imprensa de São Paulo e do Rio de Janeiro, 1864-1880 ( Edições do SESC, 2020). É também autora da edição crítica da obra poética integral do autor em Primeiras Trovas Burlescas & outros poemas (Martins Fontes, 2000), da antologia Com a palavra Luiz Gama. Poemas, artigos, cartas, máximas (Imprensa Oficial, 2011, 2018, 2019). É tradutora e membro dos grupos de pesquisa “Diálogos Interculturais” e “Relações Culturais Brasil-França” do Instituto de Estudos Avançados da USP.
Prof. Dr. Rubens Lacerda de Sá, IFSP e Unifesp, campus Guarulhos
Docente, Pesquisador e Coordenador da Editora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Pesquisador Associado do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC). Doutor em Linguística Aplicada (UNICAMP), Mestre em Linguística (UnB), Especialista no Ensino de Línguas para Fins Específicos (UFMT) e Graduado em Letras (UCCB). Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Estudos de Linguagem (GIEL/CNPq) e pesquisador do Núcleo de Estudos em Linguagens e Políticas Públicas em Educação (NELPPE/CNPq). Interesses de pesquisa: Estudos Críticos de Discurso, Estudos Migratórios, Políticas Linguísticas, Estudos de Linguagem, Internacionalização, Educação, Interdisciplinaridade e Tecnologias da Informação e Comunicação. Realiza Estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência - Unifesp.
Mediadora: Profa. Dra. Angela B. Cavenaghi T. Lessa, PUC-SP
minicurrículo publicado acima, na mesa de abertura.
Profa. Dra. Lucineide Machado Pinheiro, IFSP
Livro: A Inclusão Escolar de Alunos Surdos: Colaborações para pensar as adaptações curriculares.Sinopse: Na intersecção entre educação, psicologia sócio-histórico-cultural e linguística aplicada, esta obra discute a educação do aluno surdo “incluído” em escola comum. Ao se considerar que, no âmbito da inclusão escolar, é o meio social que precisa se ajustar e oferecer respostas educacionais a singularidades, potencialidades e interesses dos alunos, investiga-se como as adaptações curriculares têm sido implementadas. Certamente, um livro inspirador, que conduz o leitor a refletir; ao mesmo tempo, sinaliza respostas, com base em intervenções colaborativas.
Profa. Dra. Ligia Fonseca Ferreira, Unifesp
Livro: Lições de resistência: Artigos de Luiz Gama na imprensa de São Paulo e do Rio de Janeiro
Um dos mais proeminentes pensadores e ativistas do século XIX, Luiz Gama (1830-1882) foi também um dos primeiros jornalistas negros brasileiros. Autodidata, o poeta, advogado dos escravos e maçom tinha em sua palavra a defesa aguerrida do movimento abolicionista e republicano, sendo pioneiro ao abordar esses temas mais de vinte anos antes do fim da escravatura e da Proclamação da República no Brasil. Um aspecto valioso, mas pouco conhecido, do seu legado está na coletânea Lições de Resistência: artigos de Luiz Gama na imprensa de São Paulo e do Rio de Janeiro, das Edições Sesc, organizada por Ligia Fonseca Ferreira, especialista na obra do autor.
Prof. Ms. Elaine Gomes Vilela, Universidade Metodista de São Paulo
Livro: Educação de Surdocegos: Perspectivas e Memórias
Educação de surdocegos: perspectivas e memórias lança um novo olhar sobre a educação de surdocegos e os desafios enfrentados por eles em sua trajetória escolar. Além disso, revela as possibilidades de atendimento inclusivo efetivo. É destinado a todas as pessoas que se interessam por esse tema: pais, professores, intérpretes, guias-intérpretes e profissionais mediadores. A obra versa sobre memórias contadas pelos próprios surdocegos sobre o processo de inserção no contexto escolar em diversos âmbitos. Suas narrativas revelam nuances incríveis a partir das experiências vividas no ambiente escolar, a interação que ocorria com as outras pessoas e os recursos de tecnologia assistiva que foram disponibilizados a eles. A autora também compartilha as experiências de observação realizadas em uma escola bilíngue que atende crianças com surdocegueira. Dentre todos esses fatores, as narrativas de passado, presente e futuro misturam-se em um emaranhado de sentimentos e emoções que podem ser descobertos e sentidos pelos leitores.
Encerra-se o primeiro dia. Bom descanso!
SEGUNDO DIA, 22/9/2020
Profa. Dra. Renata Beatriz Silva, UFTM
Remoção Judicial para a Universidade Federal do Triângulo Mineiro, por motivo de saúde (19/06/2020). Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2014). Possui graduação em Farmácia (2006) e Habilitação em Análises Clínicas e Toxicológicas (2007) pela Universidade Federal de Alfenas e Mestrado em Ciências - Patologia Geral pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2009). Foi voluntária no serviço de Farmácia do Hospital da Criança em Uberaba-MG (2008-2010), Professora Substituta do Curso de Biomedicina - UFTM (2010-2012) e Professora de Microbiologia Médica da Universidade Federal de Jataí (Regional Jataí/UFG) (2014-2020).
Profa. Dra. Jaciete Barbosa dos Santos, UNEB
Doutora em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB, 2013), mestre em Educação Especial (UEFS, 2002), especialista em Leitura (PUC/RJ, 1997), especialista em Alfabetização (IAT/FACED, 1994) e especialista em Supervisão Escolar (UEFS, 1996). Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia (Campus I - Salvador/BA). Atua na formação inicial e continuada de professores na área da Educação, com ênfase em EDUCAÇÃO INCLUSÃO e DEFICIÊNCIA. Vice-líder e Pesquisadora do Grupo de estudos e Pesquisa Inclusão e Sociedade, onde coordena, no Estado da Bahia, a reaplicação da pesquisa Violência escolar: discriminação, bullying e responsabilidade, de autoria de Prof. Dr. José Leon Crochík, Está em Estágio Científico Avançado de Pós Doutoramento no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da UMinho.
Profa. Dra. Sandra Regina Rosa Farias , UNEB
Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia, com o tema Audiodescrição e a Linguagem Cinematográfica: um estudo de caso do filme Atrás das Nuvens. Profa. titular na Universidade do Estado da Bahia. Coordenadora do Núcleo de Educação Especial - NEDE/ UNEB. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Acessibilidade & Arte - GA&A/ UNEB. Membro do Grupo de Pesquisa em Tradução Audiovisual - TRAMAD/ UFBA desde 2005. Desenvolve pesquisas e trabalhos profissionais com audiodescrição e assessoria para acessibilidade artística (exposições; audiovisual; teatro; museus, espaços culturais). Atua principalmente nos seguintes temas: audiodescrição; acessibilidade nas artes/cultura e metodologia da pesquisa. Atua também na realização de filmes.
Mediadora: Profa. Dra. Marian Dias, Campus Guarulhos, Unifesp
Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989), Mestre em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2004) e Pós-Doutorado na Universidad Nacional Tres de Febrero em Buenos Aires, Argentina (2017). Professora Associada do Departamento de Educação da Unifesp e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura, Diversidade e Educação atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Escolares de Inclusão, Políticas Públicas de Inclusão no Ensino Superior, Cultura e Formação do indivíduo e Violência Escolar tendo como base teórica a psicanálise e Teoria Crítica da Sociedade.
Prof. Dr. Francisco Ricardo Lins, UFRN
Doutor (2006) e Mestre (2002) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Graduação em Fisioterapia pela UFPB. Professor Associado II da UFRN. Docente do Departamento de Fisioterapia, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Secretário da Secretaria de Inclusão e Acessibilidade – SIA/UFRN. Pós-doutorado na Universidade do Algarve em Portugal (2015-2016) pelo Programa Estágio Sênior no Exterior/CAPES. Desenvolve e orienta pesquisas na área de Educação com ênfase em Educação Especial/Inclusiva.
Profa. Dra. Cícera Aparecida Lima Malheiro, Reitoria, Unifesp
Com Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSCar). É membro do grupo de pesquisa Núcleo de Educação e Colaboração NEC/Unesp (credenciado pelo CNPq). Atua no Núcleo UAB/Unifesp e como docente colaboradora no curso de graduação em Tecnologia em Design Educacional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Educação, pesquisando e atuando principalmente nas seguintes áreas: Formação Docente, Acessibilidade, Tecnologia Assistiva, Ergonomia Cognitiva, Educação Inclusiva, Jogos Digitais Educacionais (JDE), Educação a Distância (EaD), Design Educacional, Design Universal para Aprendizagem (DUA), Materiais Didáticos Digitais (MDD). Faz parte da International Collaboratory for Leadership in Universally Designed Education (INCLUDE) Certificate ATLAS.ti Professional Junior Trainer (software para a análise de dados qualitativos - CAQDAS).
Profa. Dra. Valéria Sperduti Lima, UAB, Unifesp
Graduada em Ciências Biológicas (UFSCar). Mestre em Multimeios (Unicamp). Doutora em Educação (PUC/SP). Tem experiência prática em design educacional de projetos e cursos na modalidade a distância, atuando em setores de educação formal e de educação corporativa, atua desde o ano 2000, com coordenação e desenvolvimento de projetos e cursos de formação de professores nas áreas de educação e tecnologias e educação a distância. Docente na Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.
Profa. Dra. Nina Rosa Silva de Araújo, UFAC
Professora Adjunta do Centro de Educação, Letras e Artes (CELA) da Universidade Federal do Acre (UFAC). Doutora em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestre em Letras: Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Especialista em Educação Especial. Graduada em Pedagogia. Coordenadora do Curso de Letas-Libras. Professora da educação básica durante 18 anos na área da educação de surdos. No campo da Pesquisa e Extensão o foco incide sobre os temas da Educação inclusiva e Escolarização de crianças surdas.
Mediadora: Profa. Dra. Erica Aparecida Garrutti de Lourenço, Campus Guarulhos, Unifesp
minicurrículo publicado acima, na mesa de abertura
INTERVALO PARA O ALMOÇO
Profa. Ms. Beatriz Crittelli Amado, UFF
Fala sobre: Processos de aprendizagem em Pessoas com Surdocegueira
Professora Assitente A na Universidade Federal Fluminense - Volta Redonda e Doutoranda pela USP no programa Interunidades em Ensino de Ciências pelo Instituto de Física com o tema "Ensino de Ciências para pessoas com surdocegueira" com o foco em desenvolvimento de recursos didáticos para promover a inclusão em sala de aula. Foi contemplada com bolsa CAPES durante a pesquisa do Mestrado, bolsa de estágio PAE, bolsa de monitora estagiária pela Faculdade de Educação - USP, no Laboratório de Educação Especial e também bolsa de Ledora para auxílio em tarefas educacionais de uma aluna com Deficiência Visual. Realiza trabalhos e projetos educacionais voltados a pessoas com deficiência: interpretação de Libras em palestras e congressos; ministrante de cursos de capacitação para professores na área de Educação Especial (com foco em deficiências sensoriais); projetos de formações de professores de ciências e Educação Especial, além de ministrar e participar de palestras workshops, seminários e congressos nas áreas de Ciências e Educação Especial.
Profa. Dra. Rosane Aparecida Favoreto da Silva, SEED
Fala sobre: Experiências de crianças surdas com a palavra escrita
Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FE USP, mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR; especialista em Educação Bilíngue para Surdos - Faculdades Maringá, Tecnologias em Educação - PUC RJ, Educação Especial - Facinter/PR, Recreação e Lazer e Animação Sociocultural - UEL; graduada em Pedagogia - Faculdade Dom Bosco/PR, Bacharela em Letras Libras - UFSC/Polo UFPR e Licenciada em Educação Física - UEL. Atua como professora da área de educação de surdos, com vínculo na Secretaria de Estado de Educação do Paraná (SEED-PR), no município de Curitiba - PR. Temas de interesse: educação de surdos, educação especial, educação inclusiva, formação de professores, tecnologias em educação e alfabetização e letramento de surdos.
Mediador: Prof. Dr. Marcio Hollosi, Unifesp, campus Guarulhos
minicurrículo na mesa 1
Encerra-se o segundo dia. Bom descanso!
TERCEIRO DIA, 23/9/2020
Salas e debatedores
Salas ISEF
Sala 1: Debatedora: Profa. Dra. Adriane Cenci, UFRN
(ver trabalhos na Playlist do Youtube como ISEF sala 1 - manhã)
minicurrículo publicado na mesa 1, no primeiro dia do evento.
Sala 2: Debatedora: Profa. Dra. Lucineide Machado Pinheiro
(ver trabalhos na Playlist do Youtube como ISEF sala 2 - manhã)
Doutora e Mestre em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA/CE). É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP. Possui Proficiência em Tradução e Interpretação da LIBRAS/Língua Portuguesa/LIBRAS e Proficiência no uso e no ensino da LIBRAS, nível superior, pelo Ministério da Educação MEC/INEP/UFSC. Integra os Grupo de Pesquisa: ILCAE - Inclusão Linguística em Cenários de Atividades Educacionais (PUC/UNIFESP) e ISEF - Inclusão Social-Educacional e Formação (UNIFESP). Concentra suas pesquisas nos seguintes temas: educação de surdos, inclusão escolar, educação bilíngue para surdos, Libras, currículo e adaptação/flexibilização curricular. Sua principal base teórico-metodológica é a teoria sócio-histórico-cultural de desenvolvimento e a pesquisa crítica de colaboração.
Salas ILCAE
Sala 3: Debatedor: Leonardo Neves Correa, Doutorando, PUC-SP
(ver trabalhos na Playlist do Youtube como ILCAE sala 1 manhã)
Leonardo Neves Correa é graduado em Letras Estrangeiras Modernas (língua inglesa) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Mestre em Estudos da Linguagem pela mesma instituição. Atualmente, é doutorando no programa de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professor assistente e coordenador do curso de Letras - Inglês na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) em Minas Gerais. Tem interesse pelos seguintes temas de pesquisa: formação de professores de línguas; educação inclusiva; democracia e cidadania.
Debatedora: Profa. Dra. Grassinete C. de Albuquerque Oliveira
Graduada em Letras Português-Espanhol, pela Universidade Federal do Acre (UFAC) e Mestre em Letras Linguagem-Identidade, pela mesma Universidade. Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP (2020). Líder do Grupo de Estudos em Análise do Discurso e Ensino de Línguas (Geadel) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Inclusão linguística em Cenários de Atividades Educacionais (ILCAE). Docente Adjunta da Universidade Federal do Acre - UFAC.
Salas NAI
Sala 4: Debatedora: Profa. Dra. Daniela Finco
(ver trabalhos na Playlist do Youtube como NAI - sala 1 - manhã)
Doutora em Educação na Área de Sociologia da Educação, pela Faculdade de Educação da USP. É professora Associada do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH-Unifesp Guarulhos) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE - EFLCH-Unifesp Guarulhos). Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Gênero e Diversidade na Escola - GDE (Unifesp). Membro do Conselho Universitário da Unifesp - CONSU (2015-2017). Líder do Grupo de Pesquisa Gênero, Educação da Pequena Infância, Cultura e Sociedade (Unifesp). Atua principalmente com os seguintes temas: Educação Infantil, Creches e Pré-escolas, Sociologia da Infância, Estudos de gênero, Teorias Feministas, Direitos Humanos, Políticas Públicas e Formação de professores/as.
Debatedora: Profa. Dra. Maria da Conceição dos Santos
Professora Adjunta no Curso de Terapia Ocupacional do Instituto Saúde e Sociedade da Universidade federal da São Paulo (Unifesp), campus Baixada Santista. Atualmente coordena o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão desse campus e é representante da Unifesp, desde 2019, no Comité de Accesibilidad y Discapacidad da Associación de Universidades Grupo Montevideo . Graduada em Terapia Ocupacional (1983) pela Universidade Metodista de Piracicaba, é Mestre em Ciências da Saúde (2004) e Doutora em Ciências da Reabilitação (2017) pela Universidade de São Paulo. Com larga experiência clínica junto à Pessoa com Deficiência, no ciclo de vida adulto, desenvolvendo ao longo da carreira docente atividades de ensino, pesquisa e extensão em Terapia Ocupacional no campo da Reabilitação, do Trabalho e na Educação no ensino superior, com enfase nos seguintes temas: práticas profissionais interdisciplinares, funcionalidade humana, participação social e processos socioculturais de criação de incapacidades e exclusão social. É revisora da Revista Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional Universidade Federal de São Carlos.
Salas GEICS
Sala 5: Debatedora: Profa. Dra. Claudia Regina Vieira
(ver trabalhos na Playlist do Youtube como GEICS - sala 1 - manhã)
Doutora em Educação Especial pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (2000) e pós-graduação em Magistério do Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). É Mestre em Educação pela UNIMEP/Piracicaba e bacharel em Letras/Libras no curso promovido pela UFSC com pólo na Unicamp/SP (2012). Atualmente trabalha como professora Adjunta A na Universidade Federal do ABC - UFABC e docente do Programa de Pós Graduação em Educação e Saúde da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, foi professora Assistente na UFSCar - Campus Sorocaba na qual atuou como docente de Libras e exerceu a função de vice-coordenadora do Curso de Pedagogia. Trabalhou com Educação Especial e Inclusiva na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo EAFEUSP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Surdos, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua de Sinais, Educação de Surdos e Inclusão.
Debatedora: Profa. Dra. Sandra R. L. Campos, Unifesp, campus Guarulhos
minicurrículo publicado na mesa 1, no primeiro dia do evento.
11h-12h – Atividade Cultural
Link para sala enviado por e-mail para os participantes
Participantes da atividade cultural
INTERVALO PARA O ALMOÇO
14h às 15h30 – Mosaico de Relatos: Isolamento Físico, Solidariedade Social!
Professores e alunos da Educação Básica e da Universidade, assim como pais de alunos serão convidados pelos grupos a enviarem um vídeorelato de até 6 minutos no máximo falando de sua experiência de ensino-aprendizagem (e acompanhamento de seus filhos com necessidades educacionais específicas, no caso dos pais) nesse momento de isolamento físico em função da pandemia. Esses relatos serão assistidos e debatidos no horário do Mosaico, em 5 salas, duas para o grupo ISEF e uma para cada um dos demais grupos (NAI, ILCAE e GEICS). Os links serão enviados por e-mail.
Sala 1: Debatedora: Profa. Dra. Dilma Mello, UFU
(ver trabalhos na Playlist do youtube como ISEF sala 1 tarde)
Graduada em Letras pelo Centro Universitário Nove de Julho (1993), Mestre Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com passagem pela Universidade de Alberta-Canadá, para realização de doutorado sanduíche com bolsa CAPES (2003-2004) e para Pós-doutoramento com bolsa CAPES (2011-2012). Atuou como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos de 2012-2016. Em 2020 atuou como professora visitante senior na Universidade do Porto como bolsista do programa PRINT-CAPES. Atualmente é professora efetiva Associado IV da Universidade Federal de Uberlândia e líder do GPNEP (Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores) e do GPELPI (Grupo de Pesquisa Ensino de Línguas e Práticas Inclusivas). Membro do SIG(Special Interest Groups) de Pesquisa Narrativa(Narrative Research) da Associação Americana de Pesquisa em Educação(AERA- American Educational Research Association). Suas áreas de interesse incluem os estudos sobre: formação de professores, ensino e aprendizagem de línguas, tecnologias digitais e assistivas, ensino para alunos com baixa visão e pesquisa narrativa.
Debatedora: Profa. Dra. Maria de Fátima Carvalho, Unifesp, Campus Guarulhos
Minicurrículo postado na mesa de abertura, no primeiro dia do evento
Sala 2: Debatedora: Profa. Dra. Maria Inês Bacellar Monteiro, Unifesp, campus Guarulhos
(ver trabalhos na Playlist, Youtube, como ISEF sala 2 - tarde)
Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1978), Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (1985) e Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1992). Foi professora da Universidade Metodista de Piracicaba de 1997 a 2018 e vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE/UNIMEP de 2005 a 2018. Atualmente é Professora Visitante do Programa de Pós Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, campus Guarulhos. Temas de interesse: Educação, com ênfase em: linguagem, educação especial, deficiência e relações de ensino.
Sala 3: Debatedor: Ms. André Effgen de Aguiar, Doutorando, PUC-SP
(ver trabalhos na Playlist, Youtube, como ILCAE sala 1 - tarde)
Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009) e graduado em Letras Português por essa mesma universidade. Tem experiência na área de argumentação, retórica e análise do discurso. Desenvolve pesquisas nas áreas de formação de professores e letramentos, com ênfase no Letramento Crítico. Desde 2009, trabalha com formação de professores na área de leitura e produção de textos em escolas públicas e privadas. É professor do Ifes Campus Vitória, atuando no curso de Letras Português (presencial e Ead) e coordenando o Pibid Letras Ead desde o ano de 2014. Atualmente cursa Doutorado em Linguística Aplicada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e integra o grupo de pesquisa ILCAE- Inclusão Linguística em Cenários de Atividades Educacionais.
Debatedora: Profa. Dra. Angela B. Cavenaghi T. Lessa, LAEL, PUC-São Paulo
minicurrículo publicado na mesa 1, no primeiro dia do evento.
Sala 4: Debatedora: Profa. Dra. Hosana dos Santos Silva, Unifesp, campus Guarulhos
(Ver trabalhos na Playlist, Youtube como NAI sala 1, tarde)
Doutora (2012) em Letras pelo programa de Filologia e Língua Portuguesa, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo (USP); mestre (2007), licenciada (2004) e graduada em Letras (2002), com habilitação em Linguística e Língua Portuguesa, pela mesma Universidade. Atua principalmente nas áreas de Teoria Linguística, Sociolinguística e História Social da Linguagem, com ênfase nos seguintes temas: teorias e descrições sintáticas, aquisição da escrita, interação, variação e mudança linguísticas e história do português brasileiro. É professora adjunta no curso de Letras (área de Linguística) da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É membro do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão e coordenadora do projeto Memorial Digital do Refugiado.
Debatedora: Profa. Dra. Edna Martins, Campus Guarulhos, Unifesp
Psicóloga pela UNESP com mestrado e doutorado em Psicologia da Educação pela PUC/SP. Professora Associada da Unifesp no Departamento de Educação e no Programa de pós-graduação em Educação desenvolvendo pesquisas na linha Educação: Desigualdade, Diferença e Inclusão sobre os seguintes temas: Formação de professores, Práticas educativas, Família, Inclusão escolar e Relações étnico-raciais. Coordena o Grupo de estudos e pesquisa em processos educativos e perspectiva Histórico-Cultural (GEPPEDH). Membro do NAI – Núcleo de Acessibilidade e Inclusão e do NEAB - Núcleo de estudos Afro-brasileiros da Unifesp.
Sala 5: Debatedora: Profa. Dra. Maly Magalhães Freitas, IFSP
(Ver trabalhos na Playlist, Youtube como GEICS sala 1 tarde)
Doutora no programa de Educação e Saude na infancia e adolescência da UNIFESP. MESTRE em educação pela UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA (2012). Possui graduação em PEDAGOGIA pela UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA/ MARÍLIA (2000). É professora de LIBRAS do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) em Guarulhos.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de surdos, surdos e Língua de Sinais.
Debatedora: Profa. Dra. Sandra R. L. Campos, Unifesp, campus Guarulhos
minicurrículo publicado na mesa 1, no primeiro dia do evento.
16h – 17h – Fechamento: “Inclusão em tempos de isolamento físico, mas solidariedade social”
O link para a sala será enviado aos participantes por e-mail.
Debatedores das salas de videopôsteres e relatos farão apresentação das principais ideias debatidas. Dessa discussão final sairá um documento que divulgaremos como posição dos grupos e dos participantes do evento sobre educação inclusiva em tempos de pandemia.