Durante a primeira semana do curso, tivemos uma apresentação do projeto e a explicação do funcionamento das atividades propostas a cada semana, mas no entanto a equipe Hotel não conseguiu ter a comunicação necessária para a entrega das atividades fundamentais desta semana que são: A elaboração da documentação do termo de abertura, fazer a página de boas vindas, fazer a descrição do resumo das atividades semanais e a página sobre nós.
Lições aprendidas: Na gestão de projetos, é necessário mitigar riscos e levar em consideração a possibilidade de ter algumas baixas durante o caminho, é necessário ter mais disciplina com o alinhamento das atividades e criar uma rotina para que os membros possam se reunir, além de as entregas de cada semana mesmo sabendo que os imprevistos irão acontecer como por exemplo, a desistência de 3 integrantes que representa mais de 40% do capital humano para realização das atividades propostas.
Na segunda semana de projeto, o feedback que o professor João nos passou foi fundamental para a equipe se reunir após a aula e definir as diretrizes das atividades que ficaram pendentes da 1ª semana e cumpri-lás. Além disso, o objetivo principal da equipe foi estudar o conteúdo programático para esse período do curso que teve como assunto focal conhecer o software GanttProject e se dedicar na construção do work breakdown structure (WBS), para um maior gerenciamento das atividades.
Lições aprendidas: Através da ferramenta, definimos os prazos de entrega das atividades do projeto fazendo uma decomposição de temas macros que depende de sub atividades menores para ser concluída.
No decorrer da terceira semana do desenvolvimento do projeto, o grupo se reuniu para debater ideias e formular melhorias no WBS e na estrutura do website com base nos apontamentos feitos pelo professor. Além disso, nos dedicamos em fazer o estudo e a elaboração da Rede de Atividades. Primeiramente, fizemos um levantamento da carga horária de cada tópico do conteúdo: Noções de Estatística e R, para então distribuirmos uma sequência de ordem correta das atividades. O grupo tem se mostrado mais engajado nas reuniões e com maior conhecimento das funções a serem realizadas por cada membro.
Lições aprendidas: No desenvolvimento da Rede de Atividades feita na disposição de diagrama, identificamos quais são as atividades consideras independentes, aquelas que podem ser realizadas sem a obrigatoriedade de ter uma ligação direta com uma outra e também aquelas que para serem executadas é necessário ter uma sequência de atividades realizadas anteriormente, ou seja, estabelecem uma relação de dependência. Desse modo, avaliamos o tempo de estudo das atividades e as datas que definem a duração do projeto. Portanto, essa sequência deve ser seguida e não pode ser atrasada ao longo do período do projeto.
Durante a quarta semana do projeto, foi feita uma reunião para discutirmos novos ajustes na rede de atividades e aprimorar os pontos de conexão dos assuntos no diagrama com o auxílio da ferramenta Gantt Project, essa manutenção visa corrigir aspectos que foram pontuados no feedback diagnosticado pelo professor. Posteriormente, o grupo elaborou um plano de ação para realizarmos o plano de riscos, mas havia a necessidade de primeiramente fazer o estudo das vídeos aulas propostas no cronograma acerca dos tipos de riscos e tomar nota do 4º capítulo do livro Elaboração e Gestão de Projetos. Por fim, utilizamos o Excel para estruturar a principal atividade semanal.
Lições aprendidas: Com o desenvolvimento do gerenciamento do plano de riscos, aprendemos como identificar e estruturar a partir de uma análise, aqueles riscos quantificados que podem gerar incertezas, ou seja, eles podem acontecer ou não. Os riscos apresentam uma ameaça para o nosso projeto, mas também podem nos oferecer oportunidades de tomar ações diferentes de modo a conseguir mobilizar maiores esforços e preparação de todos os membros envolvidos para minimizar os impactos e garantir as entregas das atividades sem atrasos.
Na quinta semana do projeto, fizemos inicialmente a reunião de alinhamento para tentarmos compreender como poderíamos melhorar a qualidade das atividades que precisavam ser reajustadas conforme o feedback semanal do professor João. Fizemos a inclusão no plano de riscos, de quais são os integrantes responsáveis para cada tipo de ameaça potencial do risco. A equipe tentou fazer a integração na nuvem do Gantt Project dos arquivos que vem sendo desenvolvidos para tornar mais dinâmico o acesso e todos terem um maior conhecimento do andamento das atividades, mas não foi possível realizar a integração devido a defasagem técnica de alguns computadores. Além disso, foi necessário pela primeira vez no projeto, uma segunda reunião na semana para a elaboração em conjunto da atividade de gestão de qualidade, para isto, fizemos um arquivo na ferramenta do Google Planilhas para ser a base dessa construção e posteriormente utilizamos o Canva, que permitiu criarmos uma apresentação mais moderna e com um aspecto de informações mais visual. Por fim, seguindo o nosso cronograma começamos a discutir os conteúdos de estudos que envolvem os conceitos de estatística com o auxílio do R Studio.
Lições aprendidas: Estamos aprendendo a importância de ter um projeto com o mínimo de erros e refletindo sobre as atividades que não saem do modo desejado, com a qualidade requerida, como podemos melhorar as nossas entregas e identificando melhores estratégias que possam dar certo no nosso gerenciamento de equipe, com uma comunicação mais eficiente que é um pilar fundamental para nos tornar mais assertivos, sabemos que temos muito a evoluir nesses aspectos.
Imagem do gráfico do Gantt Project referente a 5ª Semana
Na sexta semana do desenvolvimento do projeto, o grupo conseguiu fazer a execução do que havia sido planejado e estabelecido ao longo de semanas anteriores com a nossa gerência de projetos. Na pauta da reunião semanal, não tivemos que desprender tempo e discussão de alterar informações ou fazer inclusões das atividades feitas e documentadas até a presente semana. Com isto, conseguimos aproveitar todo o tempo disponível para se dedicar nas vídeo aulas de estatística descritiva do professor João. A partir desse estudo encontramos menos dificuldades em desenvolver estratégias de responder o desafio 1- Aprendendo a manipular dados em R. Por fim, o líder da equipe se encarregou de fazer o devido preenchimento do formulário.
Lições aprendidas: O foco central de aprendizado esta semana foi de aprimorar os estudos de estatística em conhecimentos práticos no programa R, estamos identificando cada vez mais que as funções no programa seguem um padrão. A equipe tomou conhecimento do quão importante é explorar os recursos que essa ferramenta de linguagem de programação pode proporcionar no âmbito acadêmico e profissional de cada um.
Imagem do gráfico do Gantt Project referente a 6ª Semana
Nesta sétima semana de andamento com as atividades do projeto, a equipe não conseguiu realizar a reunião recorrente semanal, mas manteve uma comunicação constante no grupo de WhatsApp afim de debater primeiramente o feedback correspondente a semana anterior, tomamos nota do que precisava ser ajustado e fizemos uma nova ordenação com a disposição das datas que identificam o início e o término de cada semana nesta página, pois antes era informado apenas a data inicial. Em seguida, a atividade principal foi de prosseguir nos estudos de estatística com o uso do programa R Studio. Esta semana o módulo correspondente foi de estatística inferencial, a maioria dos integrantes encontraram dificuldades de fazer o questionário 2, mas todas as questões foram desenvolvidas no programa.
Lições aprendidas: Seguimos adquirindo maior conhecimento do funcionamento do R, e aprimorando os aprendizados em estatística, conseguimos compreender que a estatística interferencial, diferente da descritiva que serve para caracterizar a amostra em pesquisa e a partir disso, teremos informações como média, moda e desvio padrão, na interferencial a finalidade de uso é quando queremos extrapolar os dados para toda a população. E tendo como base apenas uma amostra, devemos fazer uma variedade de testes afim de ter uma maior precisão da análise.
Imagem do gráfico do Gantt Project referente a 7ª Semana
Na oitava semana de projeto, a equipe conseguiu fazer pela primeira vez o questionário de modo simultâneo através de videoconferência, neste caso, na ferramenta do Google Meet. O grande objetivo com essa tentativa foi de fomenta entre os integrantes a troca de aprendizado entre quem está conseguindo ter mais facilidade no entendimento e execução da linguagem do R, e aqueles que ainda encontram dificuldades no desenvolvimento total das questões. Até a questão 6 a equipe não enfrentou muitas dificuldades de interpretar e resolver o questionário, mas a questão 7 exigiu um esforço adicional dos integrantes de rever o conteúdo de teste de hipótese, para isto, o livro do professor João, Pesquisa em Educação: uma abordagem prática, capítulo 10, foi de grande auxílio para chegarmos na resolução das questões 7,8 e 9. Além disso, no final da reunião já levantamos os tópicos necessários para a semana que vem, são eles: Estatística Descritiva, Interferencial e Regressão.
Lições aprendidas: A equipe sente que tem conseguido ter maior flexibilidade para fazermos as nossas reuniões e tem ganhado mais confiança e preparação para as olimpíadas. Ter feito as questões em uma chamada de vídeo permitiu uma amplificação das nossas habilidades e mais espírito de equipe, já definimos que para a próxima semana teremos esse mesmo objetivo com a resolução do próximo questionário.
Imagem do gráfico do Gantt Project referente a 8ª Semana
No decorrer da nona semana do desenvolvimento do projeto, a equipe conseguiu cumprir o que havia sido acordado na semana passada em resolver o questionário referente a essa semana em nossa reunião recorrente, pois a troca de assuntos favoreceu um maior engajamento entre equipe e acordos comuns no entendimento das questões. Nesta semana, nos dividimos em duas duplas, a primeira foi formada com o Gabriel Katsuura e o Henrique, que ficaram responsáveis em realizar o estudo de um conjunto de tópicos do conteúdo de Regressão disponível no website, elaboração e gestão de projetos e a segunda dupla formada entre Guilherme e Gabriel Ribeiro, se dedicaram na continuidade da leitura do livro, Pesquisa em Educação: uma abordagem prática ainda em foco o capítulo 10. Ao decorrer da resolução das questões foi necessário a releitura a partir da página 120 afim de sanar as dificuldades das questões 5 até 9. Mesmo após o término do questionário achamos viável fazer uma revisão das respostas no dia seguinte no nosso grupo de WhatsApp antes de fazer o envio das respostas.
Lições aprendidas: A redução no número de integrantes na nossa equipe tem permitido com que os remanescentes possam ter um maior compromisso de se doar um pouco mais com as demandas nos estudos semanais de modo que criamos uma flexibilidade e um "backup" para que não fiquemos reféns apenas de uma pessoa desenvolvendo uma determinada tarefa, isso trás uma certa segurança no andamento da disciplina em curso mesmo quando os imprevistos acontecem.
Imagem do gráfico do Gantt Project referente a 9ª Semana
Durante nossa decima semana desenvolvendo o projeto, a equipe teve um problema para encontrar um horário que todos pudessem estar juntos para responder os questionários e discutir os conteúdos, por isso enfrentamos dificuldades na resolução do quinto desafio, além de ser um conteúdo novo para toda equipe. Após discussões em nosso grupo do WhatsApp, realizamos uma reunião síncrona, para realizarmos o desafio e o resultado não foi conforme o esperado, mas natural que algum conteúdo demandasse um tempo maior para ser absorvido, conforme previsto na gestão de risco, mas mesmo buscando outras fontes rápidas para encontrarmos soluções para os problemas, as dificuldades permaneceram, enviamos o questionário um pouco depois do prazo combinado.
Lições aprendidas: Mesmo com recesso, a equipe precisa revisar os conteúdos de maiores dificuldades, já que os assuntos anteriores foram absorvidos com mais facilidade, para as próximas atividades e a Olimpíada que se aproximam, uma assertividade maior de datas e reuniões precisa acontecer, por isso iremos aumentar a frequência de reuniões e implementaremos "rituais" mais próximos de acompanhamento de resultados.
Imagem do gráfico do Gantt Project referente a 10ª Semana
Na décima primeira semana do desenvolvimento do projeto, não tivemos uma semana com sete dias no calendário para cumprir o sexto desafio em equipe e debater as atividades e aprendizados, pois tivemos o recesso acadêmico de fim de ano, mas isso já estava previsto no plano de risco da equipe. Sendo assim, sabíamos que essa semana teríamos que ter uma tomada de decisão mais rápida e ágil para garantir que a entrega da atividade não excedesse o prazo. Para isso, fizemos a reunião recorrente semanal, após os integrantes terem previamente estudado o perfil e tema das questões que envolveram trabalhar o teste de independência (Chi-Quadrado), mais uma vez nos apoiamos no e-book disponibilizado pelo professor João, Pesquisa e Educação uma Abordagem Prática para compreendermos a temática, a partir da página 204, tivemos o entendimento de exemplos que nos ofereceram condições de inciarmos a resolução do questionário. Além disso, na página 207, encontramos acesso ao link com um acervo formidável de conteúdos com vídeo aulas práticas, e a prioridade do estudo foi dedicada na tabela de contigência teste Chi-quadrado.
Lições aprendida: Nesta semana que antecede as Olímpiadas aprimoramos nossos conhecimentos com a utilização da ferramenta do R, fizemos testes estatísticos de Chi-Quadrado, com base em varíaiveis apresentadas em tabelas em cenários de hipóteses. O tema foi uma novidade para os integrantes, mas agora sabemos como realizar comparações de varíaveis e analisar a independência sobre elas.
Imagem do gráfico do Gantt Project referente a 11ª Semana
Durante a décima segunda semana de realização do projeto, seguindo o cronograma proposto pela disciplina, chegamos no tão aguardado desafio das Olimpíadas, portanto a equipe se concentrou em rever todos códigos que foram feitos em desafios anteriores no programa R Studio com o objetivo de fazermos uma revisão e uma maior preparação com os conhecimentos adquiridos semanas anteriores para finalizar o presente questionário. Fizemos a nossa reunião semanal e como de costume respondemos a Olimpíadas a "quatro mãos", em conjunto com todos os integrantes se esforçando cada um com o seu conhecimento e contribuindo para um aprendizado sólido e mantendo a resiliência e espírito de equipe, esse desafio foi de longe aquele que mais nos exigiu e mais tempo ficamos em reunião, mas saímos com a missão cumprida de ter feito o nosso melhor, com a condição que tínhamos para o momento. Ademais, o professor João, nos enviou uma prévia da média dos números de acertos das equipes com as entregas dos questionários passados e a equipe Hotel está contente com a performance que teve até aqui e se mostrou ainda mais confiante com as respostas das Olimpíadas.
Lições aprendidas: Essa foi mais uma semana de aprimoramento dos aprendizados com a linguagem de programação R, e indiscutivelmente a equipe evoluiu com todas as aulas que vimos ao decorrer do curso, não apenas nesses quesitos, mas em reuniões de alinhamentos com algumas horas de debates, todas às vezes que recorremos as leituras dos capítulos dos livros de autoria e disponibilizados pelo professor. Além disso, a ferramenta de organização de projetos, GanttProject nos possibilitou enxergar a importância de um bom planejamento e execução das atividades. Foram esses e mais alguns, o conjunto da somatória de termos chego até as semanas finais da disciplina.
Imagem do gráfico do Gantt Project referente a 12ª Semana
1) O projeto se desenvolveu conforme o planejado?
Desde o início o projeto teve grandes variações e tivemos um início não tão desejado pelos envolvidos da equipe, mas foi necessário para ajustarmos os ponteiros e cada membro ter mais comprometimento para corrigirmos a nossa rota em curso das atividades que surgiriam ao longo da disciplina. Dessa forma permitindo uma maior cooperação e desenvolvimento do nosso planejamento que se deu sobretudo com o programa Gantt Project, uma ferramenta que nos viabilizou sequenciarmos os estudos que precisávamos e as datas que tínhamos que estudar cada tópico e determinar os responsáveis por cada tarefa em elaborar a gestão do nosso projeto. Tendo em vista que fizemos todas as tarefas programadas na disciplina e tivemos uma grande taxa de acertos nos questionários, estamos contentes com o que desenvolvemos no projeto e entendemos que o nosso objetivo foi alcançado com êxito.
2) Quais foram os maiores desafios?
Para a nossa equipe em especial, a primeira semana foi a mais complicada porque tivemos inicialmente um grupo formado por 7 alunos e na mesma semana houveram 3 desistências, além disso, o grupo não conseguiu ter uma comunicação necessária para elaborarmos as atividades propostas na primeira semana. Essa ocorrência fez com que nós tivéssemos uma sobrecarga de conteúdo e atividades a partir da segunda semana, em razão que tivemos de fazer duas semanas em uma. Outra dificuldade foi criar um engajamento efetivo nas primeiras semanas, já que os remanescentes nunca haviam tido a oportunidade de fazer trabalhos em conjunto e precisamos de tempo para nos conhecer e desenvolver uma comunicação eficaz para a realização do projeto.
3) Quais foram as lições aprendidas?
Aprendemos que o trabalho em conjunto é essencial para realização desse projeto, pois foi o que possibilitou a disseminação de conhecimento entre os integrantes e o cumprimento das atividades. Além disso, o acervo dos materiais que conseguimos obter por meio do site do professor João, Elaboração e Gestão Projetos (EGP) foi mais que suficiente para aprimorarmos os nossos conhecimentos em estatística descritiva, linear, inferencial e regressão. O feedback que recebíamos toda semana, permitiu que pudéssemos aprender com os nossos erros e procurarmos um desenvolvimento mais correto das atividades subsequentes. Outro grande fator de aprendizado e crucial para a realização dos questionários e a olimpíada, foi o ganho de conhecimento que conseguimos ter com a ferramenta de programação R Studio que se propõe função nos apresentar através de códigos os gráficos e cálculos estatísticos.
4) O que vocês recomendariam aos alunos das próximas turmas?
Recomendamos que as próximas turmas, possam estabelecer um planejamento e que consigam ter muita disposição e resiliência para cumpri-lo apesar dos imprevistos e possíveis desistências de alguns membros e eventuais dificuldades de assimilar um conteúdo ou outro da matéria, mas tenham sobretudo um diálogo construtivo em prol de muitos aprendizados que a unidade curricular da disciplina Elaboração e Gestão de Projetos e o professor João podem oferecer para o seu crescimento acadêmico, pessoal e profissional.